Trabalhar na Itália após os estudos, será que é possível?

trabalhar_na_italia_apos_os_estudos
Tudo o que nunca te falaram sobre como para trabalhar legalmente após os estudos em território italiano

Trabalhar na Itália após os estudos é uma possibilidade que passa na cabeça da maioria dos estudantes. E a partir desta surgem outras dúvidas: Como farei com o visto? Será que posso converter ou renovar o meu visto?

Você não sonha morar na Italia, você está vivendo nela. E ainda já está estudando em solo italiano.

Mas de repente você gostou tanto e quer prorrogar sua jornada, conseguindo um emprego na Itália?

Fique atento e saiba o que é necessário para conquistar uma vaga e trabalhar na Itália após os estudos de forma legal.

Quando ainda estiver cursando o mestrado ou doutorado, seu visto de estudante permite que você trabalhe desde que o exercício das atividades não ultrapasse o período de 20 horas por semana, com o limite anual de 1040 horas. Que também é cumulativas para cinquenta e duas semanas.


O tempo limite do visto de estudante está a terminar! Saiba como prolongá-lo

trabalhar_na_italia_apos_os_estudos_3

Você sabia que depois de concluir o seu curso de mestrado ou doutorado, ainda poderá ficar por mais um ano, para procurar emprego para trabalhar na Itália após os estudos?

Nesse caso, seu visto de estudante, neste caso o seu permesso terá de ser trocado para um visto de espera de ocupação, ou seja, o Permesso Per Attesa Occupazione.

É eu sei não é chiquérrimo,  mas o acima citado seria o visto para desempregados e ele te dá direito a ficar mais um ano, desde que não consiga um trabalho antes.


Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás, é digno de entrar no Reino dos Céus.

Jesus de Nazaré
trabalhar_na_italia_apos_os_estudos_1

Quando conseguir um emprego na Itália você trocará esse visto italiano, no caso o permesso,  para um que te dará direito de trabalhar.

Na verdade, o que você terá que fazer após a conclusão do seu curso é converter o permesso di soggiorno di studio em permesso di soggiorno lavoro subordinato.

Se caso você ainda está na graduação e finalizando o semestre, a dica é começar a busca de uma vaga para trabalhar na Itália antes concluir o curso.

Depois disso, assim como no caso que citamos anteriormente será necessário trocar o visto de estudante por um visto de trabalho.

Atenção! Quando terminar de ler o artigo, veja a dica bônus. Mas só quando terminar, do contrário você não vai entender ok?

Trabalhar na Itália após os estudos: como procurar em emprego na Itália?

Se ainda estiver na universidade aproveite todos os recursos possíveis, faça amizade e conte para a sua rede de contatos que está em busca de um emprego para trabalhar na Itália após os estudos.

  • O Quem indica ou raccomandazione – assim como no Brasil, há mais chances de conseguir uma vaga se algum conhecido te indicar.
  • Procurar os orientadores de carreira – ainda na faculdade, geralmente há alguns orientadores de carreiras, um bom caminho seria marcar uma conversa com esse orientador, eles podem te indicar algumas vagas e ser um facilitador nesse início da sua carreira na Itália.

*Veja se na instituição de ensino italiana a qual você frequenta possui essa figura profissional que possa lhe aconselhar.

  • Frequentar eventos estudantis – palestras, workshops e feiras voltadas para carreira. Nesses encontros será possível fazer contato com futuros empregadores, trocar contatos com pessoas da área.
  • O curso que fez na Itália foi ministrado em inglês? Caso tenha sido e mesmo que fale fluentemente a língua inglesa, para conquistar uma vaga e trabalhar na Itália após os estudos falar italiano será imprescindível!
  • Comece sua busca e pesquisa de vagas com antecedência! No último semestre do seu curso já pode começar a se candidatar para vagas de trabalho em várias cidades italianas.
  • É importantíssimo se adaptar à cultura italiana, para conseguir trabalhar na Itália após os estudos e se destacar profissionalmente na sua área.
  • Também é indispensável dominar o idioma italiano.


Fique de olho nas vagas de emprego na Itália

Como trabalhei já trabalhei na Itália no setor de RH por muitos anos, sempre me enviam vagas de emprego. Você pode ver algumas na página de classificados aqui no Viver na Itália e enviar o seu CV e fazer o seu cadastro.

Outro modo seguro para buscar uma colocação é por meio das agências de emprego. Quando for pessoalmente às agências de emprego, lembre-se de levar documentos que comprovem que você tem direito a trabalhar na Itália após os estudos.

Recapitulando, modos para encontrar um emprego na Itália após os estudos:

  • No banco de empregos aqui no Viver na Itália;
  • Centros de empregos do seu bairro na Itália;
  • Murais das universidades;
  • Murais de associações estudantis;
  • Empresas em geral a qual são especialistas na sua área de estudo;
  • Agências de emprego

Além de todas essas opções, há também as agências de emprego online. É possível cadastrar seu currículo gratuitamente e Nós do Viver na Itália, preparamos uma lista com as melhores agências para você dar início à pesquisa. Conheça abaixo algumas as agências de emprego online e cadastre seu currículo:

Cercolavoro

Cliccalavoro

Etjca,

Gruppo Open Job,

Impiego24

Jobrapido,

Jobsinmilan

Just On Business,

Kelly Services

Lavoratorio

Lavori Creativi,

Lavorint,

Lavoro 24

Man Power

MAW Men at Work,

Monster,

Newslavoro

Lavoro,

ObiettivoLavoro,

Open Job

Randstad,

Lavoro Più,

Sinterim,

Start People,

Stepstone,

Tempor,

Temporary,

Trovit,

Trovo Lavoro,

Depois de pesquisar as vagas nessa lista acima os empregos na Itália para brasileiros, é interessante separar as agências que mais gostou e visitar o site sempre que tiver interesse e se candidatar em novas vagas.

Com isso, você ficará familiarizado com os termos utilizados pelos italianos e também com os termos locais utilizados da sua área de atuação.

Conheça os tipos contratos de trabalho na Itália para trabalhar na Itália após os estudos:

Se está buscando uma oportunidade para trabalhar na Itália após os estudos deve ficar atento ao tipo de contratos de trabalho italianos. Como você vai assinar um contrato e é melhor estar ciente de todas as regras previamente para não ter nenhuma surpresa.

Já falamos sobre isso aqui no Viver na Itália, para saber mais leia o artigo completo, presente na Dica Bônus!

trabalhar_na_italia_apos_os_estudos_21

Aliquam enim arcu ut. Vulputate pede nisi arcu ut nullam. Ac elit ut ullamcorper aenean dolor pede nec aliquam. Cum enim a. Ut dui phasellus cras. Vivamus pulvinar justo faucibus nec semper lorem nullam.

Agora a dica mais importante:

Nunca trabalhe sem um contrato de trabalho. Por mais tentador que isso possa parecer, você tem grandes chances de cair numa roubada.

Trabalhar sem o contrato de trabalho, não tem garantia nenhuma de horas a mais que pode trabalhar sem ganhar extra, até mesmo se o empregador não pagar direito não terá como recorrer aos seus direitos!

Sabendo de tudo isso, basta arregaçar as mangas, pesquisar muito para trabalhar na Itália após os estudos. Boa sorte nessa nova empreitada!

DICA BÔNUS!

Como tirar o permesso di soggiorno na Itália?

Que saber mais sobre como conseguir um emprego na Itála? Veja: Como procurar emprego na Itália?

As burocracias necessárias para trabalhar na Itália: Conheça os principais tipos de contrato de trabalho italianos

Profissões com alta demanda no mercado de trabalho italiano.Veja aqui quais são elas


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Total
0
Shares
0 Like
0 Tweet
0 Pin it
0 Share
0 Share
0 Like
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like