Emprego na Itália: acerte profissões mais pedidas pelo mercado italiano

empregos_na_italia

Você está em busca de um emprego na Itália?  saiba quais às ocupações que possuem alta demanda!

Na hora de mudar de país vem aquele frio na barriga e um mar de incertezas. Planejamento é fundamental quando se pensa em imigrar para a terra da pizza e tentar um dos emprego na Itália.

Quando se fala em trabalho na Itália, não basta apenas um diploma. É preciso muito mais, experiência e know-how são fundamentais.

O Viver na Itália preparou para você às profissões que são mais requisitadas e essa informação vai ajudar você a sair na frente na busca em um dos tantos empregos na Itália.


Emprego na Itália: veja algumas ótimas oportunidades profissionais


Chef

empregos_na_italia_

Quem não gosta de apreciar uma boa refeição? A gastronomia está presente em todas as culinárias do mundo e na Itália não é diferente!

Com uma culinária riquíssíma e repleta de massas, pizzas, frutos do mar, a cozinha italiana é um prato cheio para iniciar a carreira com muito aprendizado e delícias.

Tanto para jovens quanto para adultos que desejam apostar em uma nova profissão, ser chefe pode uma ótima opção. E, Na Itália existe uma inifinidade de restaurantes e para todos os gostos!

Dos tantos tipos de emprego na Itália a profissão de chefe na terra da pizza com certeza dá muitas garantias para conseguir “um lugar ao sol”.



Faxineira (o)

emprego_na_italia_3

Para os brasileiros que pretendem morar na Itália, essa profissão poderá ser a porta de entrada para outras oportunidades.

Com as habilidades de quem já cuidava do seu próprio lar em terras brasileiras, chegar na Itália exercendo essa função pode ser uma oportunidade de trabalhar na Europa e garantir seu sustento.

Assim como no Brasil, que há uma lei para as domésticas, na Itália, as faxineiras e empregadas domésticas exercem a profissão com contrato de trabalho.



Engenheiro de energia

emprego_na_italia_55

Pensando num mundo cada vez mais sustentável esse profissional terá um papel fundamental na economia mundial nos próximos anos. E a antenada Itália entra nessa moda ecofriendly (amigável para o meio ambiente).

A profissão de engenheiro de energia, tem no seu  escopo o conceito ecofriendly, pois trabalha na instalação de unidades energéticas de baixo impacto ambiental.

E avalia as fontes de energias mais eficientes para cada empresa ou projeto, sendo elas tradicionais ou renováveis. Quem já possui essa formação no Brasil tem grandes chances de conseguir algum emprego na Itália, atuando na área.



Vendedor de loja

Comércio existe em todo lugar do mundo e quem quer garantir uma vaga de emprego na Itália e já tem experiência em vendas, essa pode ser uma boa pedida! Isso porque todos adoram fazer compras, ainda mais em um local tão famoso como a Itália.

Quem nunca comprou algum presente em uma viagem de férias? Pois é, sempre queremos levar algo do local e dar muitas lembrancinhas para a família e amigos.

E por isso,  ter bons vendedores de loja é algo necessário para a economia italiana.

É indispensável dizer que para ser vendedor é necessário ser gentil, cordial e falar outros idiomas (poderá ser um diferencial), já que pessoas do mundo todo visitam a Itália! Além disso, é possível crescer na carreira, ser promovido a gerente de loja e ganhar ainda melhor.

Deixo uma dica bônus no final do artigo



Secretária (o) e Assistente executiva de direção

emprego_na_italia_21

No Brasil, para ser secretária você precisa ter formação técnica ou ainda três anos de experiência na função. Já para ser Secretária Executiva é necessário a formação universitária ou estar cursando a faculdade para ocupar o cargo de assistente.

Se você já tiver essa formação, bingo! Pois, o currículo brasileiro é muito parecido com aquele americano e o nosso é apreciado na Itália. Visto que não existe em solo italiano um curso universitário que regulamente a profissão.

Existem na Itália cursos técnicos administrativos, complementados com cursos universitários como direito, letras e administração (chamado de economia aziendale).

Ah! Dominar o italiano escrito e falado é indispensável, o inglês e outras línguas também são requisitados. Além ser boa em relações interpessoais ao lidar com vários públicos são fundamentais nessa profissão. Para quem possui essas características e domina o italiano, será a profissional perfeita para trabalhar na Itália em grandes empresas!


Ferreiro

Se você já viajou para a Itália deve ter notado que em várias cidades turísticas há feiras de artesanato com muitos itens e alguns deles trabalhados em ferro.

É uma profissão bem antiga e a expertise pode ser passada de pai para filho ou em cursos. Pois é, esta profissão consiste em moldar o ferro e criar objetos diversos como esculturas, vasos, lustres, luminárias, peças para mobiliário.

Ainda é possível criar itens em ferro para artigos religiosos, utensílios de cozinha, entre outros.

Existe um número baixo de profissionais no país. E por isso, vem sendo requisitada nos últimos anos.

Basta dar asas à imaginação para atuar nesse emprego na Itália!


Enfermeiro e Cuidador de Idoso

Trabalhar na área da saúde é desafiador. Mas, ser enfermeiro com certeza é uma das profissões mais nobres que existe.

Ajudar pessoas que estão com a saúde debilitada, cuidar da alimentação, higiene, medicação e cuidados é o papel desse profissional.

Na Itália este profissional pode atuar em hospitais, laboratórios, clínicas, home care e casas de repouso.


emprego_na_italia_25

E como a expectativa de vida no país é alta, existem muitos velhinhos precisando de cuidados enquanto os filhos trabalham, aí o técnico de enfermagem pode atuar como Cuidador de Idoso.

Como com saúde não se brinca, há demanda para essas profissões em todo lugar do mundo e caso essa seja sua formação é bem provável que encontre uma vaga de emprego na Itália rapidamente.


Limpador de edifícios

emprego_na_italia_27

Essa profissão é para quem não tem medo de altura! Até pelo risco, muita gente não está apta para exercer essa atividade e quem o faz pode preencher com rapidez as vagas em aberto. Esse é um emprego na Itália que tem alta demanda. E aí, tem coragem de encarar?


Garçom/Garçonete

emprego_na_italia_28

Brasileiros que moram na Itália podem trabalhar em bares, restaurantes e cafés como garçons e garçonetes.

Se já tiver experiência anterior no Brasil será um diferencial, mas se você falar bem italiano e ou inglês, ser educado, gentil e gostar de atender pessoas já preencherá os requisitos mínimos.

Além disso, é possível investir em cursos de especialização dependendo do estabelecimento que for trabalhar na Itália. Por exemplo, fazer um curso de degustação de vinhos caso trabalhe em um restaurante.


Designer industrial

emprego_na_italia_29

O profissional pode atuar desenhando automóveis, máquinas, equipamentos, ou outros produtos que serão lançados no mercado.

Faz parte da função do designer planejar quais materiais devem ser usados, como será a característica, estrutura e forma desses produtos. Se você já tem essa formação aqui no Brasil, pode arrumar um trabalho na Itália nessa área!

Contador

emprego_na_italia_30

Emprego na Itália? Contador sim senhor! Engana-se quem pensa que o contador só faz imposto de renda!

Esse profissional é responsável por gerenciar questões fiscais da empresa, elaborar demonstrações financeiras, prestar consultoria da gestão e controle de caixa da companhia.

Mesmo quem tem essa formação aqui no Brasil, caso queira trabalhar na Itália como contador terá de fazer uma disciplina obrigatória chamada ragioneria para exercer a profissão em terras italianas.


Serviços gerais no setor hotelaria

emprego_na_italia_10

Uma porta de entrada para brasileiros que moram na Itália e estão em busca de um emprego é trabalhar no setor hoteleiro.

Por ser um país turístico destino de viajantes do mundo todo, na Itália há hotéis  em quase todas as cidades. Por isso, há uma gama de oportunidade de empregos como:  camareiras, recepcionistas, cozinheiros, faxineiras, garsom, gerente de restaurante…

Com certeza, esta é uma boa oportunidade para conseguir um trabalho na Itália.

A área de TI

emprego_na_italia_31

Trabalhar na área de TI é sinônimo de ganhar altos salários, antes mesmo de concluir a formação acadêmica. Primeiro precisamos explicar a particularidade de cada profissão: o analista de software tem como função analisar o sistema o qual será instalado o software já o projetista é aquele que projeta o software.

Ambas as profissões são muito pedidas em empresas italianas do setor. Se quiser ser assertivo, então invista nessa área, se você tiver aptidão, é claro!


Representante de vendas

emprego_na_italia_33

Diferentemente do vendedor que tem um salário fixo, o representante de vendas além do salário também recebe comissões. Geralmente esses profissionais representam grandes marcas que já possuem uma cartela de clientes.

Existem também as novas empresas que necessitam abrir mercado, e o representante de vendas é fundamental.

Se você tem aptidão para vendas, boa comunicação e facilidade em negociação essa oportunidade de trabalhar na Europa pode ser para você!


Esteticista

emprego_na_italia_34

Em que lugar do mundo que as mulheres não são vaidosas? E na Itália não é diferente e não apenas às mulheres. Os homens italianos são muito vaidosos também e investem em tratamentos estéticos e terapêuticos como massagens, por exemplo.

Há demanda para os esteticistas atuarem em salões de beleza com tratamentos estéticos como drenagem, limpeza de pele, etc. Você que já possui essa expertise no Brasil está esperando o que para ganhar em euros com esse trabalho na Itália?

Muitas vezes será necessário fazer cursos complementares em estética como também o reconhecimento do diploma brasileiro.


Mecânico de automóveis

emprego_na_italia_35

Ferrari, Lamborghini, Fiat, Alfa Romeo, são algumas marcas famosíssimas de carros italianos. E você acha que a indústria automobilística precisa de mecânicos?

Com certeza!

Por isso o mecânico de automóveis está na lista de carreiras  com alta demanda na Itália. Se já é mecânico no Brasil, terá uma carreira ainda mais promissora quando começar a trabalhar na Itália.

Soldador

emprego_na_italia_37

Por ser um país com muitas indústrias, o soldador torna-se um profissional fundamental na área industrial da Itália. Ele é responsável pelo corte de peças metálicas, além de soldar materiais em aço carbono e aço inox. O soldador ainda produz chapas e equipamentos, utilizando processos de soldagem e corte. A formação exige um curso técnico profissionalizante.

Dica Bônus: Posso escolher o emprego na Itália com base no salário?

Ah! Dá dinheiro, então vou me jogar de cabeça… (errado)!

Lembre-se: não adianta forçar-se para uma área que não tem nada a ver com você. Pois nem todos os campos de estudo combinam com as nossas características profissionais e habilidades pessoais.

Cada pessoa é única! Por isso, E existem profissões as quais temos maiores inclinações do que outras. Cabe a você entender a si mesmo, só não vale experimentar em uma nação estrangeira, se der errado será mais difícil ter o mesmo apoio moral e psicológico que temos no Brasil.

Então, se você está querendo morar na Itália, está a fim de mudar de vida, de país e carreira já pode anotar quais são as ocupações mais promissoras e ver qual delas mais se adequa a você que deseja encontrar uma vaga nesses tão sonhados empregos na Itália!


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Veja também: trabalhar na Itália o guia completo

Total
0
Shares
0 Like
0 Tweet
0 Pin it
0 Share
0 Share
0 Like
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like