Trabalhar na Itália, você já pensou nisso? Para quem planeja morar fora encontrar um emprego não é uma opção e sim uma prioridade.
E por isso, fazer um plano de imigração que organize essa mudança de domicílio não apenas do ponto de vista prático, mas burocrático também é necessário. Decerto, serve para que antes da sua transferência para Itália ou Europa, você verifique com antecedência as reais possibilidades da obtenção de uma vaga de emprego adequado as suas qualificações e necessidades econômicas.
Decididamente, o conselho número um, não converta! Muitos brasileiros têm a mania de pensar em REAL, mas claro que se você for trabalhar na Europa, vai ganhar e gastar em EUROS, então dá no mesmo. De fato,o que precisa ser avaliado é o salário que você é capaz de ganhar versus os custos que você terá com despesas básicas e outros aspectos inerentes a sua sobrevivência.
É importante, que você considere a Itália como um país de cultura dominante e que possui muitos setores que são líder de mercado na Europa e no cenário mundial. Assim, em tais setores, oportunidades de emprego são mais fáceis ou menos árduas de se conseguir.
Não apenas, a questão da especialização pesa bastante na hora de competir para garantir o seu emprego na Itália. Porquanto, em alguns campos quem possui menor ou nenhuma especialização pode enfrentar maior concorrência na obtenção de uma vaga.
Índice geral para você
- Porque muitos sonham em trabalhar na Itália?
- Breve panorama do mercado de trabalho italiano
- Os principais setores da econômia italiana
- Salários na Itália
- Tipos de contrato de trabalho na Itália
- Empregos na Itália por região
- Reconhecimento de diplomas e qualificações na Itália?
- Por onde começar a procurar emprego na Itália?
- Qual é o período melhor para encontrar trabalho na Itália?
- Como encontrar um trabalho na Itália já morando lá?
- Como encontrar um trabalho na Itália estando no Brasil?
- Outras alternativas para buscar trabalho na Itália
- 10 Dicas para se dar bem nas entrevistas para trabalhar na Itália
- Dicas para te ajudar a conseguir um emprego na Itália
- 1. Preparar as respostas principais para a entrevista
- 2. Ter uma ótima apresentação
- 3. Mantenha-se em contato
- 4. Estar presente no local
- 5. Tenha um CV perfeito!
- 6. Lembre-se da carta de apresentação
- 7. Saber falar italiano
- O que acontece se eu perder o meu emprego na Itália?
- VEJA TAMBÉM:
Porque muitos sonham em trabalhar na Itália?
Trabalhar na Europa é o sonho de muitas pessoas. Mas por quê? Por que os europeus transmitem uma imagem de uma economia forte, onde há um mercado de trabalho diversificado e que tudo funciona.
As vantagens de trabalhar na Itália
- Você vai ganhar em Euros e poderá poupar;
- Você terá mais estabilidade no trabalho;
- Fácil adaptação a cultura e costumes;
- Aprendizado fácil do idioma italiano;
- Possibilidade de promoção;
- A Itália é a 8ª economia do mundo;
- Direitos trabalhistas consolidados conforme as leis correntes;
- Melhor salário (não cabe a todas profissões);
- Aquisição de conhecimentos;
- Crescimento profissional;
- Qualidade de vida;
O resultado: trabalhar em países que oferecem segurança e qualidade de vida é maravilhoso, porém para ganhar dinheiro e desfrutar disso é preciso trabalhar muito, independentemente da situação.
Em especial, o trabalho na Itália, pode ser uma ótima opção. Um país que oferece diversos caminhos para se conseguir um emprego.
Sem falar que, para algumas categorias profissionais, pode ser realmente uma melhoria de vida, já para outras pode ser que não seja tão bom assim.
Posso te afirmar que são muitos os brasileiros na Itália que imigraram e trabalham bem. Claro cada um teve a sua própria experiência, mas o importante é se planejar.
Claro que, como tudo tem seus prós e contras, mas na maioria dos casos há oportunidades para quem quer realmente botar a mão na massa.
Eu vou te ajudar a entender se a sua profissão te dá boas possibilidades de viver na Itália bem. Nesse sentido, te guiarei a avaliar se suas habilidades são compatíveis com as demandas do país ou se você correrá risco de está em setores super concorridos ou com uma média salarial baixa.
Definitivamente, hoje você vai aprender tudo sobre trabalhar na Itália
TAGORE , RABINDRANATH
“ O trabalho só nos cansa, se não nos dedicarmos a ele com alegria. ”
Breve panorama do mercado de trabalho italiano
Assim como o Brasil, a recessão também abalou às estruturas econômicas da Itália.
Mas não fique triste, foi geral. No segundo trimestre de 2016, houve uma desaceleração geral do crescimento econômico a nível internacional, em todo mundo e a economia na Itália também parou.
A boa notícia é que o PIB se manteve inalterado. Neste contexto, a absorção de trabalho pelo sistema de produção continuou a aumentar.
Sobre a oferta de mão de obra, o emprego total cresceu de forma constante no segundo trimestre de 2017, e a tendência positiva influenciou todos os empregados da Itália.
Entre os empregados, as transições para o emprego permanente aumentaram, especialmente para os trabalhadores temporários.
Outra boa notícia é que o aumento dos postos de trabalho resultou de uma combinação da estabilidade da produção industrial e do aumento dos serviços.
No final de 2018 o PIB decresceu, há quem fale de uma recessão italiana, mas a verdade é que na economia atual a maioria dos países não apresenta estabilidade. Então, o PIB pode crescer a qualquer momento.
Agora, você sabe que a situação no país, como começar a busca pelo tão sonhado emprego na Itália?
Os principais setores da econômia italiana
Na Itália existem vários setores que estão sempre em alta e alguns deles são líders de mercado no mundo. Sendo assim, é mais fácil conseguir um emprego se você procurar em alguma empresa presentes nesses campos.
Alguns deles são ou indústria têxtil, indústria naval, vestuário, calçados de couro, mecânica, serviços, turismo (algumas subáreas), produtos básicos (metais, cerâmicas), setor químico e farmacêutico e outros produtos manufaturados (óculos, artigos em plástico dentre outros).
Outras áreas em que você pode ter grandes chances de trabalhar na Itália:
Hotelaria – Conseguir um emprego na Itália na áerea de hotelaria é relativamente fácil, isso porque existe uma vasta gama de hotéis de todas às categorias no terrítorio. Há vagas desde camareiras, faxineiros, cumim, garçons, garçonetes, recepcionistas bilíngues ou multilíngues, secretária, agente de reservas, consierge, massagistas, esteticistas, manicure, cabelereiro, responsável A & B, responsável pelo marketing e gerentes para as diferentes subáreas. Se você não tiver a experiência, antes de imigrar tente fazer um estágio, emprego ou trabalho voluntário para alguma rede hoteleira grande no Brasil. Te garanto que vai abrir muitas portas para trabalhar na Itália.
Alimentação ou setor alimentício
Comida na Itália é algo que é levado realmente a sério. Então restaurantes, lanchonetes, franquias, fábricas, produção familiar dentre outras abundam em todo o território. E as oportunidades de emprego são proporcionais ao número de atividades existentes. Emprego na Itália no setor alimentício sempre há. Alguns exemplos atendente de lanchonete, operario de produção, padeiro, pizzaiolo, ajudante de cozinha, engenheiro de produção, recepcionista, engenheiros, secretárias, gestores de RH …
Agricultura – este é um setor muito vantajoso na Itália para quem deseja conseguir um emprego. Isso porque não são muitos italianos que escolhem trabalhos nesta área, apesar que isso vem mudando. Trabalhar na Itália nesse setor pode ser mais fácil. Pois, as vagas são inúmeras desde operário agrícola que pode fazer trabalhos variados comoprocessamento da terra para o cultivo, avaliação o status fitossanitário das culturas, cuidado e tratamento de plantas, cuidar de animais, técnicas de colheita de produtos agrícolas, trabalhar na produção de queijos, dentre outras funções. Além desta profissão são necessários administradores de fábrica, fazendas, gestores de RH, agentes de exportação, técnicos agrícolas, zootecnistas principalmente para atuar na reprodução animal dentre outras profissões.
Moda
Este é um setor em que a Itália é realmente líder de mercado. Quem não conhece a moda italiana, não é? As vagas de emprego na Itália nesta área são vastas. Algumas oportunidades são: costureiro, atendente de loja, empregado de fábrica, estilista (roupa, calçados ou joias), gerente de produto, modelista, atendimento ao cliente, vendedor interno, representante de vendas, responsável de marketing, gerente de produção, dentre outras. Se você tiver experiência pode tentar trabalhar na Itália neste campo.
TI e Eletrônica
O setor abrange uma boa parte da economia do país, e sendo assim, empregos nessa área não faltam. Portanto, trabalhar na Itália na área de TI parece não haver crise. Há vagas principamente no que tange eletrônica de consumo (produtos tecnológicos de uso comum como Tablets, Smartphones). A funções são variadas como vendedor de loja de celulares, vendedor de loja de computadores, técnicos de reparação de aparelhos e etc. Além das profissões tradicionais na área de TI desde produção de websites e softwares, engenheiros e gestores de sistemas. E muito mais.
Salários na Itália
Identifique o seu perfil profissional
Profissional Qualificado
É aquele que possui experiência profissional e que tenha concluido um curso na mesma área de especificação. Para esses profissionais, quanto mais especializados maiores as chances de conseguir uma oportunidade de emprego na Itália. O país é líder de mercado em alguns setores específicos e ofereceresse muitas oportunidades em vários campos. A dica é pesquise se a sua área se encaixa neles para aumentar suas chances de trabalhar na Itália.
Profissional sem Qualifição
É aquele que possui experiência mas não tem curso em alguma área específica. Alguns exemplos são babá, empregada doméstica, faxineiro, camareiro, porteiros, vendedores ambulantes, lavadores de veículos dentre outras. Nessa categoria a concorrência pode ser maior, pois estrangeiros de outros países também imigram em busca de novas oportunidades de melhoria de vida e de trabalho. A dica é aquela velha indicação.
É importante, também saber quanto vale sua mão de obra, de acordo com sua capacitação. E, se você está disposto a não trabalhar em sua área fora de seu país de origem.
O que é mais relevante do que conseguir um emprego no exterior?
Então, vamos voltar lá para o primeiro passo: a busca incessante pela informação até chegar onde deseja.
A proposito, quanto é o salário mínimo na Itália? Sem essa base não tem como almejar a tão sonhada qualidade de vida. Para isso, é necessário pesquisar os índices das remunerações de cada profissional na Europa.
É importante saber que a maior parte das profissões a partir da recessão a média salarial fica entre 1.200€ a 1500 €. Para trabalhadores sem qualificação, como empregados domésticos e babás, o salário médio é de 600 a 900 Euros.
Por exemplo, trabalhar na Itália para vendedores, significa que o mínimo pode chegar a 1.100 e 1.500 Euros. Já para um profissional do setor agrícola ou hoteleiro, desde que este seja especializado o salário pode variar de 1.600 a 1.800.
A área de finanças por exemplo é uma das mais bem pagas, ou seja, para quem tem uma especialidade direta e qualificada como os contadores. O salário pode ultrapassar 2.000 euros. O mesmo vale para algumas categorias engenheiros, profissionais de TI, médicos entre outros.
Tipos de contrato de trabalho na Itália
Com efeito, se você está pensando em trabalhar na Itália, o segundo passo é conhecer os tipos de contratos de trabalho. Isto porque, há vários tipos e cada um possui suas particularidades, os principais são:
1- Contratos de trabalho tempo determinado – são os empregos temporários;
2 – Contratos de trabalho indeterminado – é quando o profissional é efetivado;
3 – Contratos de trabalho tempo parcial – o próprio nome já o explica.
A idade mínima para trabalhar na Itália é 16 anos, também é necessário dez anos de escolaridade, ou seja, finalizar o ensino médio ou uma qualificação profissional.
Vale ressaltar, esses requisitos devem ser cumpridos simultaneamente.
Em virtude de um tema bem complexo, aqui no Viver na Itália preparei um artigo para você conheçer outros tipos de contrato de trabalho italiano. Deixo o link no final destes artigo
Empregos na Itália por região



Dependendo da região e do clima da cidade que você vai morar na Itália, pode influenciar na oferta de trabalho.
Nesse interim, as cidades com menos de três mil habitantes são as mais procuradas. Tudo pela simplicidade e dos serviços. E também, porque é muito mais fácil interagir com os nativos.
Já no verão, as cidades costeiras lotam de turistas e geram mais empregos por conta desse turismo que aquece a economia. Os serviços de barman, profissionais de limpeza, au pair, animador e garçom são os mais ofertados.
Cidades como Roma e Milão, concentram-se o maior número de estrangeiros. Na primavera, triplicam o número de turistas nessas cidades. Por isso, há sempre oportunidades de conseguir trabalhar na Itália na área de serviços.
Já na capital do país, a cidade de Roma, a aglomeração de pessoas é sempre grande. Quem já circulou nela mesmo que por pouco tempo, sabe como é.
A cidade de Roma tem uma característica particular: sua história. De um lado, uma arquitetura pincelada às mãos, com os grandes monumentos, estátuas, museus, fontes, entre outros. Do outro lado, a modernidade: a cidade que cresceu em meio a tanta história. Você parou para pensar que cada um desses aspectos pode representar um emprego na Itália?
Contudo, por ser Roma uma cidade muito dispersiva é mais difícil a interação com os nativos. E não só, fazer e manter amizades na cidade pode ser um dos maiores desafios.
Então, depois de saber quais regiões mais necessitam de mão de obra, é só sair à procura de um trabalho na Itália. Assim, foque na área que domina e siga em frente. Não tenha medo de perguntar, porque procurar emprego não é uma tarefa fácil, principalmente no exterior onde a cultura, os costumes e o idioma são diferentes.
Reconhecimento de diplomas e qualificações na Itália?
Reconhecimento de diplomas
A obtenção de um reconhecimento de qualificações e competências pode desempenhar um papel vital na decisão de uma pessoa de iniciar um trabalho em qualquer país da União Europeia, inclusive em trabalhar na Itália.
Infelizmente, os diferentes sistemas de educação e formação dificultam frequentemente que os empregadores e as instituições avaliem corretamente as qualificações.
A primeira coisa, identificar se sua profissão é reconhecida na Itália
No entanto, o processo é burocrático e leva um tempo, em algumas categorias é necessário fazer prova técnica assim como avaliação da língua italiana.
Basicamente, o primeiro passo é colher toda a sua documentação estudantil e acadêmica. Em seguida, reconhecer firmas em cartório, traduzir os documentos para o idioma italiano através de tradutor juramentado e apostilar tanto a tradução quanto os originais.
O segundo passo é solicitar junto ao consulado italiano no Brasil a
DICHIARAZIONE DI VALORE IN LOCO, esse documento atesta a veracidade dos seus títulos de estudo.
Ressaltamos, para algumas profissões somente a Dichiarazione di Valore não basta. Será necessário solicitar posteriormente o reconhecimento da sua profissão na Itália.
Então, se sua formação do Brasil não seja reconhecida na Itália, não desanime! Há vários cursos na Itália para brasileiros, alguns são profissionalizantes – justamente para preencher essa lacuna, conheça alguns deles AQUI NO SITE e siga a via de trabalhar na Itália.
Reconhecimento das qualificações profissionais
Se você já possui qualificações e ensino superior aqui no Brasil, quando for trabalhar na Itália, poderá exercer sua profissão.
Porém, a Itália por se tratar de um país da União Europeia precisa seguir algumas normas:
– A UE estabeleceu um sistema de reconhecimento das qualificações profissionais. Neste sistema, há uma distinção entre as profissões regulamentadas – que necessitam de qualificações que são legalmente exigidas e as profissões que não estão regulamentadas legalmente.
Diante disso, a pesquisa é incessante, a persistência tem que ser grande para preencher os dados corretamente e não deixar as oportunidades passarem.
Você precisa antes de tudo, identificar se sua profissão é regulamentada ou não na Itália. E, posteriormente seguir os passos adequados.
Assim, se quiser regulamentar o seu título profissional na Itália, deverá buscar os ministérios fiscalizadores de sua profissão, pois, cada um possui regras específicas.
Trabalhar na Itália ou em qualquer outro país da Europa requer coragem. Consequetemente, essa é uma palavra que deve ser repetida todos os dias para encarar a jornada da vida.
E ainda, trabalhar no exterior requer também sutileza, sensibilidade rápido aprendizado e respeito tanto a cultura quanto aos costumes locais.
Inclui, abrir a mente para novos desafios e não desistir até que algo de melhor aconteça. Significativamente, é abraçar o povo que te acolhe e mergulhar nesse mundo de experiências, que com certeza vai ficar para sempre dentro de você.
O interesse de morar na Itália e poder trabalhar no exterior, é que a vontade seja maior do que o desejo. Adaptação vem com o tempo.
Toda via, medo e insegurança são normais de início, mas a busca por novos desafios é o que cativa e nos coloca para frente.
Aqui no Viver na Itália veja no final deste guia o link como reconhecer o seu título.
Por onde começar a procurar emprego na Itália?
Procurar emprego em qualquer parte do mundo é quase a mesma coisa. Veja quais são os passos iniciais para trabalhar na Itália:
- Faça o seu CV em Italiano no padrão do Currículo Europeu;
- Não tenha preguiça de pesquisar! Para trabalhar na Itália a busca funciona quase do mesmo jeito;
- Comece a mapear as empresas às quais desejas enviar um currículo;
- Pesquise online os endereços físicos assim como os e-mails das empresas;
- Envie os e-mails às empresas anexando o seu currículo;
- Faça a entrega dos seus currículos diretamente na empresa que deseja trabalhar. (este antigo método ainda funciona na velha Itália);
- Se vista bem, evite shorts, bermudas, sandálias ou muitos acessórios.
DICA BÔNUS: Se a documentação for apostilada no Brasil a tradução juramentada poderá ser feita diretamente na Itália. Assim dispensa o apostilamento da tradução e você economizará uma boa grana. Nós trabalhamos com traduções juramentadas com ótimos preços. Solicite-nos um orçamento.
Qual é o período melhor para encontrar trabalho na Itália?
Bem, é sempre hora de procurar por melhores oportunidades profissionais. Claro que cada país tem as suas caraterísticas festividades e tradições.
Logicamente, conforme os costumes italianos existe também épocas mais apropriadas para cair em campo em busca de um emprego.
A primeira dica, é prepare-se para a alta estação, isto é primavera e verão. Isto é, de maio a setembro. Nessa época, os italianos só estão pensando em férias, então há maiores possibilidades de se conseguir um emprego, seja ele temporário ou não. Então, você precisa já ir procurando emprego em março.
Decerto, nos setores de alimentos, hotelaria e turismo existem maiores possibilidades e geralmente precisam de mais pessoas para trabalhar nesta época, visto que o país inteiro entra de férias.
Semelhantemente, a segunda dica é o mês de outubro, antes do período de natal. Isso porque é necessário contratar pessoas já para preparar para as festividades de fim de ano. Então, a chance de trabalhar na Itália nesses períodos especificos aumenta.
É o famoso período extra natal, aqui na Itália também tem. Nesta época, em todos os setores são bons para procurar um trabalho. Principalmente, comércio e o setor de serviços.
Então, você está preparado? Faça a sua programação prepare o seu currículo e mãos a obra.
Como encontrar um trabalho na Itália já morando lá?
Se você já mora na Itália suas chances são maiores. Pois, se o empregador estiver precisando de alguém para início imediato você já estará no país.
Além disso, se você já morar na Itália, terá providenciado os documentos que autorizam para trabalhar legalmente.
Para quem está procurando uma colocação para trabalhar na Itália, as agências de emprego são uma boa pedida.
Eu aqui no Viver na Itália já preparei uma lista bem completa com várias agências de emprego para cadastrar o currículo online, para conferir no final deste artigo.
Como encontrar um trabalho na Itália estando no Brasil?
Se está pensando em fazer as malas, a melhor forma de procurar um emprego para brasileiros na Itália é por meio da sua rede de amigos e conhecidos.
Mas caso você não tenha nenhum amigo que more em solo italiano, o que pode te ajudar a encontrar um emprego é a internet.
Atualmente, está tudo mais fácil! A distância já não é problema. É possível navegar em sites de empresas multinacionais e italianas, portais especializados como agências de emprego, sem contar que ainda há grupos e redes sociais que podem te ajudar nessa empreitada como o nosso grupo no Facebook “ Brasileiros que vivem em Roma!” ou “Brasileiras em Roma” Pede logo para entrar!
Veja também aqui no site as vagas de emprego e entre em contato com as empresas.
Outras alternativas para buscar trabalho na Itália
É sabido, que a criatividade não pode parar quando o assunto é procurar empregos na Itália. O brasileiro é famoso por seu carisma e simpatia.
Por que não participar de eventos e visitar as feiras na Itália do setor que você atua?
- Por exemplo se você trabalha com comunicação, por exemplo, pode participar de feiras, palestras e eventos sobre comunicação;
- É uma ótima oportunidade para fazer uma sondagem no setor de interesse;
- Tenha sempre o sorriso estampado no rosto para quebrar o gelo. E aproveite para trocar informações, se apresentar e fazer contatos. E envie o seu portfólio atualizado para todos os colegas que acabou de conhecer.
- Outra dica é manter-se informado sobre as tendências e como você poderia se inserir no mercado de trabalho italiano;
- Leia bastante e informe-se sobre o que acontece na sua área, fique ligado!
10 Dicas para se dar bem nas entrevistas para trabalhar na Itália
Preparei para você às dicas abaixo. Ao serem seguidas e podem fazer a diferença na hora de trabalhar na Itália
- Pesquise antecipadamente sobre a empresa que está com a vaga em aberto;
– Mostrar interesse na vaga que está sendo oferecida e na empresa também é primordial. É importante para demonstrar que você é uma pessoa informada. - Vista-se adequadamente para a ocasião levando em conta o dress code da empresa;
– É importante para mostrar seriedade e estar de acordo com os valores da empresa. - Seja discreto ao conversar;
– Não existe fórmula mágica que vai fazer com que o empregador goste de você nos primeiros minutos de conversa. Demonstre segurança. - Não minta sobre suas experiências e habilidades;
– Buscar uma carreira sólida no exterior não é fácil, mas também não é impossível! Basta ser sensato e cumprir com o que fala. Não insista em dizer que tem experiência em algumas funções se realmente não tiver.
– Mentir às habilidades é um erro grave, lembre-se que as máscaras caem, e no trabalho é uma questão de tempo. Poupe-se de passar essa vergonha. - Evite palavras negativas;
– Lembre-se do velho ditado da vovó: “a palavra tanto abençoa quanto amaldiçoa”.
– Estude, organize-se para ter bons argumentos na hora de passar por uma entrevista. - Seja você mesmo;
– O mais importante é ser claro e mostrar que está disposto a aprender e passar pela experiência de um novo emprego. Para encarar tudo de forma tranquila, é preciso ser quem realmente você é. - Não demonstre desespero;
– O desespero denuncia insegurança, nenhum empregador vai querer contratar um profissional inseguro na sua atividade. Fique tranquilo!
– Tenha persistência – não desista no primeiro não;
– Recolocar-se no mercado de trabalho fora do país de origem requer muito mais dedicação. - Mostre atitude;
– Mas não exagere. Aguarde para mostrar atitude quando o empregador pedir sua opinião por meio dos testes.
– Não tenha receio de pedir para fazer testes no local de trabalho e mostrar suas habilidades. Só desta forma o empregador poderá avaliar seu trabalho.
Porém cuidado! Oferecer soluções de cara, pode não ser uma boa opção. Atenção! Ir falando sobre a empresa e já apontando possíveis erros visíveis também não é uma boa ideia. Tem que saber onde quer chegar e onde está pisando. - Não demonstre nervosismo;
– Falar o necessário ajuda você a ter clareza e não demonstrar nervosismo. . - Apresente-se com desenvoltura;
– Domine a língua para se comunicar bem.
– Não importa quantas línguas a pessoa fale. Falar o idioma italiano é fundamental para conseguir qualquer emprego na Itália.
Se a vaga se encaixa perfeitamente ao seu perfil, fique calmo, sigas às nossas dicas e mostre que oportunidade foi feita especialmente para você.
Dicas para te ajudar a conseguir um emprego na Itália
Aqui vou te dar um breve guia explicativo para te ajudar a avaliar todos os quesitos que você deve levar em consideração para encontrar uma vaga de emprego na Itália.
Alguns conselhos são óbvios, mas muitas pessoas se esquecem de implementá-los na hora da busca por emprego.
1. Preparar as respostas principais para a entrevista
Você nunca fez uma entrevista em Italiano? Ou já fez há muito tempo? Eu vou te dar uma ajudinha aqui. Preparei para você as perguntas que a maioria dos entrevistadores fazem por aqui. Assim você já vai treinando.
“Ci parli di lei”, ou seja, “Nos fale um pouco sobre você” – essa é sem dúvida uma pergunta típica a qual o recrutador tenta quebrar o gelo e serve também para conhecer mais sobre o candidato. Além disso avalia, em alguns casos, as habilidades comunicativas do candidato. Será que você consegue conversar bem quando está sob pressão? É normal ficar nervoso em entrevistas de emprego, principalmente quando esta será feita no idioma que não é o seu.
“Mi parli delle sue esperienze passate”, ou seja, “ Me fale um pouco da sua experiência profissional” – Eu sei as vezes dá vontade de dizer “são todas essas que estão aí no meu CV, o senhor não leu?”, mas você nunca pode responder assim, atenção!
Você deve repetir tudo o que colocou em seu currículo e aproveitar a oportunidade para acrescentar algum ponto interessante, algo que agregue valor. Todos nós temos algo que fizemos que não está escrito, afinal não dá para colocar tudo em um currículo. Alguns exemplos: você canta no couro da igreja, você ajuda na organização de festas para a comunidade, você presta serviço voluntário. Deu para entender?
“Perché dovremmo scegliere lei?”, ou seja, “Porque devemos escolher você?” – “Simplesmente porque preciso e sou o melhor de todos”, ótima resposta, mas você não pode responder assim ao recutador, se não entrarei em pânico aqui rsrsrsrs.
Recomendo você a concentrá-se em três pontos fortes sobre o emprego desejado e foque como você pode fazê-lo de maneira melhor do que os outros. Informe os resultados atingidos e os quais você pode alcançar, se é um trabalho de grupo diga como você pode trabalhar junto com a equipe para agregar valor. Informe as suas habilidades que permitirão você a fazer o trabalho de maneira melhor.
“Qual è il salario che si aspetta?”, ou seja, “Quanto você quer ganhar?” – essa é uma pergunta muito delicada, afinal quem não quer ganhar bem, não é? Mas antes de responder essa pergunta o ideal é avaliar o mercado, não adianta disparar um valor fora da realidade, do contrário Game Over! Feita a avaliação de mercado, observe se para sua área tem muita concorrência, se assim for, pegue leve. Apresente uma proposta salarial na média ou um pouco abaixo dela para garantir a sua vaga.
“Come lei si vede tra 5 anni”, ou seja, “Como você se vê daqui há cinco anos?” – essa é uma pergunta que os recrutadores amam fazer. O objetivo é saber se você é uma pessoa estável ou não e se você deseja continuar na empresa por muito tempo, ou estará só de passagem. Para responder você precisa entender bem o que é a empresa e o tipo de trabalho que você está se candidatando.
2. Ter uma ótima apresentação
Para trabalhar na Itália, é necessário não confundir uma “ótima apresentação” com a beleza da pessoa. Quero dizer, ótima apresentação é ter uma boa postura, estar de acordo com os padrões da empresa a qual se pleteia uma vaga, ter um tom de voz normal, entre outros fatores como:
- Vistir-se bem;
- Ser Pontual, chegar pelo menos com 15 minutos de antecedência;
- Mostrar-se entusiasmado;
- Ter o seu CV traduzido para o Italiano;
- Tenha um currículo direto e objetivo para a meta escolhida;
- Nunca coloque experiências que você não possui.
Na hora da entrevista, concentre-se nas suas melhores qualidades independente do seu nível de italiano. Ofereça aos empregadores a melhor impressão possível sobre você.
3. Mantenha-se em contato
Se você fez uma entrevista, saiba que está é apenas a metade do seu trabalho. No entanto, saiba que nem toda empresa tem o educado hábito de dar um feedback, seja ele positivo ou negativo. Muitas, levarão alguns meses para entrar em contato com o candidato.
Justamente, nesse meio tempo você não pode esperar de braços cruzados, logo você vai com certeza continuar enviando o seu currículo para outras empresas.
Enquanto isso, é importante manter o contato com as empresas onde você já fez uma entrevista. Não digo que você deve ser irritante e telefonar todos os dias, não faça isso. Mas não deixe que eles se esqueçam de você. E se eles por acaso lhe disserem que contrataram outra pessoa você simplesmente agradece a oportunidade.
Inegavelmente, cordialidade, educação e motivação deveriam ser a regra no mundo, mas não é. Então, mesmo que a empresa tenha contratado uma outra pessoa no momento, pode se lembrar de você para a próxima vaga que surgir e finalmente chegará sua hora de trabalhar na Itália.
Sabe aquele candidato todo educado que manteve contato? Temos uma vaga para ele.
4. Estar presente no local
Apesar de existir a possibilidade de se encontrar trabalho antes de chegar a Itália, as chances são maiores quando você já está no país.
Acredito ser esta uma tendência Europeia. Infelizmente, muitas empresas não levam em consideração currículos de pessoas que moram em outros países.
Até porque a maioria das empresas são tradicionais e preferem “as velhas maneiras” . Então, pensam: “como poderei conhecer esta pessoa se mora em outro país?”
Consequentemente, ter um endereço italiano, assim com um número de telefone do país são pontos positivos se constarem em seu currículo. Em contrapartida, você até pode providenciar isso ainda estando Brasil. Portanto, essa não é uma dificuldade para você trabalhar na itália.
No entando, se te ligarem você deverá estar pronto para entrar no primeiro avião. Por outro lado, essa alternativa pode ser bem onerosa se feita em cima da hora. Ao mesmo tempo, faltar a uma entrevista significa perder a chance de conseguir o tão sonhado emprego.
O melhor vir por um breve período antes de imigrar definitivamente e tentar uma oportunidade. Independente se você tiver cidadania italiana ou não.
O brasileiro sem a dupla nacionalidade aconselho a vir e tentar galgar oportunidades. Em resumo, se caso consigas um contrato terá que voltar para o Brasil e pedir o visto de trabalho junto ao consulado. Todavia, O importante é observar o Flussi de cada ano para não perder tempo e dinheiro. Veja o que é aqui.
5. Tenha um CV perfeito!
Você sabia que muitos dos profissionais não são chamados para entrevista justamente porque o currículo não é dos melhores?
Por isso, lembre-se que o currículo é o seu cartão de visitae não pode ser menos importante que os outros passos dados em busca de uma vaga de emprego na Itália.
Desse modo, te pergunto: como você quer ser visto pelo empregador? Primeiramente o seu CV deverá ser escrito perfeitamente em italiano, do contrário será desconsiderado. Algumas empresas as quais possuem anúncios em inglês já te dão a dica que deseja o CV naquela língua, então seja assertivo.
Se você tiver dúvidas sobre como produzir um currículo, recomendo o mais simples que é o modelo Europeu, ou Europass, apesar de esteticamente não ter o melhor design, ele tem um formato correto e aceito pela maioria dos empregadores e te faz correr menos risco.
Portanto para trabalhar na Itália, não tenha mil coisas no CV foque no seu trabalho principal.
6. Lembre-se da carta de apresentação
Muitos profissionais dispensam este detalhe importantíssimo na hora de concorrer a uma vaga de emprego. No entanto, este documento é muito valorizado pelos empregadores. Por isso, nele deve conter um resumo das suas habilidades principais e suas motivações para o emprego em questão. Logicamente, repito, ela ser ser escrita em um ótimo italiano ou em inglês se caso o anúncio da vaga tiver sido feito em inglês.
“Mas eu vou enviar a minha em português mesmo”
Decerto, você não será considerado se fizer isso. A menos que, o recrutador fale português e esteja procurando desesperadamente uma profissional.
Então, para preparar a carta de apresentação se você souber o nome do recrutador melhor. Assim, logo na introdução você utilizará: Gent.mo Douttor Fulando. Salvo, se não souber use uma introdução geral como Spett.le (o nome da empresa).
Já o fechamento da carta você usa: “Le porgo i miei più cordiali saluti” e depois coloca o seu nome.
Lembre-se que a carta de apresentação é a primeira impressão que o recrutador tem de você. Em seguida vem o seu currículo. É com a carta de apresentação que o recrutador avalia se vale a pensa ler ou não o seu CV.
7. Saber falar italiano
Para trabalhar na Itália, saber falar o idioma italiano é fundamental. E não importa quantos Brasileiros na Itália existem ou se você fala outros idiomas. Não importa se você acha que vai aprender rápido diretamente no local. Não se iluda.
“Aprender um idioma não é pegar uma doença. É como ser atleta, o atleta ele repete até chegar a perfeição, a mesma coisa é com o aprendizado de qualquer língua”
Na terra da bota a língua italiana é o que vale, outros idiomas são apenas complementares ou indispensáveis a depender da sua profissão. Lembre-se o primeiro obstáculo que você vai enfrentar é a entrevista.
E não sabendo falar italiano se o empregador não falar português você provavelmente será descartado.
Claro, alguns brasileiros na Itália tiveram sucesso na busca pelo emprego, mesmo sem domínio do idioma italiano. Porém, são casos raros. Ou ainda, porque sabiam falar inglês e eram muito especializados para a vaga de trabalho em questão. Portanto,isso são situações que não se aplicam a maioria.
Ainda que, ser estrangeiro não é fácil, e quando se fala em buscar um emprego na Itália ou em qualquer país é sempre um desafio.
Em vista disso, considere sempre que um fator de decisão na hora da seleção, é o nível de conhecimento da língua nativa.Isto é, o idioma falado no país.
Lembre-se, a língua nativa não é um “bônus extra” e sim obrigação de todos nós estrangeiros.
Se você não fala o idioma italiano, não significa que você não pode aprender. Inclusive, existem muitas escolas específicas para o ensinamento da língua para estrangeiros no território. Logo, você pode incluir isso como uma etapa inicial ao seu plano de imigração um curso de italiano intensivo.
O que acontece se eu perder o meu emprego na Itália?
Você já foi demitido? Demissão é um assunto muito sério e deve ser tratado com atenção tanto pelas empresas, quanto pelos governos, para causar o mínimo de dano ao trabalhador.
Pois, eu já vivi os dois lados da moeda. Por isso, posso afirmar que trabalhar na Itália e ser demito ou demitir não é nada fácil.
O tratamento das demissões na Itália em termos gerais é bem sério e oferece vantagens ao trabalhador. E o sistema é bem parecido com aquele que acontecia no Brasil antigamente. Isto é, o trabalhador recebe uma indenização conforme o tempo de serviço se o empregador reincidir o contrato.
Existem porém algumas diferenças, Se você pedir demissão não receberá a indenização. Em caso de justa causa o trabalhador indenização pela desocupação.
Espero que este artigo lhe tenha sido útil. Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália.
Dica importante
Nunca vá para Europa ou qualquer outro lugar para se aventurar sem o mínimo de planejamento e ilegalmente. Justamente porque, não recomendo você sair do seu país onde te dão pelo menos o mínimo de dignidade para viver às margens da sociedade em terras estrangeiras.
Reforço, seja qual for o seu proposito procure sempre fazer o que é certo.
Dica Bônus
Portanto, para conseguir um bom emprego na Itália, independente do seu perfil profissional e objetivo é importante saber todas às informações para ganhar tempo, evitar aborrecimentos e dar os passos corretos em busca da sua meta. Aqui no Viver na Itália eu te explico tudo o que você precisa saber para ter sucesso.
Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.
Nota:
Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com
VEJA TAMBÉM:
Empregos na Itália: acerte nas profissões que são mais pedidas pelo mercado italiano
Trabalhar na Itália: tipos de contrato de trabalho