“Viver na Italia” é está localizado em Roma, na Itália.
Tem o objetivo de ajudar o brasileiro e todos os lusofônicos que chegam a Itália para morar, trabalhar, estudar ou, simplesmente, fazer turismo. Além de dar apoio a quem já vive no país.
“Viver na Itália” tem como autora a ítalo-brasileira, Ercilia Marques Gatto. Ela mora há 11 anos em Roma, mas antes de fixar residência na capital, residiu em quase todas as regiões da Itália, além de Malta e Portugal.
Foi durante a faculdade que conheceu pessoas que a ensinaram a fotografar. Arte pela qual se apaixonou e assim descobriu uma nova profissão.
Ainda na faculdade, conseguiu uma bolsa de estudos para estudar em uma pequena cidade na Itália, onde morou durante um ano na casa de uma família italiana. Aprendeu os costumes, a cultura e até sobre a economia local. Foi uma imersão no modo de vida italiano.
Ercilia é formada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco e administração de empresas.
De volta ao Brasil, fez pós-graduação em tradução, gestão de projetos, marketing e RH (Recursos Humanos).
Trabalhou por mais de 5 anos em grandes empresas multinacionais italianas/brasileiras no setor de RH. Hoje ainda atuante como Headhunter, caçadora de talentos.
Nas empresas, responsável pela contratação de profissionais, pelo levantamento e organização dos documentos dos trabalhadores junto ao consulado italiano para que pudessem morar e trabalhar legalmente na Itália.
Por conta disso, viajava constantemente para a Itália, onde passava temporadas.
Também trabalhou na área de abertura de empresas do Sebrae, onde descobriu seu lado empreendedor e adquiriu conhecimento sobre tudo o que é necessário para abrir, manter e desenvolver uma empresa.
Em 2010, foi morar em Roma em definitivo. Chegou no auge da crise econômica e começou a empreender para sobreviver.
Montou uma empresa de traduções e atende o setor corporativo bem como famílias que necessitam de tradução para documentos junto aos órgãos de imigração.
Se formou Mestre em Sociologia do trabalho e Sociologia da Moda pela Università Roma Tre.
Ercilia explica que, inicialmente, enfrentou dificuldades para se adaptar à cidade porque tudo é muito esparso, principalmente o comércio.
“Era complicado pegar um ônibus, encontrar determinada loja ou comida e muitos outros serviços.”
Foi aí que teve a ideia de criar, em 2012, o fórum “Brasileiros que vivem em Roma“, que se tornou uma referência para os imigrantes.
E, a partir desse grupo, nasceu o site “Viver na Italia”.
Ercilia segue ainda viajando muito, aprendendo e se atualizando para disseminar conhecimentos como ama fazer.
“Depois de sobreviver ao Covid-19 e passar por uma pandemia, a minha única obrigação é viver cada momento e servir ao próximo. A vida é um trem, mas você escolhe as estações. A minha é a Itália.”
Ercilia Gatto
Hoje além de sua empresa de tradução, Ercilia possui a Falcor Travels que organiza as melhores experiências de viagens e tours na Itália e Europa. E também uma empresa de formação profissional e empreendedoria.
E aqui no Viver na Italia oferece também serviços:
- Consultoria completa para quem quiser: morar na Itália, abrir ou expandir empresa;
- Mentoria de carreira no exterior ou recolocação profissional.
- Agilidade para processos burocráticos como matrículas em escolas e universidades
- Busca de documentos para cidadania
- Consultoria para conseguir o seu passaporte italiano
- Dispachantes em Consulados seja no Brasil que na Itália
Então se você quiser viajar, morar, empreender, conseguir emprego na Itália ou traduzir documentos entre em contato agora aqui.