Gravidez e pré-natal na Itália, tudo o que você precisa saber. O pré-natal é a primeira etapa para curtir uma gravidez tranquila. Independente das circunstâncias, esta é uma fase cheia de dúvidas para as futuras mamães, seja para as de primeira viagem ou as mais experientes.
E se você já morar na Itália, sabe que ainda é mais delicado, por se vive fora, em outro país, com diferentes costumes, estar longe da terra natal e da família. Neste caso a lista de perguntas também aumenta. Já pensou morar na Itália e ter seu parto por lá?
Índice geral para você
- Gravidez e pré-natal na Itália: acho que estou grávida e agora?
- Como é estar grávida na Itália?
- Optar pela rede privada ou pública para cuidar da gravidez e pré-natal na Itália?
- Como funciona o pré-natal na Itália?
- Importante!
- Gravidez e pré-natal na Itália: como é o curso para gestantes?
- Já falaram da Gravidez e pré-natal na Itália, mas e o enxoval?
- DICA BÔNUS
Sem dúvidas, saber como é a gravidez e o pré-natal na Itália é a grande pergunta de qualquer mulher mamãe de primeira viagem ou não que imigrou no país.
Hoje trataremos do assunto com riqueza de detalhes como: preços de exames, se pode fazer tudo gratuito e o que você mulher brasileira na Itália tem ou não direito durante este período tão especial.
Preparada? Espero que sim.
“Nada transforma a vida de uma mulher como a maternidade.
É o momento de crescer para ver o crescimento.”
CAMILA HARUMI
Gravidez e pré-natal na Itália: acho que estou grávida e agora?
Quem mora fora do Brasil e pretende viver os noves meses da gestação na Itália precisa estar atento sobre como funciona este momento importante.
Como encontrar um bom médico, quais exames fazer e aonde ir são algumas das dúvidas mais frequentes.
Assim neste guia vamos te informar tudo o que você precisa saber sobre Gravidez e pré-natal na Itália. Certas coisas, no entanto, não mudam, independem de se morar na Itália ou no Brasil.
Ao desconfiar da gravidez o primeiro passo é fazer um teste de farmácia e depois se julgar necessário fazer o exame de sangue beta HCG.
Com a confirmação em mãos é hora de procurar orientação médica.
Como é estar grávida na Itália?
Após o exame de farmácia a primeira providência a ser tomada pela grávida deve ser marcar uma consulta com o médico da família – este profissional geralmente atende em uma região próxima a onde a pessoa mora.
Ele vai prescrever alguns exames para a futura mamãe. Depois disto, a gestante deve se encaminhar a um hospital próximo de sua casa.
A partir daí começa o pré-natal da grávida que mora na Itália. Mas é claro que ainda falta muito até o momento do parto na Itália.
No decorrer da gestação será necessário fazer as consultas de controle uma vez por mês. Alguns exames, como o de urina e o de sangue, também são importantes de serem feitos com a mesma periodicidade.
Optar pela rede privada ou pública para cuidar da gravidez e pré-natal na Itália?
Assim como no Brasil existem as opções de sistemas de saúde público e privado para quem for ter um bebê na Itália. É uma questão pessoal, mas vale lembrar que a saúde pública na Itália é eficiente, bem estruturada e conta com bons profissionais. Assim você vai poder viver a sua gravidez e pré-natal na Itália com tranquilidade.
Quem escolher esta opção precisa solicitar todos os exames e consultas de controle para o médico da família. Depois é preciso agendar tudo pelo Sistema de Agendamento do Governo (CUP) da região onde vive.
A saúde na Itália, porém, também oferece excelentes médicos na rede privada. Os custos neste caso, todavia, costumam ser bem altos.
Para saber mais sobre o sistema de saúde na Itália veja o guia Morar na Itália: saiba como funciona o sistema de saúde italiano.
Como funciona o pré-natal na Itália?
Similarmente como no Brasil alguns procedimentos e exames seguem o mesmo esquema, mas nem tudo é igual e há também gratuidade em alguns serviços, já em outros não. Por isso, até mesmo para se programar melhor é bom conhecer as difereça.
Vamos aos “itinerário” de gravidez e pré-natal na Itália:
- Logo na primeira consulta de pré-natal a mulher é questionada sobre se a gravidez é desejada e se é de sua vontade dar continuidade a ela. Essa pergunta faz parte do processo de gravidez e pré-natal na Itália. Isto porque, apesar de no Brasil o aborto ser ilegal, já na Itália o procedimento é algo legal.
- O segundo passo para quem morar na Itália é a realização dos exames de sangue e urina (ambos devem ser feitos uma vez por mês até o bebê nascer). Depois é a hora de um dos momentos mais aguardados pelos futuros papais: ver a primeira ultrassonografia para verificar o estado de saúde do bebê e ouvir o coraçãozinho do feto.
- Estando tudo certo o médico, verifica o peso e a pressão da grávida, além de orientá-la sobre como deve ser a alimentação. A previsão da data do parto na Itália também é dada na primeira consulta.
- A partir daí começam as ecografias aconselhadas pelas Diretrizes do Sistema Sanitário Nacional. São três no total. A primeira deve ser realizada até a 12ª semana de gravidez e é importante para dar precisão do tempo de gestação e saber o número de embriões. Essas geralmente são gratuítas. Ultrapassando este número ou o estabelecido pelo hospital (pode variar por), são pagas por fora.
- Próximo da 22ª semana é preciso realizar a ecografia morfológica. Considerado o procedimento mais importante do pré-natal na Itália, através deste exame o médico consegue ver detalhadamente os órgãos do feto. É relevante, pois é possível diagnosticar eventuais anomalias.
- No terceiro trimestre de uma típica gravidez na Itália é verificado o desenvolvimento do bebê de acordo com o tempo de gestação para ter certeza de que tudo está correndo bem.
Importante!
Mulheres brasileiras na Itália ou de outras nacionalidades que têm mais de 35 anos de idade podem (se quiser) fazer gratuitamente os exames da biópsia do vilo corial e a amniocentese. Os dois são feitos entre a décima e 13ª semana de gravidez. E repetimos que na maioria das regiões o exame é gratuito, mas é sempre bom checar antes com seu médico.
Através deles o médico consegue saber se o afeto apresenta alguma anomalia cromossômica ou genética. Se a resposta for positiva a mulher pode optar pelo aborto.
Gravidez e pré-natal na Itália: como é o curso para gestantes?



Futuras mamães, especialmente as de primeira vagem, têm muitas dúvidas sobre o pré-natal, os meses de gravidez e o momento do parto. Por isso quem morar na Itália, seja em Milão, Roma ou qualquer outra cidade italiana, pode procurar um curso de pré-natal ou curso para gestantes.
Assim, vale salientar que estes cursos são bem importantes tanto para as mamães quanto para os papais que vão aprender não só como funciona a gravidez e pré-natal na Itália, assim como também questões sobre o parto no geral.
Para as mais curiosas, existem, todavia, vários tipos de curso sobre pré-natal na Itália. Você pode analisar o programa e ver o que melhor se encaixa com você.
Alguns focam mais nos últimos meses da gravidez, enquanto outros ensinam técnicas de primeiros socorros para crianças. Há ainda aqueles que possibilitam que as mamães visitem profissionais como ginecologistas, parteiras e anestesistas, e tirem suas principais dúvidas.
- Os cursos são oferecidos em clínicas ou hospitais;
- São ministrados por profissionais da área, os obstetras;
- As orientações dadas ajudam as mulheres a entenderem melhor o funcionamento do corpo nos nove meses;
- Explicam também, como acontece o trabalho de parto na Itália e o nascimento do bebê;
- O curso pode ajudar a entender melhor a profissão das parteiras;
- Informam sobre a diferença entre os partos normal e a cesariana;
- Cuidados com o bebê entre outros temas relacionados.
É importante ressaltar que muitos destes cursos oferecem atendimento não só para as mães, mas também para os futuros papais.
Dicas sobre o curso para gestantes:
Uma boa dica para quem deseja ter o parto na Itália e fazer o curso de pré-natal é fazê-lo no mesmo hospital ou clínica que pretende dar a luz. Sendo assim a mamãe já pode conhecer o ambiente onde o seu pequeno vai nascer e onde vai passar as horas mais importantes desses nove meses.
Apesar de não serem todos os hospitais e clínicas que oferecem o curso, os que contam com este serviço o disponibilizam gratuitamente ou mediante uma pequena taxa. Na rede privada, porém, o valor pode chegar a cerca de 200 ou 250 euros.
Os cursos de pré-natal destinados a quem morar na Itália geralmente são indicados para os casais que estão na 28ª semana de gestação. Os papais e mamães que desejem fazê-lo de forma gratuita devem procurar se inscrever logo no começo da gravidez para não correr o risco de não haver mais vagas.
A duração dos cursos varia entre oito e dez encontros, podendo haver uma ou duas reuniões por semana. Cada aula acontece em aproximadamente duas horas. O curso pré-parto ou curso de gestante é realmente um capítulo interessante sobre Gravidez e pré-natal na Itália
Já falaram da Gravidez e pré-natal na Itália, mas e o enxoval?
Um dos momentos mais aguardados pelas grávidas durante o pré-natal é a hora de organizar o enxoval do futuro bebê. O perigo, no entanto, é acabar comprando muitas coisas desnecessárias e gastar mais do que deve.
Durante o curso este é um ponto que pode ajudar as futuras mamães. É importante ficar por dentro do que o bebê realmente vai precisar nas primeiras semanas ou meses. E é claro que isso também vai depender de qual cidade da Itália a família vive, afinal, as condições climáticas, assim como modo de se vestir e os costumes dos italianos variam bastante para cada região.



Algumas roupas e produtos não precisam ser providenciados durante o pré-natal na Itália, já que muitas destas coisas só serão realmente necessárias ao bebê com o passar dos meses e anos. O que realmente interessa é fazer um pré-natal consciente, sem deixar de lado nenhum exame ou consulta.
No final das contas não importa se os papais moram legalmente na Itália, se tem dupla cidadania italiana ou se moram em uma das melhores cidades da Itália ou nas menos favorecidas. O que realmente será relevante será saber que o pré-natal foi feito com segurança e que o parto na Itália será realizado da melhor forma para papais e bebê.
Após todo esse processo e, claro, o nascimento do pequeno, a família, se for o caso, pode providenciar os documentos para que o bebê more na Itália legalmente e tenha uma vida saudável e feliz na terra da botinha.
DICA BÔNUS
Para os que ainda vivem em solo brasileiro e pretendem morar na Itália a dica é conferir o guia: Como morar na Itália e, quem sabe, começar uma nova vida com novos herdeiros no país das pizzas.
Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.
Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com