Como fazer a Tessera Sanitária na Itália!

como_fazer_-a_tessera_sanitaria_na_Italia
Conheça o documento que te faz ter acesso aos serviços de saúdena Itália

Entre as principais vantagens de morar na Itália legalmente está a oportunidade de usufruir do sistema de saúde da Itália. Mas, para conhecer o documento que te faz ter acesso ao sistema de saúde italiano é preciso saber como fazer a Tessera Sanitária na Itália.

Para quem deseja imigrar e viver legalmente na Itália, vale conferir o guia definitivo Morar na Itália: custo de vida na terra da botinha. Deixaremos o link logo abaixo nas dica bônus.

Se caso você for descendente de italiano o primeiro passo é adquirir a cidadania italiana, confira os detalhes dos benefícios de se viver no país das pizzas com dupla cidadania italiana. Para isso recomendamos ler os vários artigos artigos na aba Cidadania Italiana.

Como fazer a Tessera Sanitária na Itália, veja as vantagens em obtê-la

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_

Sentir o real gostinho de como é morar na Italia, é conhecer a fundo todos os privilégios de viver no país. E frequentar um médico italiano é um deles. O famoso medico di famiglia te dá o direito a exames médicos na Itália e hospitais italianos de boa qualidade.

Para entender melhor: o que é o médico de família?

Brasileiros na Itália que vivem legalmente ou ainda aqueles que possuem dupla cidadania, assim como italianos natos, têm o direito de ter um médico que acompanhe suas famílias durante anos.

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_5

O medico di famiglia – médico de família, profissional acaba conhecendo não só a família, mas toda a comunidade próxima. Isso porque ele atende, geralmente, por bairro.

O profissional acaba conhecendo não só a família, mas toda a comunidade próxima. Isso porque ele atende, geralmente, por bairro.

Este médico italiano examina, marca exames e passa receitas de remédios quando necessário.

No entanto, para ao médico de família, é necessário saber como fazer a Tessera Sanitária e uma vez que a fizer levá-la consigo para ir ao seu médico.

É também pela Tessera Sanitária que os pacientes podem ter acesso ao histórico de saúde, afinal, esse controle é fundamental para que a pessoa possa se cuidar melhor ao longo da vida. É como se fosse uma espécie de prontuário.

Comprar remédios na farmácia com receita médica:

Nesse artigo explicaremos como fazer a Tessera Sanitária na Itália e aprender a botar o documento em prática.

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_6

Uma das principais utilidades do cartão é na hora de comprar remédios na farmácia com receita médica.  No caso de uma simples de dor de cabeça, dor nas costas ou qualquer coisa do tipo a pessoa pode ir até o consultório onde seu médico de família atende.

Lá, caso seja algo relativamente simples, você já sai com uma receita médica em mãos.

Nesta receita irá conter informações como o nome do médico, do paciente e o remédio que precisa ser providenciado.

Também terá escrito a periodicidade da necessidade de tomar aquele medicamento (a cada 12 horas por três dias, por exemplo), e a dose que deve ser consumida. Com a receita a pessoa consegue se dirigir a qualquer farmácia italiana e comprar o remédio sem qualquer problema.

  • Muitos medicamentos são vendidos com desconto e em alcuns casos especiais é possível ter isenção total no pagamento.
  • Os gastos com medicamentos são registrados no seu codice fiscale (o CPF italiano) a partir da tessera sanitária.

Este fator ajuda a ter um abatimento no imposto de renda pelos gastos feitos em farmácia. Isso porém depende do regime fiscal que cada pessoa que vive na Itália possui.

Fazer exames na Itália:

Fazer exames na Itália é tão simples como fazer a Tessera Sanitária na Itália. No caso de o médico achar que o que o paciente tem é algo mais grave, será preciso fazer alguns exames.

Sendo assim, ele dará uma guia com o pedido dos exames a serem feitos em um hospital. Bem simples!

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_7

Ao chegar no hospital a pessoa é encaminhada para o Centro Único di Prenotazione (CUP) – traduzido para o português como Central única de Agendamento.

O local nada mais é do que uma sala de espera onde os pacientes marcam seus exames. Mas para a maioria dos exames é previsto o pagamento do ticket sanitário.

O que é o ticket sanitário?

Uma vez que você já saber como fazer a tessera sanitária e de posse da mesma é hora de fazer os exames médicos na Itália.

O que é o tícket? É o que sustenta o sistema de saúde italiano. Esse ticket sanitário é uma taxa paga pelo paciente que usufrui de algum serviço do hospital, como realização de exames e consultas médicas.

O preço varia de acordo com cada região da Itália, mas costuma sair entre 20 e 50 euros por visita ou exame. Quem provar que não tem condições, todavia, pode usar o Esenzioni del ticket (ISEE) e não paga nada.

Mas, afinal, como fazer a Tessera Sanitária na Itália?

Não tem mistério para descobrir como fazer a Tessera Sanitária na Itália.  Vamos aos passos:

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_2
  1. Se inscrever no sistema de saúde pela  ASL mais próxima da sua casa ( quando se inscreve no sistema de saúde italiano pela primeira vez, é a Azienza Sanitaria Locale (ASL) que resolve toda a burocracia. O órgão comunica a Agenzia dell´Entrate para que seja dado início no processo de emissão e, finalmente, envio da Tessera Sanitaria).

2. Sistema Sanitário Nacional (Quando for o caso é se inscrever no Sistema Sanitario Naziolane (SSN). A matrícula pode ser feita em um dos escritórios do órgão italiano, uma vez que existem vários nos diversos comunes do país.

O que é necessário para fazer a Tessera Sanitária na Itália?

Chamados de Azienda Sanitaria Locale (ASL), esses escritórios das centrais de saúde na Itália. Como fazer a tessera sanitaria? Basta ir nesses locais onde as pessoas e apresentar a carta d’identità italiana e o Codice Fiscale.

Importante saber! A carta di identità italiana pode ser feita por qualquer cidadão estrangeiro ou não que esteja morando legalmente na Itália

como_fazer_a_tessera_sanitaria_na_Italia_12
Photo: L’occhio di Salerno

Chegando lá o funcionário irá inserir o interessado no sistema. Neste momento a pessoa pode escolher, diante de uma extensa lista, o seu medico di base. Também conhecido como medico di famiglia, é um profissional que irá acompanhar a pessoa sempre que ela precisar de um atendimento. É este profissional que lhe cadastrará na lista de pacientes desse especialista.

ATENÇÃO! Para fazer a tessera sanitária é necessário ter o codice fiscale. Se você não tem é necessário fazer. Veja abaixo na dica bônus como fazer isso.

Mais detalhes sobre como fazer a Tessera Sanitária na Itália?

O documento é, visualmente, um cartão magnético como esse mostrado nas fotos presente neste artigo. Nele conterá os dados pessoais do paciente. Na parte da frente terá o nome, o número do códice fiscale, local e data de nascimento.

Já no verso do cartão estarão as informações médicas, a exemplo do número de cadastro no Sistema Sanitario Naziolane (SSN).

Vale lembrar que este número é aquele que foi criado pelo funcionário da Agenzia dell´Entrate (ASL) no momento em que o interessado é inserido no sistema de saúde italiano.

Depois de saber como fazer a Tessera Sanitária na Itália vale ressaltar a utilidade do documento.

Por isso é bom saber que a Tessera Sanitaria na Itália é útil na hora de resolver qualquer questão relacionada à saúde, como a compra de remédios na farmácia mediante receita médica e na hora de marcar exames como já mencionamos anteriormente. Por isso ande sempre com a sua na bolsa ou na carteira.

DICA BÔNUS 1

Para os estrangeiros que não possuem cidadania italiana é necessário já ter o permesso di soggiorno. Se não sabe o que é ou como fazer veja na Dica Bônus.

DICA BÔNUS 2

Dentista na ItáliaComo ter acesso gratuito

Saúde na Itáliasaiba como funciona o sistema público.


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

You May Also Like