Visto italiano, será que os brasileiros precisam?

Visto italiano sera que brasileiros precisam

Visto italiano, será que precisamos? Responderei a sua dúvida e ainda vou te contar todos os motivos de visto para entrar e permanecer na Itália. Então se prepara e pega papel e caneta para anotar! Ou então, lembre-se de salvar o link deste artigo para olhar sempre que tiver um dúvida.

Está indo para a Itália com uma mala cheia de alegria e esperanças? Sem sombra de dúvida, é um país com muitas belezas, várias cidades com pontos turísticos históricos, sem falar da gastronomia! Se este é seu caso, está indo para a terra do Vaticano para aproveitar as férias, não se preocupe! Você não precisará de visto para entrar na Itália.

Isso porque turistas podem permanecer na Itália por um período de três meses. Você vai precisar do seu passaporte, claro! Ele precisa estar válido e a data do vencimento ser superior ou no mínimo a seis meses para o período que pretende ficar na Itália.

Quando passar pela imigração saindo no Brasil e entrando na Itália irão conferir o passaporte e também se tem passagens compradas com data de volta, dentro desse período de 90 dias permitidos.

Vamos a lista do que você precisará para viajar para a Itália como turista:

  1. Passagens de ida e volta;
  2. Passaporte com validade mínima de 180 dias;
  3. Seguro saúde válido internacionalmente com cobertura mínima de 30 mil euros (recomendamos esta empresa aqui)
  4. Reservas dos hotéis para o período das férias;
  5. Demonstrar condições econômicas para passar essa temporada no país;

Para viajar para Itália não é necessária nenhuma vacina específica, já em alguns países como a região caribe são necessárias vacinas, como a da febre amarela, por exemplo. Deu para você entender até aqui?

Mas afinal para que serve o visto italiano?

O visto é um documento que autoriza a sua entrada no país. Isso vale para todos os vistos, não só o italiano. Como dissemos anteriormente, para entrar na Itália como turista e se não passar de 90 dias em terras italianas você não precisará de visto, só o seu passaporte mesmo.

Já nos Estados Unidos, precisará obrigatoriamente do visto para desembarcar no país, o mesmo acontece na Austrália. Até para fazer escalas nesses países é obrigatório o visto.

Como é o visto italiano?

O visto nada mais é que um documento em papel adesivo autenticado pelas autoridades italianas que é colado no seu passaporte. Com ele você poderá entrar e circular no país. O visto italiano para brasileiros é emitido pelo consulado italiano ou embaixada ainda no Brasil.

Depois que você fizer o requerimento, o consulado italiano avalia várias condições e requisitos. Após a verificação, eles marcarão dia e hora para ir até o consulado retirar o visto. Vale lembrar que não é possível emitir ou prorrogar o visto para brasileiros que já estão na Itália como turista.

Tem muita gente que confunde os tramites que devem serem feitos no consulado italiano com o consulado brasileiro. São duas coisas diferentes ok?

Veja os casos em que o visto italiano para brasileiros é pedido

Excluindo o visto de turista, já que o cidadão brasileiro comum pode entrar na Itália e permanecer no pais por 90 dias, há outros casos em que o visto italiano para brasileiros é solicitado. Cada visto tem sua finalidade. Veja abaixo as ocasiões e tipos de visto que estão disponíveis atualmente:

  1. Adozinone ou adoção
  2. Affari ou negócios
  3. Cure mediche ou tratamento médico
  4. Gare sportive ou competições esportivas
  5. Lavoro subordinato e autônomo ou trabalho com vínculo empregatício ou autônomo
  6. Motivi familiar ou motivos familiares
  7. Motivi religiosi ou motivos religiosos
  8. Reingresso ou reentrada
  9. Residenza eletiva ou residência eletiva (pessoas com autossuficiência econômica)
  10. Ricerca ou pesquisa
  11. Studio ou estudos
  12. Trânsito ou trânsito
  13. Transporto ou transporte
  14. Vacanze lavoro ou férias de trabalho

Para esses casos acima será necessário o requerimento, ainda no Brasil, do visto italiano para brasileiros. Já que provavelmente para os motivos acima você ficará mais que 90 dias em solo italiano.

Você pode fazer o requerimento do seu visto acessando o site do Consulado Italiano mais perto de você. Lá é possível obter todas as informações necessárias para tirar o visto italiano para brasileiros. As informações estão na língua italiana ou portuguesa, aí é só seguir o passo a passo!

Nessa parte do processo, o consulado lhe fornecerá todas s informações que serão necessárias para a emissão do seu visto. Incluindo os custos, bem como os tipos de documentos necessários a obtenção do visto.

Depois disso, já com o endereço do Consulado mais próximo, você receberá o dia local e hora marcado para tirar seu visto, bem como os documentos que serão necessários apresentar na ocasião para sair do consulado já com seu visto italiano para brasileiros em mãos.

Posso ter meu visto italiano para brasileiro negado?

Infelizmente, sim. Vale reforçar que o visto italiano para brasileiro é uma concessão e não um direito de nenhum cidadão estrangeiro. Você irá preencher todos os formulários, levar toda documentação, passar pela análise e pesquisa do Consulado ou embaixada e pode ser que ainda sim, tenha o visto negado.

Caso isso aconteça, esperamos que não, claro! Você será informado o porquê da negativa. E isso não te impede de fazer um novo pedido de visto italiano para brasileiro.

Assim, como na embaixada Americana, o Consulado ou Embaixada Italiana pode negar o pedido de visto se for verificado algum impedimento, ou se houver algum motivo de força maior que proíba a entrada de estrangeiros no país.

Contudo, se o interessado apresentar tudo o que for necessário para a obtenção do visto italiano, em termos gerais é fácil de consegui-lo.

O visto não te garanta a entrada automática no país, pois qualquer um pode ser barrado na fronteira, pela imigração. É difícil isso acontecer, mas não podemos descartar nenhuma situação.

Qual a diferença entre visto italiano e permesso di soggiorno?

O visto italiano é o seu documento de ingresso e o seu permesso di soggiorno é o documento que regula a sua permanência no território italiano.

Como vimos acima a Itália tem duas categorias de visto de ingresso de até 90 dias ou superior a 90 dias.

Como o visto italiano te dá direito só a entrar no país, uma vez em solo italiano você deverá correr atrás do seu permesso di soggiorno ou permissão de estadia.

Você tem oito dias para transformar seu visto em permesso, contando o dia da sua chegada na Itália.

O seu permesso di soggiorno deverá ter o mesmo motivo do seu visto italiano para brasileiro. Ou seja, se você tirou o visto de estudo, seu permesso necessariamente terá de ser de estudo também!

Um tipo de permesso que comentamos no site é o permesso in attesa di cittadinanza, esse é voltado especialmente para quem está tirando a cidadania italiana e que vai ultrapassar os 90 dias de permanência como turista, mas ainda não concluiu o processo da dupla cidadania. Se esse for o seu caso, veja o passo a passo para tirar a cidadania na Itália, acesse o conteúdo completo aqui.

Dica bônus:

Consulado italiano perto de você

Onde comprar pacote de viagem para Itália

Onde reservar hotéis e outros serviços na Itália

Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem, inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.

Nota:


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

You May Also Like