Mestrado na Itália tudo o que você deve saber

mestrado_na_italia_8
Saiba tudo sobre o mestrado na Itália, descubra desde quais são os documentos necessários e até como fazer sua pós-graduação nas universidades italianas.


Quer dar uma guinada na carreira e na vida? Para quem quer melhorar na profissão um bom começo seria investir em uma pós-graduação. E que tal fazê-la em outro país? De repente um mestrado na Itália poderia ser uma opção.


O que você precisa saber antes de escolher uma pós-graduação nas universidades italianas?

Bem, não quero lhe influeciar. Primeiro você precisa escolher em qual lugar desse mundão você chamará de seu novo lar por um tempo.

Escolhido? Agora chegou a hora de pensar o que quer para a sua carreira. Você gosta do que faz? Quer continuar na mesma área? Ou quer fazer o mestrado em uma nova área de conhecimento para expandir o leque de opções?

Estou falando aqui de uma mudança de vida total. Não só de país, como também do que será do seu futuro após essa transformação. Então reflita sobre todas essas questões, ok? E mãos à obra!


“O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana.”

François Guizot

Se já decidiu que quer morar na Itália? Talvez, você seja descendente de italiano, quer tirar a sua dupla nacionalidade e ainda por cima começar um mestrado na Itália!

Eventualmente, caso não haja casos de descendência em sua familía, nada impede você de ir cursar um mestrado na itália ou uma simples pós-graduação. É só seguir os tramites legais e nós explicamos aqui, deixarei o link no final deste artigo.

Saiba que tudo isso é possível… Vamos nessa que vou te contar como fazer!

Veja se você tem direito a cidadania italiana


Aqui no Viver na Itália vamos te explicar como você pode fazer o tão sonhado mestrado na Itália.


Os primeiros passos para fazer um mestrado na Itália

mestrado_na_italia

Quando falamos em estudar no exterior ou até mesmo estudar na Itália, na cabeça da maioria das pessoas bate aquele medo do desconhecido. No entanto, todas essas sensações são muito normais quando pensamos em deixar o aconchego da nossa casa e da nossa família. Para facilitar para você elenquei abaixo os passos importantes para fazer mestrado na Itália:

  1. Pesquisar muito a respeito. Pois, antes de fazer as malas é bom conhecer o terreno. Apesar de a Itália, ser um país lindo, com ótima gastronomia e cidades históricas incríveis para visitar, como todo país do mundo também tem seus problemas e um dos pontos negativos podemos dizer que é a burocracia;
  2. Entender o sistema de ensino italiano e suas peculiaridades. Assim, deixo no final do artigo o link para você saber tudo sobre como é estudar na Itália:, onde explicamos tudo desde o maternal até o doutorado.
  3. Conheça as diferenças. A pós-graduação na Itália, também chamada de Master, é dividida em dois níveis: Master di I (primo) livello e Master di II (secondo) livello.
  4. Para quem já está a morar na Itália e cursou a graduação em universidades italianas, vale lembrar alguns detalhes importante na hora de se inscrever no Master: saiba distinguir os tipos de pós-graduação;
  5. Não se confunda, Master italiano no Brasil é equivalente a uma pós-graduação Lato Sensu. O mestrado na Itália que tem a mesma equivlância no Brasil de pós-graduação stricto sensu, é a laurea magisteriale.
  6. Contudo, em algumas universidades brasileiras, é aceito como mestrado o Master de II livello.

Observações!

Obviamente, as informações elencadas acima é para quem pensa em aproveitar os estudos nos dois países. Embora, muitos acham desnecessário. Mas essa é uma escolha pessoal a qual cabe somente a você decidir.

Importante saber: Quem optou anteriormente pela laurea triennale poderá cursar apenas o Master di primo livello, agora se fez a laurea magistrale poderá cursar o master II.

Escolhendo o curso de mestrado na Itália

Primeiramente, na hora de escolher o seu mestrado na Itália é necessário saber onde tem o curso que você seja. No final deste artigo deixamos o link que te mostrará o guia com as principais universidades. Por enquanto, veja algumas dicas:

  • Antes de mais nada, observar qual será a documentação necessária para conseguir estudar na Itália;
  • Começar a pesquisa para, finalmente, escolher o seu curso de mestrado;
  • Tenha paciência, a pesquisa será longa! Há muitas Universidades na Itália com  muitas opções de cursos;
  • Portanto, para facilitar veja quais instituições são referência na área de atuação que você escolher;
  • Uma vez que você escolher o que curso de mestrado na Itália que vai se inscrever, vale ficar atento em outros detalhes importantes como corpo discente, dentro outros;
  • Estude bem a grade curricular para evitar surpresas.

Assim, tá mais fácil para você escolher o seu mestrado na Itália? Não é?

Calma, ainda não acabou, essas e muito mais você vai descobrir no decorrer deste artigo.

Mas quanto custa fazer um mestrado na Itália?

Assim como no Brasil, os preços dos cursos de pós-graduação variam de acordo com a instituição de ensino, a região do país, etc. Por isso, definir o custo de um mestrado na Itália vai depender de vários fatores. Então, a resposta mais adequada é, depende.

mestrado_na_italia_7

Na maioria dos países, muitas vezes para quem não tem uma bolsa, é necessário pagar as taxas universitárias para fazer uma pós-graduação seja ela de longa ou curta duração. Igualmente, na Itália acontece da mesma forma.  Mas a grande maioria, geralmente custa entre mil e 3 mil euros.

Também, como em qualquer lugar, há aqueles cursos mais caros que extrapolam a média. Logo, esse fator depende muito da especialidade escolhida. Pois, alguns cursos requerem mais recursos do que outro, isso justifica e muito o preço dos mesmos.

Apesar de haver outros fatores, como status social, na Itália alguns cursos são caros por serem considerados excelências de Know-how italiano, um deles seria o curso de moda por exemplo. Normalmente, não é barato. Além deste, muitos outros seguem o mesmo princípio.

Ainda, vale salientar que uma universidade de prestígio e referência comoLUISS e a BOCCONI a depender da área escolhida pode cobrar até 50 mil euros no Master.

Muitas vezes, o que é considerado “prestígio”, não significa na prática que seja. Há muito marketing por trás de certos nomes.

Porém, é importante você saber que nem sempre a “caristia” é sinônimo de qualidade. Fique atento (a).

Qual é a duração de um mestrado na Itália?

Não raro, o tempo do curso também é bem variado. Tanto quanto o custo, a duração de um mestrado na Itália, é determinado pela instituíção, corpo discente e área do curso.

Mediante o exposto, te darei uma média de duração em geral. No que tange quanto no que Master, pode durar de 6 a 9 meses a depender de quantos créditos conseguir cursar no período.

No caso da laurea magisteriale, assim como o mestrado brasileiro, há duração de 2 anos.


O que é necessário para cursar mestrado na Itália?

Embora seja burocrático, não é muito complicado fazer um mestrado na Itália. Inclusive, posso dizer que é bem parecido com a seleção que é feita no Brasil para a mesma finalidade. Então, cito os requisitos principais:

Obviamente, todos os tipos de graduação supracitados deverão ser similares a linha de estudo que se deseja fazer;

Caso não saibas, poderemos indicar ótimas escolas de italiano e fazer você ganhar tempo, a dica que deixamos no final deste artigo. 


Outros requisitos para cursar mestrado na Itália?

Uma vez que a Itália faz parte da União Europeia, é cada vez mais comum, os cursos serem ministrados em língua inglesa. Então, além do idioma italiano, pode ser que você tenha que saber inglês. Tenha em mente que:

  • Autoeducação;
  • Educação como ciência;
  • Educação Cósmica;
  • Ambiente Preparado;
  • Adulto Preparado;
  • Criança Equilibrada.

Mas por que isso é importante?

Porque além da sua declaração de valor comprovando seu grau de escolaridade no Brasil e atestando que está apto para entrar no mestrado, eles precisam ter a certeza que você irá conseguir acompanhar as aulas.

Logicamente, se você não entender o que o professor está falando você não conseguirá ter o mesmo rendimento que os outros alunos. Isto é, uma questão de equidade.


E outro detalhe importante antes de se inscrever no mestrado na Itália:

É indispensável ler o edital específico do curso de mestrado na Itália que você deseja cursar. Porque, as exigências podem variar de um departamento para outro, assim como de uma universidade para outra.


Como se inscrever em uma pós-graduação na Itália?

A próxima dúvida que deve estar pairando na sua cabeça agora é: existe um processo seletivo para entrar no mestrado na Itália? A resposta é sim, tem. Vale lembrar que cada faculdade tem seus critérios internos para essa seleção.

Vejam os passos que geralmente são necessários para se inscrever no processo seletivo para a pós-graduação na Itália:

  1. Você deve realizar sua inscrição, que custa em torno de 100 euros;
  2. Enviar seu currículo;
  3. Histórico escolar traduzido e reconhecido pela autoridade italiana;
  4. Outros documentos necessários, que variam de instituição para instituição para ser avaliado pela faculdade. Então, veja direitinho no edital o que mais é preciso;
  5. Depois de pagar a inscrição e levar os documentos, você passará pela seleção da comissão da universidade;
  6. Passando por esta primeira triagem, você passará para a fase de prova escrita e também por uma entrevista. (depende da universidade, na minha eu enviei o projeto);
  7. E finalmente você saberá se foi aprovado!

A saber, sobre entrevista para o mestrado na Itália, trata-se de uma conversa com coordenador do curso ou já com o seu futuro tutor. Neste último, caso você seja aceito ele será a pessoa que te orientará e dará todas as instruções para iniciar sua vida acadêmica na Itália.


Conclusão e últimas dicas sobre o mestrado na Itália

Agora se já foi aceito e já está cursando seu mestrado na Itália, se ainda não viu a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudo ainda está em tempo. Há incentivos na Itália para estudantes estrangeiros, dá para se inteirar disso antes de se inscrever e já tentar as universidades que dão esse incentivo para alunos internacionais.

Nós do Viver na Itália preparamos um artigo só sobre bolsas de estudos, porque você não tenta uma para fazer um mestrado na Itália? Veja aqui: Bolsa de estudos na italia 

Dica Bônus:

E nesse artigo do Viver na Itália há uma listinha de susgestões de artigos que vão te ajudar a ir mais além. Clique e confira:

 Estudar na Itália: lista de todas universidades Italianas na Itália.

Estudar Italiano na Itália – Conheça as diversas opções de aprender o idioma italiano

Como fazer daculdade na Itália

François Guizot

Buona fortuna e buoni studi!


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor nos enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Total
0
Shares
0 Like
0 Tweet
0 Pin it
0 Share
0 Share
0 Like
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like