Como fazer faculdade na Itália

como_faculdade_na_italia_4
Tudo o que você precisa saber sobre como fazer faculdade na Itália, desde os documentos, matricula e até mesmo a sua chegada ao país.

Está pensando em fazer faculdade na Itália e não sabe nem por onde começar?

Prepararei aqui Viver na Itália um ótimo guia para ajudar você a sanar todas as suas dúvidas para ingressar numa universidade italiana.

Já falamos aqui no site, em outro artigo, como funciona o sistema de ensino italiano. Antes de mais nada, é preciso conhecer as diferenças entre as fases educacionais para começar a estudar na Itália.

Mas fique sabendo de antemão que na Itália o tempo de escolaridade é maior do que no Brasil. Essa informação será importante mais adiante, quando chegarmos no tópico sobre como se matricular numa faculdade na Itália.

Tudo pronto aí? Vamos nessa!


Como fazer faculdade na Itália: para entender melhor

Para fazer faculdade na Itália, veja as diferenças e exigência de cada país. Por isso, para facilitar sua compreensão fiz o comparativo abaixo:

como_fazer_faculdade_na_italia_2

Na Itália

  • Os italianos nativos precisam ter 13 anos de escolaridade;
  • Fazer o esame di maturità, (correspondente ao nosso Enem), para ingressar na faculdade na Itália.
  • Porém não é só isso, existe uma provinha de vestibular para os cursos mais concorridos.
como_fazer_faculdade_na_italia_1
como_fazer_faculdade_na_italia_3

No Brasil

  • Os mais velhos acabam estudando 11 anos até concluir o ensino médio. Sendo os 4 anos de primário – Ensino Fundamental I, 4 de ginásio – Ensino Fundamental II e mais 3 de colegial – Ensino Médio.
  • Faz pouco tempo que o sistema escolar do Brasil mudou e o Ensino Fundamental ganhou mais um ano – totalizando 9 anos, mais os três do Ensino Médio que somam 12 anos de escolaridade.
  • De todo modo, o tempo de escolaridade ainda é menor do que os 13 anos de escola na Itália. Mas estrangeiros não precisam de 13 anos de escolaridade, apenas 12 anos! Já é uma boa notícia.

Os primeiros passos de como ingressar nas universidades italianas sendo cidadão sul-americano?

A princípio, o fato de ser estrangeiro implica em diferentes questões burocráticas para fazer faculdade na Itália. Contudo, é não desanimar e providenciar tudo o que for necessário para fazer estudar na Itália. Pode acreditar, vale a pena.

Conselhos sobre as etapas ingressar nas universidades italianas?

como_fazer_faculdade_na_italia

Selecionei alguns conselhos que considero importante para conseguir fazer faculdade na Itália:

  1. Se informe antes de ir pessoalmente ao consulado italiano. Seja no site ou pelo telefone quais são os documentos necessários para não perder a viagem;
  2. Vale lembrar que no Brasil, esses documentos originais você deve levar cópias traduzidas para o italiano por um tradutor juramentado e com reconhecimento de todas as firmas em cartório. Por isso a importância de se informar antes;
  3. Outra dica é preencher o requerimento no ato da entrega dos documentos, caso tenha qualquer dúvida os próprios colaboradores do consulado italiano poderão te orientar para fazer o preenchimento correto;
  4. Se já souber que graduação quer cursar na Itália e já tiver realizado sua inscrição online, basta levar a inscrição impressa e a emissão da declaração de valor não será cobrada*.

*Essa informação pode variar a depender do consulado o qual você se dirigir

“Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem acontecer.”

MICHAEL JORDAN

Fazer faculdade na Itália: Como são divididos os cursos nas universidades italianas

Com a declaração de valor em mãos, você estará pronto para se inscrever em uma faculdade na Itália. Caso ainda não tenha feito isso! Vamos explicar resumidamente como funciona o sistema universitário na Itália para você se inteirar antes realizar sua inscrição.

Os cursos universitários são divididos em:

  • Laurea Triennale –  é um curso de graduação com duração de 3 anos;
  • Laurea Magistrale – é um curso de graduação com duração tem duração de 2 anos;
  • Magistrale a Ciclo Único – tem duração de 5 anos corridos, ou pode ser feito em 2 após ter feito os 3 primeiros do triennale. A laurea magistrale a ciclo único são graduações para cursos específicos como direito, medicina, veterinária e podem durar 5 ou 6 anos. Diferentemente da triennale e da magistrale, nessa opção não há como dividir a graduação, pois as disciplinas não podem ser separadas.

Como se inscrever numa faculdade na Itália?

faculdade_na_italia_8

  1. Depois de escolher a universidade e curso pretendido você deve realizar sua inscrição diretamente no site da faculdade;
  2. Se você já em cidadania italiana passará pelo mesmo processo que os alunos italianos;
  3. Se você não tem a cidadania italiana, vai passar pela seleção com os demais candidatos não europeus;

Fazer faculdade na Itália: o passo a passo para quem não tem a cidadania italiana:

  • Preencher a inscrição corretamente, tenha em mãos a sua declaração de valor, você vai precisar dela.
  •  Os formulários são diferentes para cada curso ou universidade que você for se inscrever.
  • A inscrição para a graduação em medicina é diferente da de música e assim por diante. 
  • Solicite informações em caso de dúvida sobre qual formulário preencher, em caso de dúvida. 
  • É importante entrar em contato com a secretaria da universidade para saber quais são os requisitos de admissão e saber se está apto para cursar a graduação na Itália. 
  • Junto com a inscrição, declaração de valor, você precisará também de fotos do mesmo tamanho do passaporte, certificado como seu histórico escolar e dependendo do curso precisará comprovar a proficiência na língua italiana.
  • Todos esses documentos precisarão ser traduzidos por um tradutor juramentado italiano e enviados ao consulado.

ATENÇÃO: Esses documentos podem variar dependendo da instituição escolhida! Fique ligado.

Fazer faculdade na Itália: em qual período devo me inscrever?

Entre os meses de abril e maio, você já pode ir ao consulado italiano para solicitar sua declaração de valor e enviar sua pré-inscrição.

Em agosto todos os candidatos são informados sobre a admissão e da data dos testes de língua italiana e das provas adicionais, caso sejam necessárias

No mês de setembro é o início do ano letivo, mas caso seja preciso podem pedir outras provas neste período também.

Faculdade na Itália: O vestibular como é?

como_fazer_faculdade_na_italia_11

Falamos ali em cima sobre admissão, mas você sabe o que isso quer dizer? Diferentemente do Brasil que temos um vestibular, na Itália, dependendo do curso não há provas para entrar na universidade.

Vamos entender melhor: Há alguns cursos que têm o numero chiuso ou acesso programmato. Esses cursos são concorridos e têm uma demanda maior do que as vagas ofertadas, por isso tem prova para entrar, como se fosse um vestibular. É preciso estudar para passar como no vestibular do Brasil. Geralmente são para os cursos na área de saúde, como medicina, veterinária, odontologia, enfermagem ou cursos de engenharia, arquitetura, etc.

Entretanto,  para os cursos de accesso libero – ou acesso livre, não existe nenhum vestibular para entrar, basta fazer a matrícula, pagar as taxas e começar a estudar.

Mas quanto custa estudar na Itália nas universidades italianas?

Falando em pagar taxas, você deve estar se perguntando quanto custa estudar na Itália? A resposta é: depende!

  • Depende da região da Itália que você mora;

  • Da faculdade que escolher;

  • E também do rendimento financeiro familiar.

Mesmo as universidades públicas há o pagamento de uma taxa anual. Essa taxa é calculada com base no rendimento de todos que exercem um trabalho remunerado da sua família. Quanto mais se ganha, mais se paga de taxa.

Como efetuar sua matrícula em uma faculdade na Itália?

Depois de fazer a inscrição, ser admitido ou passar pelo vestibular e pagar a taxa, chegou a hora de efetivar sua matrícula!

Vá até a secretaria da universidade com seus documentos, com o comprovante de pagamento da taxa para efetivar sua matricula.

Depois de dez dias mais ou menos você poderá voltar para retirar seu kit de boas vindas e a carteirinha de acesso para frequentar a universidade. Você receberá também um boletim ou libretto dello studente, onde serão anotadas suas notas. Além de folhetos explicativos da faculdade. (Isso não vale para todas as faculdades, ok!)

Como é a estrutura das Universidades italianas

como_fazer_faculdade_na_italia_20

Estudar na Itália, nesse aspecto é bem parecido com o Brasil. Logo, com relação as reais condições estruturais das universidades eu definiria como decentes.

Embora, quando falamos que é bem parecido com o nosso país, nos referimos em todos os sentidos.

Igualmente, há também universidades italianas lotadas onde faltam cadeiras ou até mesmo salas que acomodem todos os estudantes. Como assim Ercília Marques? Na Itália? a minha resposta é:  infelizmente sim.

No entanto, a boa notícia é que a maioria das universidades italianas têm uma ótima ou boa estrutura.

Obviamente, as universidades particulares, na maioria das vezes são bem estruturadas e oferecem recursos melhores aos estudantes. Porém, fazer faculdade na Itália em tais universidades pode não ser muito barato.

Pois no sistema universitário particular, geralmente os cursos são bem caros. Ainda que, você não pode somente levar em consideração anuidades e matrícula. Mas também todas as taxas acessórias, como também, livros, materiais.

Além disso, há outras despesas a serem consideradas como transporte, aluguel e alimentação.

Eventualmente, caso você deseje fazer faculdade na Itália em uma universidade privada, é melhor fazer bem os cálculos para não passar por apuros no exterior.

Faculdade na Itália e os professores como são?

Embora esse assunto mereça um artigo a parte, tentarei explicar resumidamente.

Primeiramente, você tem que saber que esse aspecto de fazer faculdade na Itália é bem diferente.

Pois, os professores não são assim tão amistosos, eles geralmente, mantém distância dos estudantes. Inclusive nos diversos modos de se comunicar.

Sobretudo, porque usam uma linguagem muito formal e as vezes até fora de moda, mas que é muito usual no ambiente universitário.

Por exemplo, no Brasil é normal usar tu ou você, na Itália com um professor você sempre deverá usar o Lei, seja com homem ou com mulher.

Hoje e sempre, o professor é quase considerado como uma entidade viva. Dentro das universidades são considerados verdadeiros membros da realeza e muito se consideram mesmo. rsrsrsrsrs

Além disso, não todos mas grande parte, são muito respeitosos. E por isso exigem muito respeito de todos e principalmente dos alunos.

E ainda, na maioria dos casos, o ambiente não adimite brincadeiras fora de hora ou o bom humor do brasileiro como estamos acostumados.

Portanto, não espere o mesmo “carinho” e atenção dada pelos nossos professores universitários no Brasil.

Ficou claro até aqui? Ressalto que não estou falando mal, mas estou apenas lhe comunicando a realidade dos fatos.

Como são os colegas de classe na Itália?

como_fazer_faculdade_na_italia_8

Constantemente, fazer faculdade na Itália, também significa relacionar-se. Logo, no que tange os colegas de classe, pode ser uma experiência bem mais rica que no Brasil.

Porque, as salas são lotadas de pessoas de diferentes nacionalidades. Ainda, quando são italianos, geralmente, muitos também são provenientes de diferentes regiões.

Deste modo, vale a pena explicarmos as características dos italianinhos. Semelhantemente, a nós estrangeiros os italianos do sul são pessoas mais abertas, se sentem mais vulneráveis por também estarem longe de casa e tendem a gostar de fazer novas amizades.

Logicamente, me refiro aqueles que vão estudar nas cidades grandes.

Não raro, eles são pessoas mais aptas a aceitarem estrangeiros e conviverem com as diferenças.

Já os italianos do centro-norte são mais fechados. Apesar de que, na primeira idade adulta, 18 anos, a maioria tende a se relacionar com maior facilidade e criando laços de amizade para toda a vida.

No entanto, em termos gerais na idade mais avança, por exemplo, em época de pós graduação, mestrado na Itália e doutorado, a maioria são mais fechados a criarem novos laços de amizade. Assim, tudo começa e termina lá mesmo juntamente com a finalização do curso.

No entanto, são assim inclusive entre os próprios italianos. Assim, a impressão que dá é que chega uma fase dá vida como se dissessem “tenho mais o que fazer, não tenho tempo para novas amizades”. 

Embora, esses sejam dados gerais e frequentes, há também as exceções.

Por isso, vale ressaltar que a sua experiência e percepções poderão ser muito diferente das minhas. E quem sabe você pode conseguir um amigo para toda vida, ainda que na fase mais adulta, não é?

Portanto, na vida tudo pode acontecer, eu aqui te desejo sempre uma super sorte e luz nos seus caminhos.

Nota Final

Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor nos enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Veja matricula 2019-2020


Total
1
Shares
0 Like
0 Tweet
1 Pin it
0 Share
0 Share
0 Share
0 Like
0 Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like