Bolsa de estudos na Itália

bolsa_de_estudo_na_italia_10
Já pensou em estudar no exterior, mas a grana está curta? Te informaremos tudo como conseguir uma bolsa de estudos na Itália.


Conseguir uma bolsa de estudos na Itália é uma ótima solução para o seu problema de quem tem vontade de estudar fora do país, mas não tem dinheiro. Assim, se este for o seu caso, estás no caminho certo. Então, saiba como é possível morar e estudar na Itália com uma bolsa de estudos.

Primeiramente, você precisa saber como funciona o sistema de ensino italiano para se inteirar direitinho em que fase se encontra. E ainda, se é possível, entrar numa pós-graduação lato sensu ou iniciar um mestrado na Itália. Por isso, aqui no Viver na Itália temos um guia completo sobre isso, para conferir, deixarei a sugestão de leitura no final deste artigo.

Feito isso, você começar a sua pesquisa para saber quais universidades oferecem bolsa de estudos na Itália.


E como conseguir uma bolsa de estudos na Itália?

Etnão, o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa da Itália (MIUR) oferece bolsas para estudantes estrangeiros com o objetivo de promover a cooperação cultural internacional entre os países, difusão de conhecimento do idioma italiano, da cultura italiana e da ciência, e a projeção do sistema econômico e tecnológico da Itália no mundo.

Sendo que, as bolsas oferecidas são voltadas a realização de programas de estudo, formação e/ou de pesquisa nas universidades estaduais ou legalmente reconhecidas. Confira a lista de instituições no site do Ministério.


Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo.

WILLIAM SHAKESPEARE

Quem está apto para ganhar uma bolsa de estudos na Itália?

bolsa_de_estudos_na_italia_4


Embora o nosso Brasil é um dos países estrangeiros que está na lista de beneficiários, não siginifica que tem para todos mundo.

Por isso, as bolsas de estudo na Itália são bem distribuidas e existem critérios para conseguí-las. Ou seja, brasileiros podem concorrer as vagas. Para saber quais outros países estão na lista de contemplados, clique aqui, para baixar o PDF.

No entanto, os critérios variam a cada ano. E ainda, dependem do tipo de bolsa de estudo por exemplo, para curso de italiano ou um mestrado na Itália. Dessa maneira, é necessário ler o edital.


Para obter a bolsa de estudos na Itália preciso falar italiano?

Uma pergunta interessante! Por fim, será que precisamos falar o idioma italiano para conseguir uma bosa de estudos na Itália?

A resposta é sim, precisa.  Pois,  todos os candidatos a bolsa de estudos na Itália precisam ter um certificado que comprove a proficiência na língua italiana, pelo menos o nível B2. Então, se tem o sonho de morar na Itália, pode começar a estudar o idioma bem antes, ainda no Brasil ou onde quer que você esteja.

Por fazer parte da União Europeia, a Itália oferece alguns cursos universitários ministrados na língua inglesa. Se caso, você fizer a sua inscrição em algum curso que seja realizado integralmente em inglês, não será necessário falar italiano.

No entanto, é necessário ter a certificação para a língua inglesa, que no Brasil é fácil de se conseguir, muitas escolas de inglês oferecem o serviço.

Já para as disciplinas de língua e cultura italiana, é necessário apresentar o certificado de proficiência no idioma, de nível A2.   

Mesmo assim, frizamos leia sempre o edital, pois as regras eles podem mudar a cada ano.


Quais cursos dão direito à bolsa de estudos na Itália?

bolsa_de_estudos_na_italia

Logo que você decidir se candidatar a uma bolsa de estudos na Itália, é importante primeiramente, saber que tipo de curso você quer. E por fim, verificar quais deles dão o direito a bolsa. Nós preparamos uma lista para você:

  1. Cursos universitários de especialização / mestrado (2º ciclo) – uma vez que a sua graduação for concluída será possível ingressar nessa modalidade, mas precisará de um documento chamado declaração de valor, ele é expedido pelo Consulado. Para saber mais sobre esse documento, o Viver na Itália  lhe reservou maiores informações nesse artigo no nosso site. (estudar na Itália);
  2. Cursos de Mestrado Nível I e II e Doutorado – em ambos os casos, tanto para se inscrever como para concorrer a bolsa de estudos é necessário levar todas as certificações e documentos de acordo com a instituição que vai se matricular. Essas certificações podem variar de universidade para outra. Fique atento;
  3. Projetos de estudo co-supervisão – para essa modalidade de curso, a bolsa poderá ser concedida para a pesquisa no Conselho Nacional de Pesquisa (CNR), o Instituto Nacional de Saúde ou outras instituições State Universit;.
  4. Escolas voltadas para Especialização – neste caso, para se candidatar a uma bolsa de estudos na Itália em uma escola de pós-graduação terá de levar todos os documentos e certificações exigidas pela instituição.


Em resumo, vale lembrar que os cursos de pós-graduação voltados para as disciplinas médicas estão excluídos dessa modalidade.

Além disso, a bolsa de estudos na Itália dura de seis a nove meses, podendo ser renovadas pela instituição de ensino, de acordo com a necessidade do aluno.


Como me inscrever para estudar com uma bolsa de estudos na Itália?

As inscrições devem ser feitas no portal da universidade escolhida ou também na página oficial do Ministério.

Entretanto, para se inscrever nesses cursos é necessário pagar uma taxa. Para os estudantes estrangeiros que se beneficiam de bolsa de estudos anual do Governo italiano no contexto dos programas de cooperação para o desenvolvimento e acordos culturais e intergovernamentais e programas executivos científicas e afins é possível tentar a isenção da taxa de inscrição.

E ainda, nos demais anos letivos, a isenção é sujeita à renovação da bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Todavia, algumas universidades, contudo, podem não conceder essa isenção.


Como saberei se ganhei minha bolsa de estudos na Itália?

Enquanto você espera o resultado bate aquela anciedade. quem nunca, não é? Porém tudo passa quando finalmente o resultado chega.

Logo após a seleção, a representação diplomática competente, neste caso pode ser o Consulado italiano ou embaixada no Brasil, irá publicar uma lista com os contemplados com a bolsa de estudos na Itália e quem ficou na lista de espera no site oficial.


Conheça algumas universidades italianas que concedem bolsa de estudos na Itália

  1. Università degli studi di Bologna;
  2. Università degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale (nuova)
  3. Università della Calabria (nuova)
  4. Politecnico di Milano
  5. Commerciale Luigi Bocconi di Milano
  6. Università degli Studi di Milano
  7. Università per Stranieri di Perugia
  8. Università degli studi di Roma Tor Vergata
  9. Università Roma Tre
  10. Università per Stranieri “Dante Alighieri” di Reggio Calabria
  11. Università per stranieri di Siena
  12. Politecnico di Torino
  13. Università degli studi di Torino
  14. Università Ca’ Foscari di Venezia
  15. Università degli Studi della Tuscia – Viterbo

Entretanto, vale salientar que as inscrições geralmente se encerram em maio, fique de olho nos prazos!

Claro que, a informação acima pode variar de acordo com cada instituição, então se informe direitinho no site, por e-mail ou por telefone. Entretanto, caso você estiver a morar na Itália, pode verificar pessoalmente na secretaria da Universidade. Não deixe essa oportunidade passar!

Dicas para conquistar sua bolsa de estudos na Itália

Deixe-me lhe dar as últimas dicas de como conquistar a sua bolsa de estudos na Itália. Mas antes disso, gostaria de saber se ficou claro até aqui? Se não volte e releia o texto atentamente.

bolsa_de_estudo_na_italia_11
  • Certifique-se na secretaria internacional da instituição de ensino escolhida quais são os pré-requisitos para ser admitido e veja se atende todas as qualificações antes de fazer sua inscrição;
  • Entenda bem o edital, lá tem praticamente todas as informções que você precisa saber;
  • Fique atento às datas para inscrição e para a entrega das documentações necessárias, não deixe tudo para o prazo final;
  • Pesquise sempre! As instituições oferecem uma diversidade de tipos de bolsa de estudos na Itália, fique ligado para não perder a oportunidades de encontrar a ideal para você!


Agora que já sabe como conquistar sua bolsa de estudos, faça as malas e venha morar na Itália! Desejamos boa sorte nessa nova fase e bons estudos!

estuda_na_italia_23

Saiba como funciona o sistema de ensino na Itália

Leia agora!

Nota


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor nos enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Estudar na Itália o guia completo – do maternal a universidade italiana

Total
0
Shares
0 Like
0 Tweet
0 Pin it
0 Share
0 Share
0 Like
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like