Estudar na itália

Estudar na Itália

São muitas as pessoas que sonham em estudar no exterior, justamente para agregar um valor a mais o currículo, ter um aumento de salário ou melhores oportunidades quando voltar ao Brasil. Estudar na Itália pode ser uma opção pois abre muitas portas.

Você tem interesse em estudar no país da pizza? Bem, se você está lendo este artigo é que pelo menos pintou uma curiosidade, não é?

Tenho uma ótima notícia para te dar. Aqui no Viver na Itália você vai ter tudo o que precisa saber sobre a terra da botinha. Inclusive no que se refere a como estudar na Itália.

Neste site você vai encontrar conselhos práticos e explicação sobre como tudo funciona.

No fundo, escrever para você me faz lembrar a minha chegada a Itália. Já tinha internet, mas não blogueiros e todas essas informações. Imagina?

Então, eu entendo bem o que você passa quando pensa em estudar fora. Entendo a vontade e desejos de melhorias, de agregar valor a vida profissional. E entendo mais ainda o frio na barriga que dá na gente na hora de enfrentar o novo, de enfrentar outros desafios em terras estrangeiras.

E por isso resolvi expor tudo o que aprendi ao longo desses anos disponível para você em um só lugar.

Então, o que tenho para te dizer hoje é que VOCÊ TEM MUITA SORTE. Acredite!

Informações iniciais

Para os brasileiros que estão fazendo planos de estudar na Itália, antes de mais nada é importante conhecer as diferenças entre o ensino no Brasil e como é a educação em terras italianas.

O ensino público na Itália é muito bom. Podemos comparar com o que era o ensino público no Brasil em tempos de ditadura militar, ou seja, ótimo.

Existem dois tipos de escolas: Scuola dello Stato e Scuola Paritaria (escolas particulares que participam do sistema de ensino público).

O orgão que faz a gestão da escola e do ensino é o Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca . Seria como o Ministério da Educação no Brasil.

Para facilitar, separamos as modalidades desde o maternal até o doutorado. Fique antenado e veja o que é necessário para realizar o sonho de estudar na Itália! Preparado para fazer às malas?

“O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana.” 

François Guizot

Como é estudar na Itália?


Saiba tudo sobre o sistema de ensino italiano do maternal as universidades italianas

A princípio, para você saber mais detalhes sobre como estudar na Itália o importante é você entender como funciona o sistema educacional italiano.

Eu fiz um guia explicativo do maternal até as universidades italianas. Assim se você for pai ou mãe vai poder tirar todas às suas dúvidas antes de matricular a criança em uma escola italiana.

E se você tá pesquisando estudos universitário para você. Primeiramente, é interessante você ler tudo o que escrevi aqui, dessa maneira, poderá entender a lógica do sistema educacional. Como também, compreender melhor como funciona tudo nas universidades Italianas. Desde a graduação, pós-graduação stricto senso, mestrado na Itália e até mesmo o doutorado.

Existe sim alguns detalhes que fazem diferença. Logo, fique atento para não se perder.

E aí você tá tudo pronto? Vamos começar? Simbora…

Estudar na Itália: o pré-escolar

Duração: 3 anos

Instrução: não obrigatória

Primeiramente, no caso em que você tenha criança pequena, para estudar na Itália é necessário entender bem essas duas fases: o asilo nido que seria o nosso maternal e a scuola della’infanza que seria o equivalente ao jardim da infância brasileiro.

Asilo Nido, o nosso maternal

De 4 meses a 3 anos.

Antes de mais nada, você sabe que no Brasil, assim que acaba a licença maternidade da mamãe, já é possível matricular o bebê de quatro meses na creche municipal ou em escolinhas particulares – o chamado maternal.

Assim também, estudar na na Itália, pelo menos nesse período da vida escolar funciona da mesma maneira.

O maternal é chamado asilo nido, recebe crianças de quatro meses até três anos de idade. Dependendo da cidade ou região, a faixa etária para a entrada pode variar de três a seis meses de idade.

Uma curiosidade!  Antes de mais nada, é interessante entender que o início do ano letivo, no Brasil geralmente as aulas começam em fevereiro. Ainda, temos as férias de julho e o recesso no final do ano entre dezembro e janeiro. Diferentemente, estudar na Itália inicia em outro período. Em em síntese, o período escolar começa em setembro e termina em junho. Sabendo disso, é bom ficar de olho para fazer a inscrição do seu filho entre os meses de fevereiro a junho.

O que você precisa saber sobre o Asilo Nido:

  • Para inscrever seu filho no maternal, é necessário já ter um endereço fixo, ou seja, já morar Itália.
  • O período das aulas também varia de região para região e podem ser de período integral, meio período ou horários alternativos como das 8h às 16h.
  • Há maternais públicos e particulares na Itália, a diferença é que mesmos nos públicos os pais precisam pagar uma contribuição.
  • O valor pode ser pago pode ser dividido de 8 e em até 10 vezes, como se fosse uma mensalidade.
  • Esta contribuição é baseada no chamado ISEE – Indicador Equivalente de Situação Econômica, que varia de região para região da Itália.
  • O valor varia de mil euros no sul da Itália a 500 euros no norte. Ou seja, não é barato custear a creche na Itália.
  • Para as famílias que se enquadrarem com a renda mínima esse valor cai para até 150 euros.
  • Depois de fazer a inscrição, os pais passam por uma entrevista para que seja avaliada a real necessidade da criança conseguir uma vaga no maternal.
  • Mães que não estão trabalhando tem menos chance de conseguir uma vaga. Isso porque para as mães que não trabalham fora podem cuidar dos filhos.
  • Famílias que possuem renda mais alta também têm menos chance de conseguir uma vaga. Pois a escola avalia que podem pagar uma escola particular.


Como matricular a criança na Itália:  no asilo nido

Sabendo das informações acima, vamos aos documentos necessários para matricular seu filho no maternal:

  1. Certidão de nascimento;
  2. Documento de identidade e código fiscal de todos os familiares que moram com a criança;
  3. Comprovante de trabalho dos país;

Você sabia que na a Itália:

  • Para quem tem cidadania italiana é mais fácil conseguir emprego, pois se salta a fase burocrática do visto;
  • made in Italy é valorizado e conhecido em âmbito internacional;
  • O território italiano mistura tradição e modernidade e por isso todo dia é uma oportunidade para aprender coisas novas e se melhorar profissionalmente.
  • A Itália é a 8ª economia do mundo;

Scuola della’infanza o scuola materna o nosso Jardim de infância como é estudar na Itália

De 2 anos e meio a 5 anos.

Instrução: não obrigatória

Depois que sai do maternal, a criança dos 2 anos e meio aos 5 anos que está estudando na Itália frequenta a pré-escola.

Na Itália, esse período a criança passa a estudar na Escola de Infância (scuola della’infanza o scuola materna).


O que você precisa saber sobre
estudar na Itália na scuola della’infanza o scuola materna.

  • Assim como no maternal, esse período escolar ainda não é obrigatório.
  • Corresponde ao jardim da infância brasileiro.


Como matricular a criança na Itália: na scuola della’infanza o scuola materna

As exigências e condições para matricular seu filho no jardim de infância são as mesmas do maternal.


Scuola primaria ou Scuola elementare, equivalente ao ensino Fundamental brasileiro

Duração: 5 anos

Instrução: obrigatória

Então, continuando… só a partir dos 6 anos que o ensino é obrigatório na Itália e os pais podem até serem presos caso a criança não frequente a escola ou pagarem altas multas.

Para quem já está na fase do fundamental, estudar na Itália, é bem similar do Brasil nessa fase.

O que você precisa saber sobre a Scuola primaria ou Scuola elementare:

  • Scuola primaria ou Scuola elementare, corresponde ao nosso ensino fundamental 1 (do primeiro ao quarto ano). Mas na Itália esse período é de 5 anos;
  • É dividida em três ciclos, um único ano e períodos de dois anos;
  • É gratuita;
  • Os pais precisam pagar a taxa da mensa aprox. 30 euros por mês;
  • A criança almoça na escola;
  • Se o pai optar é necessário pagar outros opcionais como: serviços de pré-escola e brincadeiras que acontecem no final da tarde;
  • Carga horária de 27-30 horas semanais;
  • São duas professoras uma pela manhã e outra no período da tarde.


Como matricular a criança na Itália: Scuola primaria ou Scuola elementare:

Para estudar na Itália na escola elementar é fácil. Logo, basta fazer a inscrição é feita pelo site com exceção de alunos que deverão mudar de escola.

Curiosidade!

Até 1990 existia um só professor para o inteiro ciclo. Foi substituído com um grupo de professores (3 a 4 durante duas classes ou três classes), chamado módulo de ensino. Com a lei Moratti nasceu o tutor: a figura de orientação, aconselhamento, tutoria para cada aluno, a fim de alcançar um grau.


Scuola secondaria di primo e secondo grado, equivalente ao ensino fundamental II no Brasil

Duração: 8 anos

Instrução: obrigatória

É importante, conhecer a divisão do sistema de ensino: Scuola secondaria di primo grado (3 anos) e Scuola secondaria di secondo grado que dura 5 anos.

Scuola secondaria di primo grado, equivalente ao nosso antigo ginásio.

No Brasil esse é o nosso antigo ginásio. Nesse período, os alunos ficam dos 11 aos 14 anos e aprendem matérias como italiano, matemática, inglês e outra língua estrangeira, além de ciências, história, geografia, etc.

Vale destacar que, para os alunos que vão estudar na Itália, essa é a fase da Scuola secondaria di primo grado.

O que você precisa saber sobre Scuola secondaria di primo grado:

  • Corresponde do 5º ao 9º ano do do ensino Fundamental II Brasileiro;
  • O calendário semanal varia entre 29 e 33 oras;

O que faz parte do curriculo quando alunos da scuola secondaria di primo grado vão estudar na Itália para? Veja a divisão horária das matérias estudadas semanalmente:

  1. Italiano (5 horas); 
  2. História e Geografia que inclui cidadania e constituição (4 horas);
  3. Literatura (1 horas);
  4. Matemática (4 horas);
  5. Ciências (2 horas);
  6. Tecnologia (2 horas);
  7. Inglês (3 horas);
  8. Seconda língua comunitária (2 horas);
  9. Arte e Imagem (2 horas);
  10. Música (2 horas);
  11. Ciências motoras e esportivas (2 horas);
  12. Religião católica ou atividade alternativa (1 hora).
  • Além das matérias mencionadas acima o estudante ou as famílias podem escolher no máximo 4 horas de laboratórios facultativos


Como fazer a matricular na Itália: Scuola Secondaria di Primo Grado:

Para quem quer estudar na Itália na escola secondaria di primo grado, basta se matricular.  E para se inscrever é também online com exceção de alunos que deverão mudar de escola.

Curiosidade sobre a Scuola Secondaria di Primo Grado!

– Nasceu em 1695 com a unificação do ginásio;

– Até 2003 era chamada de escola média inferior;



Scuola secondaria di secondo grado  ou scuola superiore, para estudar na Itália no equivalente ao nosso Ensino Médio.

O antigo colegial no Brasil, ou Ensino Médio atualmente, são formados por 3 anos de estudo que antecedem à entrada na Universidade. Neste período, estudar na Itália é bem diferente do que o ensino brasileiro. Vamos explicar as diferenças:

A fase de Scuola secondaria di secondo grado  ou scuola superiore tem duração de 5 anos, diferente dos nossos 3 anos brasileiros e o aluno pode escolher três opções: o liceo, istituto tecnico ou istituto professionale. A faixa etária dos alunos é de 14 a 19 anos.

O que você precisa saber sobre Scuola secondaria di secondo grado ou scuola superiore

O jovem para estudar na Itália, é fundamental entender como é organizada a Scuola secondaria di secondo grado:

  • Liceo: Para os jovens que optam pelo Liceo há várias possibilidades de escolha, o clássico, cientifico, artístico, linguístico, de ciências humanas, de música e canto. Os italianos valorizam muito o liceo!
  • Istituto tecnico: Este é parecido com as nossas escolas técnicas do Brasil, os alunos poderão escolher entre as áreas: econômica e tecnológica. Existem várias opções de cursos como turismo, marketing, finanças e administração, mecânica, logística, informática, agricultura, moda etc. Logo depois de finalizar o curso, esses jovens estarão aptos a entrar no mercado de trabalho italiano. Assim como preparados para a universidade.
  • Institutos de arte: para jovens que prefiram fazer profissões voltadas para a arte como Arquitetura, Design de Interiores, Decoração, Artes Figurativas, Mídias audiovisuais e multimídias, Gráfica e Design.
  • Istituto professionale: Para os jovens que optarem pelo professionale poderão se aprofundar nas áreas de serviço e da indústria. Depois da formatura, os alunos do professionale também podem atuar no mercado de trabalho. Quem escolhe este estudo já pode obter a qualificação no 3º ano, desde que tenha continuidade até o 5º.

Como fazer a matricular na Itália: Scuola secondaria di secondo grado  ou scuola superiore, equivalente ao nosso Ensino Médio.

A inscrição é feita da mesma forma sempre online com exceção de alunos que deverão mudar de escola.

Curiosidade!

Todos alunos italianos independentemente do curso escolhido passam pelo esame di maturità – esse teste equivale ao nosso ENEM.

Sem o esame di maturità sem ele não é possível ingressar na universidade e nem exercer profissão escolhida no liceo, tecnico ou professionale. Pois, é com esse teste que é analisado se os conteúdos foram aprendidos e assimilados.

O exame é composto de 3 provas por escrito e uma prova oral. Justamente, é uma época de muito auê na vida dos adolescentes, pois é muita pressão e correria para passar.

Deu para você entender até aqui como funciona todas às fases escolares italianas? Está tudo claro para você?


Para quem é do Brasil é importante saber sobre estudar na Itália:

Se você vem estudar na Itália e está vindo do Brasil será necessário vir todos os seus documentos estudantis apostilados no Brasil. Contudo, é bom checar junto ao consulado italianos  mais perto de você.

Vale salientar, as traduções juradas podem ser feitas e apostilada no Brasil. Sendo também possível, para quem deseja economizar, fazer a tradução dos documentos apostilados na Itália.

No último caso, você evita ter que apostilar também a tradução dos documentos. Isso, te fará economizar uma boa grana.



O ensino superior como é estudar na Itália, nessa fase?

De antemão, já te falo que o ensino superior italiano é bem semelhante ao brasileiro. Mesmo assim, tem suas diferenças e para estudar na Itália evitando contratempos é fundamental entendê-las, não é?

Justamente por isso estamos aqui para lhe explicar tudo o que você precisa saber. É bom quando temos tudo que queremos saber na mão, não acha?


Universidade na Itália

Os cursos universitários são divididos em Laurea Triennale e Laurea Magistrale e são completamente diferentes do Brasil, neste caso não vamos conseguir comparar!

Na opção Laurea Triennale o curso tem duração de três anos, já na Laurea Magistrale a graduação é de cinco anos. Enquanto a primeira é mais voltada para o mercado de trabalho, a segunda opção tem a formação mais teórica e completa.

Mas quem opta pela trienale consegue ingressar em curso de pós-graduação e especialização sem problema nenhum.

Para os italianos ingressarem na Universidade é necessário ter 13 anos de educação anterior e ter passado pelo esame di maturità que comentamos anteriormente.

No caso dos brasileiros que não possuem os 13 anos exigidos pela universidade italiana geralmente, é necessário completá-los com mais 1 ano de estudo. Isso se você nunca fez faculdade no Brasil, basta 1 ano universitário que já vai poder estudar na Itália, matriculando-se em uma universidade italiana.

Para os brasileiros querem fazer faculdade na Itália esse é um assunto extenso que vale a leitura de outro artigo. O Viver na Itália já preparou um material sobre isso, para conferir, veja o link no final deste artigo.



Mestrado na Itália

Assim como a graduação, a pós-graduação na Itália, também conhecida como Master, é dividida em dois níveis: Master di I (primo) livello e Master di II (secondo) livello.

Quem optou anteriormente pela laurea triennale poderá cursar apenas o Master di primo livello, agora se fez o magistrale poderá cursar o master II.

Quem quer fazer mestrado na Itália precisa ficar atento para saber se a graduação que cursou aqui no Brasil atende as exigências para ingressar no master na Itália.

Sendo assim, a primeira providência a ser tomada é ir ao consulado italiano, e fazer um documento chamado dichiarazione di valore ou declaração de valor.

Apesar de ser considerado como mestrado na Itália, o Master seja de I ou II livello, não é considerado como mestrado no Brasil. Se você está querendo ter um título de mestrado que tenha validade no Brasil a dica é fazer a laurea Magistrale, isto é 2 anos a mais de uma gradução. Cada ano desse lhe dará 60 créditos.

Aí você se pergunta, mas esse master vale o que no Brasil? Ele vale como uma pós graduação.


“Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!”

Augusto Cury

Doutorado na Itália

O doutorado ou Dottorato di Ricerca, assim como no Brasil tem duração mais longa que o mestrado. E o curso de doutorado na Itália geralmente são três anos de curso. Você deve estar pensando: “pelo menos nesse é um ano a menos”, sim verdade é um ano a menos.

Outra similaridade é o número de vagas disponíveis são bem poucas, dependendo da área pretendida. E é bem concorrido o conseguimento de uma vaga.

Para saber mais sobre os cursos de doutorados e como fazer para entrar você precisa primeiro escolher a universidade e depois se informar sobre o processo.

Cada universidade possui suas próprias regras de seleção que também podem variar de curso para curso.

Recomendo ver o link das universidades italianas e escolher a sua: Estudar na Itália: lista de todas universidades da Italianas na Itália.


Como tirar o visto de estudante para a Itália?

Brasileiros podem visitar a Itália sem visto, apenas com o passaporte, porém a permanência é de no máximo 90 dias.

Para quem já tem a cidadania italiana não será necessário se preocupar com o visto de permanência. Quem ainda não tem e quer estudar na Itália será necessário tirar o visto junto ao consulado italiano no Brasil.

Deixarei no final do artigo uma sugestão de artigo para você saber se tem direito a cidadania italiana. Se você não tiver, não se preocupe. Existe várias formas de você morar na Itália legalmente como estudante. Deixo esses links também.

Assim ao chegar na Itália, de posse do visto de estudante no passaporte e o carimbo de entrada se fará o permesso di soggiorno, que nada mais é que um documento de permanência para estudar e ficar legalmente no país enquanto durar o curso.


Aqui no Viver na Itália no menu Imigração e Legalidade, você vai saber como fazer o permesso di soggiorno e outros detalhes.

Nesse ínterim, após se matricular no curso pretendido, os jovens que já estão estudando na Itália devem solicitar a renovação da autorização de residência para fins de estudo para a Polícia Imigratória (Questura) da cidade em que está morando com os documentos necessários.

Tais documentos variam caso a caso, então se informe antes certinho para não deixar faltar nenhum.

Atente-se que, é que as escolas pedem a carteirinha de vacinação para saber se está tudo Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem, inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.

Estudar na Itália: o resumo do sistema educacional italiano 

A fase pré-escolar (são de 5 a 6 anos) não é obrigatório – 3 anos de Asilo Nido e 3 anos de scuola materna; 

O primário (são 5 anos) é obrigatório – Scuola elementare 

Ginásio (são 3 anos) é obrigatório –  Scuola secondaria di primo grado 

Segundo grau (5 anos) e é obrigatório – Scuola secondaria di secondo grado  ou scuola superiore (a partir de estudos técnicos forma para o mercado de trabalho e a base teorica para a universidade) 

Tempo da fase universitária (3 a 5 anos) não é obrigatória – é dividida entre laurea triennale (3 anos) e a magisteriale 2 anos ( para quem quer completar a primeira). 


Como conseguir trabalho na Itália sendo estudante?

Agora que já sabe como estudar na Itália, chegou a hora de procurar um emprego na Itália também, não é?

Não se preocupe, eu preparei para você todas as dicas. Basta você ir no menu principal, no alto da página e clicar em Trabalhar na Itália. Lá preparei um guia todo especial onde você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas.

Para entender melhor veja: Como tirar o visto de estudante para Itália

Como fazer faculdade na Itália

Cidadania italiana quem tem direito?

tudo sobre mestrado na Itália.


Importante


Para imigrar bem seja por motivos de estudo ou de trabalho, estude todas as possibilidades. Isso amplia as suas chances de sucesso. Leia todo o nosso conteúdo, pois eu explico tudo o que você precisa saber

Dica Bônus

Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem, inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.

Nota:


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com