Bandeira da Itália: Descubra o seu significado na cultura italiana

bandeira_da_italia

Tricolor, uniforme e com uma história pra lá de interessante, a bandeira da Itália pode ser definida como um dos símbolos mais fortes do país das pizzas.

Portanto, utilizada para representar a república italiana no âmbito internacional, o verde, branco e vermelho da bandeira da Itália guardam significados que atravessaram séculos de acontecimentos que ajudaram a formar o que ela representa hoje.

Conheça parte da história que te faz entender melhor sobre a cultura italiana


As origens da bandeira da Itália

bandeira_italiana


Vamos descobrir as origens da bandeira da Itália, é hora de voltar no passado e descobrir as origens reais do símbolo máximo dos italianos. Como dito acima portanto, a Revolução Francesa teve grande influência no formato e cores que a bandeira da Itália tem hoje. Vamos descobrir o porquê.

No ano de 1796, foi fundada a República Cispadana. E adivinha quem foi o fundador? Ninguém menos que Napoleão Bonaparte. Pois foi neste Estado criado no dia 27 de dezembro pelo exército de Napoleão e, se visto no mapa da Itália, situado ao norte da península itálica, que a bandeira tricolor que conhecemos hoje como a bandeira da Itália, foi utilizada.


O fato aconteceu especificamente a partir do dia 7 de janeiro de 1797, na região Emília-Romana, quando a proposta do deputado Giuseppe Compagnoni, dentro do Parlamento da República de Cispadana ganhou voz, afirmando que a bandeira Cispadana de três cores (verde, branco e vermelho) seria universal. M

Na época, duas das cores presentes na bandeira tricolor eram inspiradas na bandeira da comune de Milão: o branco e o vermelho. O verde, por sua vez, fazia referência ao exército da guarda oficial de Milão.

A religião e a bandeira da Itália

bandeira_da_italia

Não se pode esquecer, todavia, que a Itália é um país religioso. Não é à toa que é lá que está o Vaticano. Por isso na esfera religiosa as cores da bandeira da Itália possuem outros significados que também devem ser levados em conta.

Neste caso as conotações têm relação com as três virtudes teológicas da Igreja Católica. O verde seria a representação da esperança, enquanto o branco faria referência à fé. O vermelho, não menos importante, está ligado à caridade.



Bandeira da Itália – suas cores

Impregnado na cultura italiana, o nome da bandeira da Itália para muitos italianos é il Tricolore. Mas, independente de como a chamam, o fato é que a bandeira é formada por três cores distribuídas de forma vertical e de mesma proporção. Primeiro vem o verde, à esquerda, em seguida o
branco, ao centro, e por fim o vermelho, à direita. Esse estilo é único e reconhecível em qualquer lugar.

Já que começamos falando das cores, vamos seguir neste caminho e descobrir, antes de tudo, qual o significado do tricolor italiano. Muito além dos costumes italianos, trata-se de algo relacionado à cultura italiana e até às tradições italianas.
A bandeira moderna da Itália, ou seja, a atual tem os significados direto de liberdade (representado pela cor verde), igualdade (simbolizado pela cor branca ao centro) e fraternidade (oculta no vermelho).
Ao analisar a bandeira da Itália por este aspecto de suas cores fica claro perceber que ela é inspirada na bandeira de outro país.

Você sabe qual? Pois quem achou que era a França estava certo. Na verdade a bandeira da Itália não tem influência somente do país francês em si, mas também da Revolução Francesa, onde o lema era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.  Você sabia disso? Interessante não é? Há quem ainda nege, mas dizem que essas são suas pátrias irmães.

Bandeira da Itália  ou a bandeira dos jovens italianos

bandeira_da_italia_3

Antes da inspiração na bandeira milanesa, porém, dois patriotas universitários estudantes da Universidade de Bolonha, Luigi Zamboni e Giovanni Battista di Rolandis, tentaram uma revolta contra o poder absolutista que tomou conta da cidade.

Os dois projetaram a combinação tricolor de verde, branco e vermelho no ano de 1794. O significado das cores seria branco e vermelho provenientes da cor das cidades de nascimento dos estudantes. Já o verde representaria a esperança, que foi perdida quando os jovens foram descobertos, capturados e executados.

Apesar de não haver uma unanimidade quando se trata do significado das cores da bandeira da Itália, em especial nesta época, muitos historiadores afirmam que o verde representaria os campos italianos, em outras palavras, a natureza do país.

o branco seria a neve presente nos Alpes, ao norte do território italiano. Por fim, o vermelho seria uma espécie de homenagem aos italianos que morreram nas guerras, representando o sangue dos mesmos.

Interessante ponto de vista não?

O formato atual da bandeira italiana

bandeira_da_italia_2

O formato atual da bandeira da Itália, no entanto, começou a ser utilizado em 19 de junho de 1946. Portanto definição oficial da bandeira só aconteceu no dia 1 de janeiro do ano de 1948.

O formato que é usado hoje em dia foi adotado antes disso, logo após a Segunda Guerra Mundial, que teve fim em 1945. Na época o povo italiano foi até as urnas votar. Além disso o plebiscito queria saber a preferência de governo que administraria o território italiano. Seria monarquia ou república?

Pelo fato de a população italiana estar descontente com o modelo de monarquia, uma vez que este acabou por ficar ligado ao regime fascista, a maior parte dos italianos votou a favor da instauração de uma república democrática na Itália.

Bandeira da Itália e a seleção italiana de futebol

Mas e a camisa de futebol da equipe nacional da Itália? Ela não é tricolor e nem ao menos possui uma das três cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho). Uma coisa, no entanto, é certa: se a bandeira da Itália tem vários significados possíveis, a cor da camisa nacional tem só um.

A camisa azul que entra em campo com os jogadores italianos de futebol é uma homenagem ao Conde Amadeus VI, que foi conde de Saboia entre os anos de 1343 e 1383. Mas, foi no dia 20 de junho do ano de 1366 que o Conde Amadeus VI saiu para ajudar o imperador bizantino João V Palaeologus e decidiu que junto da bandeira utilizada teria um xaile azul.

Nota

Para saber outras curiosidades da Itália vale conferir dois artigos sobre o tema. Com o mesmo nome, eles são a continuação um do outro e trazem várias informações interessantes – e desconhecidas – sobre a terra da botinha, a cultura italiana, as tradições italianas, a culinária italiana e muito mais. Basta acessar o artigo Curiosidades da Itália.


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Total
1
Shares
0 Like
0 Tweet
1 Pin it
0 Share
0 Share
0 Share
0 Like
0 Share
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like