Quando pensamos em cultura italiana, muita coisa surge pela cabeça: moda, diversão, arte, boa comida, história, férias e muito mais!
Aqui, vou te mostrar muito além dos clichês que o todo mundo conhece sobre este país maravilhoso.
Hoje a Itália ocupa a 23º posição entre os países mais populosos do planeta. Justamente, com aproximadamente 60 milhões de pessoas que fazem o país ser lembrado da melhor forma possível. E foi na época do Império Romano que a cultura italiana floresceu e é uma marca sinônimo da história do mundo em muitos aspectos.
Assim, nós brasileiros somos a prova viva de disso. Afinal essa cultura tão dominante também influenciou a nossa. Quem não conhece um descendente de italiano no Brasil? Qual a família não faz aquela macarronada, lasanha ou pizza?
E os brasileiros só confirmam tudo isso. Afinal, essa cultura tão dominante também influenciou a nossa. Quem não conhece um descedente de italiano no Brasil? Qual a família não faz aquela macarronada, lasanha ou pizza?
Nesse ínterim, recomendo a você conhecer a fundo um pouco mais da Itália, haja vista as nossas raízes culturais. Só assim, poderemos entender não só o panorama italiano, mas também, tantos dos aspectos do povo brasileiro onde a cultura italiana se faz, em alguns casos, predominante.
Além disso, quanto mais aprendermos sobre a cultura, história e tradições italianas, construiremos pontes firmes de entendimento mútuo.
Os costumes italianos são bem diversificados e nos trás muitas surpresas de um povo alegre, culto e que sabe aproveitar os bons momentos da vida. Ah! Os vinhos italianos… você já os experimentou?
Então, vamos desvendar juntos os segredos das tradições italianas! Preparado (a)?
Para saber mais sobre a cultura italiana
Antes de mais nada, visitar o país e experimentar sua cultura é uma coisa empolgante. No entanto, mudar-se para lá e morar na Itália como um imigrante traz novos desafio. Assim, é hoje a realidade de muitos Brasileiros na Itália.
Sob o mesmo ponto de vista, a integração em um outro país pode levar algum tempo, as vezes anos.
Todavia, não falo de ir se acostumando apenas com as diferenças culturais. Mais também, com outros aspectos como a cultura empresarial, uma etiqueta social específica e muitos outros detalhes que necessitam ser entendidos.
Porém, muita gente diz que a cultura italiana é muito parecida com a nossa. Certamente, em alguns aspectos é, mas quando falamos de morar na Itália conseguimos perceber à distância em tais similaridades.
Por isso, resolvi criar este guia definitivo sobre a Cultura Italiana. Aqui você vai encontrar dicas úteis, que vão te ajudar a se adaptar rapidamente quando você for morar na Itália.
E caso você não pense em morar por lá, vai entender tudo sobre a Itália, no que tange a sua sociedade, costumes italianos e tradições italianas. Isso pode te ajudar no futuro, seja por motivos de negócios, viagem ou outro. Nunca sabemos o dia de amanhã não é mesmo? Vamos nessa?
Informações gerais
O mapa da Itália abrange uma área de 301.200 km2 que projeta-se no mar mediterrâneo. Ela é uma penísunla em forma de bota.
“Não è a toa que este é o país da moda, rsrsrsrs” ….
A sua geografia é muito vasta, cheia de ilhas como Sardenha, Elba e Sicilia e praias com um mar azul piscina. Além dessas, a Itália possui outras maravilhas.
Assim são os Apeninos, uma cadeia de montanhas localizadas no centro do país e que são destinos turísticos para quem curte esportes radicais como esqui.
Em termos de população os nascimentos diminuíram nas últimas décadas, como diz o Papa Francesco:
“Estamos vivendo um inverno demográfico”
O crescimento populacional declinou logo após a Segunda Guerra Mundial, com a industrialização. Posteriormente, na sociedade moderna, cobranças em termos de produção laboral parece ser uma tendência mundial. Hoje em dia, podemos perceber o medo de ter filhos e não conseguirem manter um bom padrão de vida.
Em contrapartida, a expectativa de vida, no país é bem alta. Inclusive, na Itália é normal conhecer velhinhos com mais de 100 anos de idade, tivemos várias joias rara dessas em minha família.
Sem dúvidas, este é um ponto positivo, se o povo vive tanto, significa que a qualidade de vida, serviços e alimentação também podem ser bons. Não é?
Costumo dizer que a Itália é altamente viciante e, embora os estrangeiros possam reclamar da burocracia ou do governo, a grande maioria não sonha em deixar o país e preferem infinitamente a vida na Itália a seus países de origem.
A cultura italiana é apaixonante. Já que, poucos são os países que oferecem tantas experiências inebriantes para a mente, corpo e espírito sem que a gente tenha que nos embriagar rsrsrsrsr.
Eu simplesmente AMO muito TUDO ISSO!
A origem do nome Itália
ITAΛΟΣ
Você já se perguntou o porquê da Itália se chamar assim? Existem muitas teorias em torno da etimologia do nome do País.
Primeiramente, falam que esse nome se origina de um rei que se chamava Ítalo que viveu há exatamente 16 gerações antes da guerra de Troia.
No entanto, outras teorias dizem que podem ter origens Africanas provenientes da cidade de Tala. Assim como, entendiam muito de agricultura ajudaram antigamente a região italiana a prosperar neste campo.
“A História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”
Cícero
“A História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade”
Não só, há quem diga que o nome Itália, tenha origem grega (Italói), etrusca e muitas outras.
A que mais gosto é a Semítica a qual afirma que o nome Atalo deu origem ao nome Itália, o termo significa “ Terra do por do Sol”. Bem, se o nome deriva ou não dos semitas, não sabemos.
Embora, sua origem seja incerta, temos certeza de que a Itália tem um dos “Tramonti” por do sol, mais bonitos do mundo.
O nome oficial, porém, só veio reconhecido pelo Imperador Ottaviano em 42 a.C.
A Capital Italiana
Roma = Romae
Algumas pessoas se fazem a pergunta “qual é a capital da Itália?”. Para quem ainda não sabe ela se chama Roma.
Inicialmente, a escolha como capital da Itália aconteceu de forma natural. Imediatamente, a cidade de Florença deixa o título para Roma no dia 21 de janeiro de 1871, logo após a anexação dos Estados Papais e assim como da unificação da Itália.
A cidade de Roma recorda a antiga grandeza e unidade da Itália sob o domínio romano e sua posição, hoje como o centro da Igreja Católica pela proximidade ao Vaticano.
Atualmente, Roma abriga a sede do parlamento italiano. E é o centro político do país. Além de ser o maior patrimônio turístico e cultural. Reúne muitos costumes italianos típicos locais.
Em termos de gastronomia, a Roma é uma riqueza para às tradições italianas, com seus próprios pratos e hábitos gastronômicos. Se você não veio ainda, que tal pensar em conhecê-la?
Cultura italiana e seus aspectos importantes
São encontradas em todo o país, convenções e diferenças culturais. E muitas vezes elas podem variar de região para região.
Na sua estadia ou moradia na Itália, é provável que você vá participar e descobrir algumas ocasiões. Assim como perceber que algumas tradições italianas e os costumes italianos mudam de região para região.
O importante é sempre mostrar respeito pela cultura italiana e ter vontade de aprender. Isso ajudará a evitar dissabores e permitirá que você se integre rapidamente à sua nova vida.
Tudo claro até aqui? Espero que sim.
Estilo de vida e valores italianos
Os italianos, é gente que sabe separar bem as coisas, trabalho é trabalho e diversão é diversão. Tem hora para tudo nesse país. E não arrisque chegar para almoçar depois das 14h00, você pode ficar com fome.
Então, essa história do “Dolce Far Niente”, isto é, “doçura de não fazer nada”, existe só em filmes. Ou melhor, o conceito é bem aplicado em agosto, quando você vê um país inteiro fechar suas portas porque às pessoas precisam sair de férias.
É algo bem interessante e estranho a primeira vista. Mas quem não gosta de relaxar um pouco, não é? Tirar férias é um costume italiano indispensável.
A verdade é que eles sabem aproveitar o momento e se concentra nos prazeres da vida. Carpe Diem!
Italianos, pelo menos até geração de Y é um povo muito trabalhador. Na tradição italiana, o segundo domicílio para alguns indivíduos é o local de trabalho. E isso diz muito sobre o povo.
Super vaidosos, eles não pecam quando o assunto é estilo e não perdem uma oportunidade para renovar o guarda-roupa. Tá na promoção?
E o mundo inteiro sabe o que é a moda italiana. Tenho certeza que você também conhece alguma marca de roupa famosa na Itália, não é? E não restam dúvidas de que a moda é parte da cultura italiana.
Entretanto, o povo italiano é muito tradicional, mas atualmente estão mais flexíveis abrindo espaço para o novo. Então, o equilíbrio entre tecnologia, inovação e tradições italianas formam um mixe excelente na sociedade.
O povo Italiano
O que dizer dos italianos? Em termos gerais é um povo acolhedor e alegre. Uma piada engraçada, refeições ao ar livre em lindas paisagens são costumes típicos deles que amam compartilhar as coisas boas da vida com os outros.
Geralmente, o povo do norte é mais fechado e muito comprometidos com o trabalho. E isso faz parte da cultura italiana local.
No entanto, com exceção de algumas regiões como a Emilia-Romagna onde também vivi. Lá eles sabem dividir muito bem às coisas. É um povo que trabalha muito, mas sabem se divertir demais. O proverbio para defini-los: “Una giornata senza riso è una giornata sprecata”.
“Um dia sem sorriso é um dia perdido“.
Em Roma e Milão o perfil das pessoas costuma ser solitário. Grupos de amigos se formam no jardim da infância e ficam para
toda vida.
Por isso, para estrangeiros “fazer parte de um grupo de amigos” é difícil. Porém, esse acesso entre adolescentes é facilitado.
Na cultura italiana, a glória está no coração e na alma de seu povo, que estão entre os mais sociáveis, generosos e hospitaleiros do mundo. A Itália é celebrada pelo:
- Modo de vida simples e descontraído;
- Relacionamentos pessoais calorosos e de longo período;
- Boas maneiras;
- Espontaneidade.
O povo italiano é pura energia e paixão pela vida, na Itália, nunca é entediante. E um dos costumes italianos é celebrar os feriados. Eles são os verdadeiros hedonistas, depois dos espanhóis, é claro.
E são orgulhosos pela sua culinária.
Tudo gira em torno de uma mesa.
Mas quem não gosta da comida italiana? Ela também é um modo de integração familiar.
Para os italianos a família é uma verdadeira instituição e sempre há bons motivos para serem celebrados juntos. Além disso, na cultura italiana a família é considerada um núcleo social.
Aspectos interessantes:
Curiosidades da Itália
Apesar de a Itália ser muito parecida com o Brasil, há muitas diversidades entre essas culturas e há costumes italianos de nos deixar de boca aberta:
- Há uma influência religiosa na educação das crianças. O mandamento “honrar pais e mãe” é quase uma lei. Tapinhas para educar também são comuns;
- A educação na Itália é um direito. Toda criança é obrigada a estudar e quando isso não acontece os pais podem ser penalizados pelo governo;
- Apesar de a educação ser obrigatória, o ensino superior na Itália não é muito procurado. Se comprarmos aos outros países da União Europeia. A maioria dos italianos, preferem iniciar a trabalhar cedo, então dão mais valor a cursos técnicos;
- Além disso a organização do ensino universitário não é flexível com horários. O estudante pode ter aulas em uma única semana em horários e turnos diferentes;
- É difícil conciliar os estudos universitários com uma emprego;
- A Itália é líder em alguns setores de instrução tendo cursos que ocupam o topo em níveis de excelência;
- Algumas universidades remontam aos tempos medievais como a universidade de Bologna e a universidade de Salerno, por exemplo
O Patriotismo
Mais que uma das tradições italianas, o patriotismo não está somente expresso na bandeira da Itália. E sim no orgulho de ser italiano. Embora, em alguns casos parece questão de vantagem, por exemplo, quando a Itália vai bem na copa do mundo. A lealdade a nação é muito viva principalmente nos emigrantes mais antigos, sobretudo aqueles que imigraram nos EUA.
Neste caso, o nacionalismo por conveniência é evitende, principalmente quando o estereótipo italiano facilita às parcerias comerciais. Por exemplo, ao abrir um restaurante italiano ou uma sorveteria em New York. A verdade é que desses que foram pouquíssimos são os que voltaram.
Contudo, em ambos os casos a nostalgia da terra natal é sobretudo é uma expressão geográfica. Mas não com o mapa da Itália e sim com uma parcela dele.
Isto quer dizer, os italianos possuem mais afinidade com o a região de proveniência do que com a Itália.
É muito comum você ver pessoas orgulhosas porque são Milaneses ou Sicilianos, por exemplo.
Claro que entre os italianos, o orgulho pela bandeira da Itália é muito grande. Principalmente quando os mesmos estão no exterior.
Podemos observar a bandeira tricolor expressa, nas vestimentas, sapatos e muitas vezes exposta na janela do quarto de hotel.
Não posso falar da bandeira da Itália esquecendo o Hino nacional, Fratelli d’Ialia. O mesmo é muito mais exaltado em eventos esportivos.
E a ligação dos italianos com a família vai além dos laços com a Pátria, a família faz parte das tradições italianas.
As diversas formas de dialetos
DAJE E DAJE PURE LI PICCIONI SE FANNO QUAIE (Prova e riprova anche i piccioni possono diventare quaglie).
Acima coloquei um exemplo de provérbio escrito em dialeto romano. E quer dizer ” é praticando que se aprender”. Você sabia que apesar da língua oficial do país ser é o idioma italiano. Há predominância de vários dialetos falados das diferentes regiões do país. Os mais populares são os dialetos:
- Romanos
- Napolitano;
- Friulano;
- Veneziano;
- Piemontês;
- Calabrês;
Além disso, na formação das suas regiões a Itália passou por diferentes processos imigratórios. Por exemplo você pode encontrar povoados inteiros onde as pessoas se comunicam em Albanês. Eu sei por essa você não esperava não é?
Quando me refiro dialetos no caso da Itália, alguns são verdadeiras línguas faladas por pequenos grupos. Muitas dessas, em alguns casos, não compreendidas pelos italianos provenientes de outras regiões. O Dialeto Siciliano é um deles o mesmo tem influências de povos como:
- Grego;
- Árabe;
- Latim;
- Italiano;
Além da cultura linguística herdada pela imigração, existe o fato de a Itália fazer fronteira com outros países. E por isso é normal encontrar lugares que falam alemão (Trentino-Alto Adige), esloveno (Trieste-Gorizia) e Francês (Vale de Aosta).
Importante saber! Apesar de existirem muitos dialetos, é o idioma italiano é aquele ensinado nas escolas, isto é a língua oficial do país. Mas os dialetos fazem parte das tradições costumes italianos.
Interessante, não achas?
A Família Italiana
A família na Itália é realmente uma instituição. Acho que esse é o ponto mais importante da sociedade, visto que apesar de tantas crises o país ainda se mantém forte e conjugado às tradições.
Algumas tradições italianas da família:
- Os encontros familiares são uma parte central;
- Eles geralmente, têm frequência semanal ou mensal;
- É comum debates e compartilhamento de notícias, incluindo fofocas também rsrsrsrs;
- Geralmente, as reuniões ou grandes refeições acontecem na casa da matriarca (La nonna) a avó, ou a mãe de família;
- Quando um casal se casa, os parentes dão somas de dinheiro ao invés de presentes;
- Pascoa e Natal é obrigatório ser comemorado em família;
- A mãe normalmente é a “comandante”, mesmo que o pai seja o agente financiador, porém, recentemente muitas mulheres são responsáveis por trazer recursos financeiros para o lar;
- É normal os pais darem uma casa aos filhos;
- Os mais simples, reformam a própria casa dividindo-a para transformá-la em outras para os filhos;
- As vezes, dois ou mais núcleos familiares dividem o mesmo teto;
- Os filhos demoram a sair da casa dos pais. É comum morarem até casar ou, em alguns casos até 40 anos de idade;
- Os filhos são muito ligados aos pais;
- Heranças são divididas igualmente entre filhos;
- Em cidades pequenas é natural famílias trabalharem juntas na sua própria atividade e as crianças crescem com o espírito empreendedor;
- Os laços de parentesco são muito fortes.
Não posso deixar de mencionar, há grande respeito com idosos, no centro-sul os filhos cuidam dos pais até o último dia de vida, seja com auxílio de enfermeiras ou não. Assim, o asilo é o último caso.
Já no norte, na maioria dos casos, é natural colocar os pais em asilos e fazer visitas esporádicas. Faz parte da cultura italiana por lá.
Outras curiosidades da Itália sobre parentesco
São tantas as coisas que nem imaginamos que acontecia ou acontece na Itália. Na questão do parentesco também há suas tradições:
- Você sabia que antigamente os casamentos eram arranjados?
- E que as mulheres tinha que trazer um dote para o casamento?
- As classes mais pobres tinham mais liberdade de escolha do que os ricos, quando o assunto era escolher a pessoa certa;
- Assim como no Brasil de antigamente, as famílias eram numerosas;
- Antigamente era normal um dos filhos permanecer solteiro para cuidar dos genitores idosos;
- Hoje o casamento é uma prática livre, inclusive pessoas do mesmo sexo podem morar junto.
- O divórcio era proibido e se tornou legal apenas em 18 de dezembro de 1970.
O cuidado com às crianças e a educação italiana
“Amore della mamma”
A super proteção impera quando se fala de crianças italianas. Geralmente, elas são muito mimadas e os pais fazem de tudo para mantê-las felizes. O importante porém é a criança não ter fome. Essa parte é bem interessante na cultura italiana, eles costumam não gostar de ver pessoas com fome, geralmente providenciam logo uma refeição. E com às crianças não é diferente, elas podem comer a vontade, a não ser que tenha algum impedimento alérgico.
Cuidados com o bebê!
“Atenção! Nunca brinque com bebês ou crianças estranhas”
Há um pânico ignorante no geral. A mídia hoje apresenta muitos casos de pedofilia. Então, se você for visto brincando com a criança de estranhos você pode ser taxado como um pedófilo (a). Além disso, os pais têm o cuidado para que seus filhos não sejam invejados. Então, nunca elogie demais uma criança. Eles também fazem rituais para afastar o mal olhado e perigos de seus filhos. Claro que essa prática nunca irão admitir.
Festas e feriados na Itália:
Na Itália há sempre um motivo para festejar, seja um feriado religioso, festival ou evento histórico, Há muitos festivais e feriados na Itália, veja os principais:
Capodanno (Ano novo) | 01 de janeiro |
Epifania | 06 de janeiro |
Dia dos namorados (San Valetino) | 14 de fevereiro |
Carnaval | data variável |
Dia da Mulher | 08 de março |
Unificação da Itália | 17 de março |
Páscoa | data variável |
Pasqueta | data variável |
Dia dos pais | 19 de março |
Liberazione | 25 de abril |
Dia do Trabalhador | 1 de maio |
Dia das mães | data variável |
Pentecoste | data variável |
Festa della Repubblica | 02 junho |
Ferragosto | 15 de agosto |
Todos os Santos | 01 de novembro |
Imaculada Conceição | 08 de dezembro |
Natal | 25 dezembro |
Santo Stefano | 26 dezembro |
As festas italianas populares são chamadas de Sagras, são bem animadas com muita música, comida italiana e vinho.
Fato curioso – na cultura italiana o mês de agosto, principalmente na semana vizinha do feriado de ferragosto é uma especié de férias coletivas onde literalmente o país pára. O comércio, correios e bancos fecham também. Esse sem dúvida é um costume italiano bem curioso. Pensa que estranho se o Brasil fechasse para o povo tirar férias?
Credits: Ph Maria Pia Zoffoli
Danças italianas
Que cultura italiana é rica história que inclui arte, arquitetura clássica, tradições populares e costumes, não é novidade para ninguém. Mas tudo inclui pontes que ligam as tendências atuais. Seja o seu folclore, a história e até mesmo às tradições artísticas.
Logicamente, na Itália não poderia faltar a dança que é um importante componente da cultura italiana. E quem não conhece a famosa Tarantella (Tarantula)? A mesma teve origem na Idade Média, e é provavelmente a música folclórica italiana mais conhecida.
Literatura italiana
Há uma série de textos italianos conhecidos, desde clássicos como a Divina comédia até os contemporâneos.
Muitos são leituras obrigatórias para qualquer pessoa interessada, cultura idioma da Itália e sua na história.
A comida italiana
Os italianos têm uma paixão por boa comida, esta consiste principalmente em massas dos mais variados tipos. Cada localidade tem a sua.
Eles são carnívoros assumidos e comem coisas que é jogado foram em outros países como caudas, cérebros e outros… Tudo, deve ser acompanhado de um bom vinho.
Nesse país tudo começa e termina na mesa. Na tradição italiana do bem comer às refeições se organizam da seguinte forma:
- Antipasti (entradinhas)
- Primo piatto (massa)
- Secondo piatto (carne ou peixe)
- Dolci ( a sobremesa)
- Digestivo (um licor, o mais famoso é o limoncello)
- Café para fechar com chave de outro.
No entanto, as refeições costumam ser longas, entre amigos podem varar a noite. Tudo nesse país começa e termina na mesa. A comida italiana vai muito além de “encher a barriga”, é socialização, curtir momentos com pessoas que amamos é uma verdadeira tradição. Comer nesse país é sacro e um verdadeiro evento. Eu simplesmente adoro, e você?
Já que estamos falando de comida italiana e vida social não podemos esquecer do BAR. Ele não é como os do Brasil (refinados ou decadentes), que somos obrigados a consumir bebida alcoólica. Não, na Itália não é assim.
Assim, pode ser também cafeteria. E um
costume italiano é tomar café da manhã (
Colazione) no bar. Geralmente, esta refeição é simples (café e croassaint doce) que são consumidos em pé mesmo próximo do balcão.
Diferente não é? Eu também achei quando cheguei aqui. Outro ponto interessante é que o bar é ponto de encontro para um aperitivo com amigos no final do dia. No norte essa tradição é mais forte.
Antes de mudar para a Itália recomendo fazer uma boa dieta, ao chegar você irá engordar, com certeza.
Cinema Italiano
Bem, este é um tópico importante na vida dos italianos. Quem não conhece nomes como Benigni, Fellini, Sofia Loren ou Marcello Mastroiani?
Foram muitos clássicos lançados na Itália. Além de outras obras hollywoodianas dirigidas no país. Talvez essa seja a razão das pessoas amarem filmes por aqui. O cinema sem dúvida faz parte das tradições italianas.
Moda Italiana
Ah! A moda italiana, quem não gosta não é? A roupa aqui valoriza sem dúvidas qualquer ser humano. E o estilo italiano é inconfundível.
Apesar da moda italiana reunir grandes marcas, com o passar do tempo a maneira dos italianos se vestirem está ficando mais relaxada e casual. Hoje em dia já não é uma maison que dita às regras da moda italiana, e sim as ruas.
Religião na Itália
Arquitetonicamente, as Igrejas e basílicas são abundantes e também atraem o turista, pois são verdadeiros monumentos.
O Vaticano um país independente denominado enclave, isto é, um país dentro da própria Itália, bem no coração de Roma. Não é novidade para ninguém que a religião predominante é o catolicismo romano.
A casa do Papa tem uma influência muito grande no território. Pois, 80% da população é formada pelos cristãos católicos.
O país desde sempre há uma pequena parcela de judeus, exatamente 2% da população. E também tem uma crescente comunidade de imigrantes muçulmanos. E juntamente com os agnósticos, protestante, ortodoxos, religiões orientais e ateus formam os outros 20% da população, segundo a Agência Central de Inteligência.
No entanto, o Kardecismo e Umbanda, apesar da comunidade brasileira ser ampla, a prática parece não ser muito atuante. Aqui no Viver na Itália você pode encontrar artigos que falam destas.
Na cultura italiana religiosa as procissões, fazem parte da cultura local. Há muitas festas religiosas que não só movimentam a economia, mas também é um ponto de encontro e descontração.
Também ir à igreja toda semana faz parte da tradição para as famílias mais devotas. Eles também possuem devoção por muitos santos. Há muitos santuários na Itália e relíquias dos santos, podemos destacar:
- Assis, a terra de são Francisco;
- Santuário do Padre Pio;
- Santa Rita, cujo santuário fica na cidade de Cássia;
- Santo Antônio que fica na cidade de Pádua.
Além disso, há a “mãe de todas as igrejas” a Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano.
Curiosidades Itália sobre a cultura italiana Religiosa
Na igreja católica as crenças sobrenaturais, muitas vezes, se misturam aquelas da antiguidade. Em lugares como a Sicilia, por ter sido colonizada por vários povos, há na religiosidade influências gregas e árabes misturadas com crenças populares espanholas. Tudo incorporado ao catolicismo local.
Nesse sentido, os Napolitanos e Sicilianos parecem muito, nesse sentido com nós Brasileiros. Eles acreditam por exemplo em mensagens através de sonhos e vários outros tipos de presságios, mau-olhado, e feitiços.
Ph: Leonardo Ramos
Alguns italianos também acreditam em vida após a morte. Consiste que os bons são recompensados e os maus punidos, isto é, a ideia de: céu, purgatório e inferno. Há uma crença em um lugar onde os pecados são expurgados, o purgatório.
É tradição italiana lembrar os seus mortos. Após um funeral, principalmente de idosos, é normal a família se reunir na casa do mesmo e fazer a divisão dos objetos pessoais em clima de lembrança e amor.
Assim como em nossa cultura, é claro que às tradições e festividades italianas são também influenciadas pela religião católica. Algumas são a Imaculada Conceição, Natal, Páscoa entre outros.
O respeito pelos mortos é esperado. O não comparecimento a um velório para um membro da família ou amigo é mal educado, desrespeitoso e pode ser um motivo para o fim do relacionamento, a menos que haja uma boa justificativa.
Há também as várias novenas, rituais de rosário e grupos religiosos. O Papa costuma parecer nas Quarta e Domingos para fazer celebrações para o povo.
As ações sociais
Existem várias iniciativas privadas e governamentais. Os projetos são numerosos e cuidam de várias problemáticas como pessoas sem-teto, órfãos, encarcerados, pessoas de baixa renda, adoção a distância, ações humanitárias na África e em países em situação de risco dentre outros. Atualmente existe muita atuação no oriente médio.
A igreja católica é profundamente atuante nesse setor e faz caridade fora e dentro da Itália. Outras instituições como a Cruz Vermelha Italiana, por exemplo, hoje muito envolvida com o acolhimento de refugiados no país.
Saúde na Itália
Desde a época medieval a Itália vem sendo pioneira na assistência médica moderna. Além do setor de pesquisa e desenvolvimento ser muito valorizado na Itália, juntamente com aquele farmacêutico.
Embora haja toda essa modernidade na área da saúde nem sempre foi assim.
Antigamente existiam os produtores de poções mágicas, os curandeiros e pessoas que curavam pessoas através do toque das mãos.
A cultura italiana no Trabalho
- Apesar das mudanças atuais, dentre os costumes italianos, o nativo, ainda considera o local de trabalho como domicílio;
- Antigamente as pessoas iniciavam a trabalhar em uma empresa e continuavam até a aposentaria. Era mais fácil fazer carreira. Hoje ainda é, porém, é raro este relacionamento a longo prazo devido às atuais políticas de contratação de empregados;
- A maior parte dos italianos estão empregados nos seguintes setores educação, administração, transporte, saúde, comércio, e serviços).
- Algo que pode não podemos deixar de mencionar é o horário. Na Itália o horário comercial é das 9h00 as 19h00 com pausa para almoço de 1h, geralmente;
- Fora dos grandes centros urbanos ainda existe a “siesta“, no caso italiano o “pisolino“, tudo fecha na hora do almoço e só abre às 16h00. Afinal o povo precisa descansar rsrsrsrs.
- Nas cidades pequenas e periferias normal a maioria dos bancos, escritórios e lojas na Itália fechem na hora do almoço. Tornando quase impossível a resolução das burocracias na folguinha para o almoço;
Contudo, a tradição italiana desse “slow-life-stile” ou “Dolce fa niente” é mudar. No início, quando eu cheguei era normal em Roma o comércio ser fechado aos domingos por exemplo. Hoje já não é assim.
Isso não faz muito tempo. As vezes, eu ia passear no centro de Roma e achava um absurdo as lojas fechadas com tantos turistas para comprar. A crise chegou e tudo mudou. Era hora não é?
Economia na Itália
O assunto é bem extenso, para te ajudar tentei fazer um resuminho apenas com os pontos principais.
Para entender melhor a economia da Itália é importante conhecer um breve panorama histórico. O país no passado foi colonizado por diferentes povos.
Por aqui passaram etruscos, tribos germânicas e judeus (esses são bem antigos nessa terra).
Já os fenícios, gregos, e africanos dominaram o sul. No Império Bizantino a Sicilia ainda foi invadida por saracenos, normandos e aragoneses. Em 1720 chegaram os Austríacos. A Itália é uma super mistura étnica.
E a sua geografia montanhosa ajudou a separar o território em estados independentes. E como essa autonomia política cada estado possuía autonomia suficiente para decidir sua própria economia interna.
Antes das guerras deste século, a tradição italiana da sua economia era trabalhar na lavoura e agricultura. Estes setores eram os que empregavam metade da população.
Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos italianos se afastaram das ocupações rurais para se engajar na economia industrial.
Política Italiana
Primeiramente, saiba que em 1861 foi o ano da unificação da Itália, antes os estados eram separados. A partir daí, ela teve apenas um monarca. No entanto, o atual status político de república, foi formado em 2 de junho do ano 1946. Mas somente em 1948 teve sua constituição proclamada.
Nesse sentido, o sistema de governo divide-se em judiciário, executivo e legislativo. No judiciário tem uma combinação eclesiástica com a lei civil. É há um Tribunal Constitucional que tem o poder de revisão sobre o judiciário.
Logo, o Poder executivo é liderado pelo presidente e pelo chefe de governo que é o primeiro ministro.
Contudo, houve algumas mudanças de governo desde ou final da Segunda Guerra Mundial. No parlamento há Senado e Câmara dos Deputados. E, ambas as casas elegeram e nomearam os membros escolhidos através de um sistema clássico de discussão proporcional e nomeados.
Os eleitores devem ter 25 anos para votar em senadores, mas apenas 18 em todas as outras eleições.
A política italiana sempre foi muito confusa e há muitos partidos. Os principais são:
- Partito Democratico;
- Força Italia
- Movimento 5 stelle
- Lega Nord
- Forza Italia
- Fratelli d’Italia – Alleanza Nazionale
- Sudtiroler Volkspartei
Mas, o que você precisa entender é que alguns são de direita, de esquerda, socialistas ou comunistas.E, existem muitos problemas sociais, controle do povo e instabilidade econômica.
“Algumas vezes, penso que a Itália se reflete em um dos seus símbolos mais marcantes, “A Torre de Pisa”, ela está lá inclinando-se, quase indo ao chão, mas uma força invisível a mantém de pé.”
Júlio Basílio – Cientista Político Ítalo-brasileiro
Mesmo assim, o País é é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por isso a Itália participa de muitas decisões políticas no cenário mundial.
A atividade militar é organizada do seguinte modo, o serviço militar obrigatório e às forças armadas tem como comandante o presidente do país.
Posto que, bem-estar social veio diminuindo ao longo das últimas décadas. Os vários programas, por pressão dos membros da UE, tiveram que ser “enxugados” com o objetivo de diminuir o déficit italiano. Por isso, tais mudanças afetam a aposentadoria, seguro-desemprego dentre outros benefícios sociais.
No entanto, comparada a países mais desenvolvidos a Itália ainda mantém a liderança em aplicação de alternativas para melhorar o bem-estar da sua população.
Burocracia, faz parte da cultura italiana
Talvez seja esta a parte mais chata da Itália. Porém, temos que admitir que a burocracia faz parte da cultura italiana e é sem dúvida um aspecto negativo do país.
Nesse sentido, quando falamos em tirar uma manhã para resolver uma questão ou pegar um documento em uma repartição pública, geralmente é muito dificultoso e burocráticos. E muitas vezes para resolver qualquer coisa sem dar pelo menos 2 ou 3 viagens ao mesmo ou diferentes locais parece impossível.
Além disso, o perfil do funcionário público italiano, não todos claro, é de indisponibilidade.
Em outras palavras, alguns apresentarem um senso de desconforto quando perguntados de coisas óbivias do seu trabalho, parecem desinformados. Ainda, mostram desgostar de trabalhar e preferem fazer apenas o indispensável para o povo.
Por isso, nunca pense que estão te tratando com indiferença, porque você é estrangeiro. Os italianos são tratados da mesma maneira.
Italia x Brasil
Temos muitas semelhanças sim. E para finalizar vale relembrar que nós temos alguns pontos incomuns com os italianos, eles também amam: carros, futebol e fórmula 1, praia, assim como aquele drink com amigos.
Mas nem tudo é igual, lembre-se disso.
Dica Bônus:
Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem, inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.
Veja também:
Conheça às festas italianas
Saiba como é o aperitivo italiano
Bandeira italiana, descubra seu significado
Desvende hoje às curiosidades da Itália
Nota:
Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com