Quais as vantagens em possuir a cidadania italiana?

Quais as vantagens em possuir a cidadania italiana

As vantagens em possuir a cidadania italiana são muitas! Afinal, quem tem dupla nacionalidade acaba adquirindo os benefícios de ambos os documentos.

Para quem sonha em morar na Itália, saber como tirar o passaporte italiano é fundamental. Para isso dê uma conferida nos artigos presentes na dica bônus que deixaremos no final deste artigo.

Então, quem nunca sonhou em ter uma segunda não para morar? É sempre bom ter uma alternativa em tempos de instabilidade econômica. E porque não morar na Itália ou na Europa? Conseguir a cidadania italiana e obter finalmente o passaporte europeu?

Entre as principais vantagens em possuir a cidadania italiana estão:

  • Os direitos de moradia;
  • Facilidades para trabalhar na Europa;
  • Assistência médica;
  • Dentre outros …

Se você tem direito a cidadania italiana, terá tudo igual a quem nasceu na terra da botinha. Nada mal garantir o seu passaporte italiano, né?  Já que a dupla nacionalidade traz tantos privilégios, que tal ficar por dentro de uma lista deles?

quais_as_vantagens_em_possuir_a_cidadania_italiana_7

Antes de qualquer coisa vale lembrar que as vantagens em possuir a cidadania italiana vão além das linhas territoriais do país das pizzas. Além dos benefícios dentro da União Europeia, o documento italiano também pode ajudar na hora de ingressar ou até mesmo permanecer em lugares como os Estados Unidos e o Japão.

A verdade é que não importa se a dupla nacionalidade foi conquistada através da cidadania italiana por casamento ou ascendência. O que vale é garantir a sua dupla nacionalidade, e para isso basta conseguir um meio legal de tirar o passaporte italiano. Com o documento em mãos é hora de ficar por dentro das vantagens em possuir a cidadania italiana e, claro, morar na Itália de forma legal.

Veja, abaixo, uma lista com sete vantagens em possuir a cidadania italiana:

  1. Trabalho;
  2. Estudo;
  3. Insenção de visto;
  4. Estabelecimento de residência em outros países;
  5. Liberdade burocrática de trânsito;
  6. Benefícios legais;
  7. Saúde gratuita de qualidade;

1. Trabalho

Uma das maiores vantagens em possuir a cidadania italiana é quanto à questão do trabalho. Quem tem dupla nacionalidade e o passaporte italiano pode procurar emprego tanto no Brasil quanto nos países que fazem parte da União Europeia.

Além de aumentar (muito) as possibilidades de trabalho, as multinacionais valorizam bastante os funcionários que têm dupla nacionalidade. Outro ponto positivo neste quesito é que o currículo fica muito mais completo e irresistível.

2. Estudo

Outra grande vantagem em possuir a cidadania italiana é para fins de estudo. Muita gente sonha em estudar fora, especialmente na Europa. 

Para quem é portador do passaporte italiano este sonho pode se tornar realidade com muito mais facilidade.

Com a cidadania italiana a pessoa pode estudar legalmente nas instituições de ensino italianas e participar dos concursos públicos da Itália.

Além disto, estudar em outros países da União Europeia não só é possível como também dispensa a necessidade de visto.

Outro benefício é que a maioria das instituições de ensino da Europa cobram mensalidades com até 50% de desconto para estudantes europeus.

Para se animar com a ideia confira duas instituições renomadas na Itália: Bologna Business School e Meliusform Business School.

Veja também:intercâmbio na Itália

3. Insenção de visto

quais_as_vantagens_em_possuir_a_cidadania_italiana_12

Viajar para alguns países exige que o itinerante tire o visto, o que muitas vezes demanda tempo e dinheiro, além daquele medo de não conseguir o documento. Para quem é cidadão italiano, porém, a realidade é outra – e muito melhor.

Pessoas com cidadania italiana podem visitar qualquer país que faça parte da União Europeia sem o carimbo do visto no passaporte. Outros países que normalmente exigem visto para brasileiros, como Japão, Canadá e Estados Unidos, também não fazem essa exigência a cidadãos italianos.

E uma das vantagens em possuir a cidadania italiana é poder estudar nas universidades mais pretigiosas do mundo pagando menos. Porque o governo italiano possui vários acordos.

4. Estabelecimento de residência em outros países

Morar na Itália, seja em Roma ou qualquer outra cidade, também é uma das vantagens em possuir a cidadania italiana. Não só na Itália, aliás, mas em qualquer país da União Europeia. 

Com o documento italiano em mãos o cidadão pode adquirir residência fixa sem precisar enfrentar grandes burocracias, seja alugando ou comprando uma casa ou apartamento. Se comparado aos estrangeiros.

5. Liberdade burocrática de trânsito

quais_as_vantagens_em_possuir_a_cidadania_italiana_3

A locomoção é uma das tantas vantagens em possuir a cidadania italiana . Com o passaporte italiano as fronteiras ficam menores.

Isto quer dizer que ao desembarcar nos demais aeroportos do continente europeu os postos de alfândega não farão mais parte do roteiro.

Portadores do passaporte italiano também vão para uma fila diferenciada na hora do desembarque. A fila, neste caso, é a de cidadãos europeus, que é muito mais rápida e menos burocrática do que a dos demais turistas. Uma super vantagem em ter dupla nacionalidade, não é?

6. Benefícios legais

A dupla nacionalidade serve para fazer com que a pessoa portadora dos dois documentos possa usufruir dos direitos das duas nações em questão.

Quem mora na Itália e tem o passaporte italiano tem o direito cívico de votar ativa e passivamente nas eleições políticas, referendarias e administrativas.

 Essas pessoas também têm o direito de proteção diplomática uma das mais importantes vantagens em possuir a cidadania italiana. Tudo igual a quem nasceu na terra da botinha.


7. Saúde gratuita de qualidade

quais_as_vantagens_em_possuir_a_cidadania_italiana_11

Nesta lista de vantagens em possuir a cidadania italiana não poderia faltar a assistência sanitária.

Ter dupla cidadania e, principalmente, o documento italiano, faz com que a pessoa tenha acesso à assistência sanitária sem custo oferecida pelo serviço sanitário nacional (SSN).

Para finalizar, quem tem a cidadania italiana por ascendência, não precisa se preocupar com o futuro dos seus filhos e netos, pelo menos não em questões burocráticas.

Os ascendentes das próximas gerações terão o direito de adquirir o passaporte italiano igual os pais.

Se você for descendente de Italianos, não perca tempo! Saiba mais como fazer a sua cidadania italiana já! Veja os artigos na Dica Bônus.

Dica Bônus

Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.

Veja também:

Cidadania Italiana quem tem direito?

Como fazer a árvore Genealógica italiana

Documentos necessários para fazer a cidadania Italiana


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Total
0
Shares
0 Like
0 Tweet
0 Pin it
0 Share
0 Share
0 Like
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like