Passaporte italiano aprenda como fazer o seu

Passaporte Italiano e Brasileiro

Se você já conseguiu sua cidadania italiana, pode finalmente tirar seu passaporte europeu. Não confunda o passaporte italiano com a cidadania, pois são duas coisas distintas. 

Assim como no Brasil, o passaporte na Itália também é um documento opcional, ou seja, só tira esse documento quem pretende viajar para fora do país.

Então, agora que já tem sua cidadania italiana já está apto para tirar o passaporte e usufruir desse benefício.

Falamos que é um benefício, pois ter o passaporte italiano significa que você poderá entrar em outros países que fazem parte da União Europeia sem precisar passar pela imigração. Isso, é uma ótima vantagem?

Mas como tirar passaporte italiano? É isso que vamos explicar a seguir!

Aqui no Brasil, para tirar o passaporte precisamos agendar dia e local no mais próximo no site da Polícia Federal e comparecer no dia em alguma sede da Polícia Federal com a documentação em mãos, a foto e tirada lá mesmo, na hora. Já para tirar o passaporte italiano, esse agendamento deve ser feito no Consulado ou embaixada italiana. Se você estiver na Itália deverá ir até a questura (sede da polícia italiana).

Como tirar passaporte italiano no Brasil

Antes de mais nada, você deve fazer o agendamento online no site do consulado ou embaixada italiana. Neste momento dá para escolher o local mais próximo da sua residência.

Depois de agendar a data e local, você deverá comparecer levando os documentos necessários e seu passaporte brasileiro (capa azul) para depois ter a emissão do seu passaporte italiano (capa vermelha).

Passaporte italiano e Brasileiro juntos

A documentação pode variar dependendo de cada consulado, mas geralmente são pedidos os seguintes documentos para tirar passaporte italiano. O exemplo abaixo é do Consulado Italiano de São Paulo.

  • Preferência em conhecer bem o dentista e ter confiança no profissional;
  • Preencher o formulário com o pedido de passaporte e assinar.

Importante: o preenchimento e assinatura devem ser feitos na presença do atendente consular. É até melhor, pois em caso de dúvidas poderão te ajudar.

Documentos solicitados para fazer o passaporte Europeu (italiano) no Brasil

  • Duas fotos iguais com fundo branco e especificações de 45 mm de altura por 35mm de largura. Devem ter fundo branco, sem data e ser recente. ferência em conhecer bem o dentista e ter confiança no profissional;
  • Preencher o formulário com o pedido de passaporte e assinar.
  • Registro de identidade (RG) original mais uma cópia simples da frente e verso. Precisa ter menos de dez anos da data de emissão.
  • Comprovante de residência recente, menos de três meses, original e cópia simples.
  • Se tiver o passaporte brasileiro levar o original mais a cópia da primeira página.
  • Se for a renovação do seu passaporte italiano você precisará levar o antigo e a cópia das cinco primeiras páginas. Caso seja a segunda via por motivo de roubo, furto ou perda você deverá levar o boletim de ocorrência original.
  • Efetuar o pagamento das taxas consulares, nesse caso o consulado emite boletos para serem pagos no banco ou é possível pagar no débito em alguns consulados.
  • Levar um envelope plastificado para carta registrada e pré-selado para emissão do passaporte. Esse envelope é individual e será necessário um para cada passaporte que será emitido.
  • No campo de destinatário deve colocar seu nome completo e endereço. Isso vale até mesmo para os menores de idade, deve ser em nome da criança e não dos pais o envelope.
  • O remetente será o próprio consulado (Consolato Generale d’Italia a San Paolo, Avenida Paulista – 1963. CEP 01311-300)

Quanto custa passaporte italiano no Brasil

Bem, como na maioria dos países este documento não é muito barato. Para você tirar o documento italiano em solo brasileiro o valor atual é 116,00 €.

Como tirar passaporte italiano na Itália

Passaporte italiano na Italia

Se você está na Itália, para tirar seu passaporte italiano deverá ir até uma questura (sede da polícia italiana) e lá procurar pelo serviço de emissão de passaportes o ufficio passaporti. Chegando lá, deverá levar os seguintes documentos para dar início ao processo para ter seu tão sonhado passaporte europeu:

  • Tirar as fotos para o passaporte, na Itália são chamadas de fototessera e as medidas são 35-45 mm (não se preocupe, pois é um tamanho padrão). Devem ter fundo branco, sem data e ser recente. Você precisará de duas.
  • Preencher e assinar seu formulário de requerimento (existe aquele para menores e maiores de 18 anos)
  • Pagar as taxas para a emissão do seu documento
  • Depois de entregar os documentos e pagar as taxas no Ufficio Passaporti levará mais ou menos 20 dias para receber seu passaporte italiano.

Se você precisa de ajuda para fazer o seu passaporte, seja no Brasil ou na Itália consulte-nos

Veja também: quem tem direito a cidadania italiana

Solicitanto o passaporte italiano para menores de idade

Para quem tem filhos menores de idade

Se você é cidadão italiano ou cidadã italiana e possui filhos menores de idade, além de toda a documentação já mencionada aqui, o consulado italiano também exige o atto di assenso, ou seja a autorização de ambos os genitores para que o passaporte possa ser emitido.

O ideal é que os dois país estejam juntos no consulado italiano na hora de fazer a solicitação do passaporte italiano para os pequenos, assim essa autorização poderá ser feita lá mesmo, o que facilita bastante.


Caso um dos país não posssa possa comparecer, será necessário apresentar o atto di assenso em forma de autorização assinada e com reconhecimento de firma em cartório.

Coisas que você precisar saber sobre o passaporte italiano

  1. Tem validade de 10 anos para maiores de idade
  2. Tem validade de 3 a 5 anos a depender da idade
  3. A fotografia não pode ser de óculos escuros, boné, com fundo colorido, ou com posições do cidadão diferente daquela frontal.
  4. O passaporte é no mesmo formato daquele brasileiro, tem capa vermelha e possui 48 páginas
  5. Existe um microship com os dados do proprietário do passaporte que se encontra na capa. Por isso é importante estar atentos a conservação do mesmo. Se o passaporte italiano for conservado perto de imãs ou cartões de créditos o microship poderá se desmagnetizar.

Como renovar o passaporte italiano

É necessário levar o passaporte italiano antigo juntamente com a mesma documentação necessária para requerer o documento.

Quanto custa passaporte italiano na Itália

Quanto custa o passaporte italiano
  • valor atual é de 42,50 euros e o boleto de pagamento (ricevuta di pagamento del boletino postale) você encontra nos Uffici Postali
  • Ainda é necessário um selo telemático para passaporte (tipo uma marca da bollo) no valor de 73,50 euros
  • Para quem tem um emprego na Itália ou não tem tempo de ir buscar o passaporte italiano, basta informar na questura que deseja recebê-lo em casa. O serviço custa aproximadamente 9,00 euros.

Agora que já sabe como tirar passaporte italiano basta providenciar tudo e curtir viagens inesquecíveis pela Europa sem precisar se preocupar em passar pela imigração.

Outro benefício do passaporte europeu é poder entrar nos Estados Unidos sem o visto. Apenas com uma autorização de viagem é possível viajar para a terra do Tio Sam. Isso mesmo, o seu passaporte italiano te dá essa vantagem!

Observação: por mais que o cidadão italiano tenha a autorização de viagem para entrar nos Estados Unidos, o mesmo estará sujeito a decisão final do oficial de imigração presente na hora do desembarque.

Então, por mais difícil e burocrático que pareça, tirar a cidadania italiana para posteriormente conseguir tirar seu passaporte europeu, esse documento pode te facilitar muito a vida.


Porque vale a pena tirar o seu passaporte Europeu?

Passaporte europeu

Para você tem o desejo de morar fora do Brasil, estudar ou morar na Itália ou em outro país da União europeia.

Além de conhecer outras culturas, aprender a falar outros idiomas, aperfeiçoar seu inglês, você de quebra ainda pode conseguir um trabalho legalizado por ser cidadão italiano, ganhar em euros e ter a tão sonhada estabilidade financeira morando na Europa!

Ademais, ao tirar passaporte italiano você poderá viajar tranquilamente para os outros países da união europeia e aqui pode ser além de passeio.

Se numa dessas viagens você se apaixonar por outro país que faz parte da União Europeia, e decidir morar em outro país, você terá esse direito assegurado também, pois sua cidadania italiana te garante isso!

E se você você quiser viajar pelos Estados Unidos não precisará de visto e sim apenas de uma autorização de viagem chamada ESTA.

Por isso, não desista dos seus sonhos e boa sorte!

Dica Bônus

Cidadania italiana quem tem direito

Permesso di soggiorno à espera da cidadania

Conheça os documentos para fazer a cidadania italiana

Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem, inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.

Nota


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

You May Also Like