As inúmeras vantagens em ter dupla nacionalidade fazem com que aqueles que têm este direito queiram usufruir do mesmo o quanto antes. E saber como tirar a cidadania italiana no Brasil ou na Itália, pode ser uma solução para muitos problemas.
O importante é saber responder: cidadania italiana, quem tem direito? Não importa se é o caso de obter a cidadania italiana por casamento ou descendência. O que realmente vale é se informar sobre se você tem direito a tirar o passaporte italiano.
E para te ajudar a desvendar este mistério, caso você ainda não saiba se tem direito ou não a cidadania italiana, você pode ver está dica ao final deste artigo, após a sua leitura.
Índice geral para você
- Como tirar a cidadania italiana no Brasil: Veja o passo a passo.
- 1 – Envio do pedido de agendamento
- 2- Entrada na fila de espera:
- 3- Comunicação do pedido de entrega dos documentos:
- 4- Comunicação de término do processo:
- 5- Solicitação do passaporte italiano:
- O custo para fazer a cidadania italiana no Brasil
- Dica bônus:
- Nota:
O processo de como tirar a cidadania italiana no Brasil vamos te falar com riqueza de detalhes no decorrer deste artigo, já como solicitá-la na Itália, deixo um link no final deste.
É importante também ter certeza do direito à cidade italiana e saber como organizar sua árvore genealógica. Irei te ensinar tudo isso aqui no portal. Já para tirar a cidadania italiana no Brasil é importante o processo é dividido em cinco etapas.
Como tirar a cidadania italiana no Brasil: Veja o passo a passo.
Se você ler os artigos recomendados aqui no Viver na Italia estará por dentro de toda a documenteção que precisa para a tirar a cidadania italiana no Brasil. Uma vez que você estiver com todos os documentos e traduções em mão os passos são:
1 – Envio do pedido de agendamento
Para obter a dupla nacionalidade em território brasileiro a primeira fase do processo é enviar o pedido de agendamento para a entrega dos documentos. Esta etapa é feita através do consulado italiano no Brasil.
É preciso entrar no site do consulado que atende a sua região. Para isso acesse o link Cidadania Italiana: veja aqui qual é o consulado italiano mais próximo de você. Seja ele o do Rio de Janeiro, São Paulo, o consulado de Curitiba ou qualquer outro do território nacional, ao descobrir qual consulado se deve ir, basta procurar a sessão “serviços consulares”.
Entre as opções terá “cidadania”, que deve ser a escolhida. Irá aparecer a Ficha de Requerimento – formulário oficial que possibilita a apresentação dos documentos necessários para o processo ao consulado. Veja aqui: formulário de requerimento da cidadania italiana
Será necessário preencher todos os campos com os dados pessoais do requerente. É relevante informar o nome dos filhos menores de idade, assim como assinar o papel.
2- Entrada na fila de espera:
Após enviar o formulário para o processo para tirar a cidadania italiana no Brasil, o requerente estará automaticamente na fila de espera do consulado. É importante lembrar que essa espera não corresponde à entrada do pedido.
É o momento de aguardar para saber quando a pessoa precisará comparecer ao consulado, munida dos documentos necessários para tirar a dupla cidadania.
O requerente deve saber que o tempo de espera nesta etapa do processo pode variar dependendo do consulado.
3- Comunicação do pedido de entrega dos documentos:
Você irá receber pelo correio uma carta de convocação para comparecer em dia e horário determinados ao consulado italiano afim de tirar a cidadania italiana no Brasil. É nesta etapa do processo que o requerente precisará ter os documentos necessários para solicitá-la.
Sendo assim não pode esquecer-se de levar a certidão de nascimento do antepassado italiano (serve a certidão de batismo também).
Também se faz necessário estar com as certidões brasileiras de nascimento, casamento e óbito de todos os familiares da linha de ascendência.
Esses documentos precisam ser emitidos em segunda via e no formato inteiro teor pelos cartórios de onde tenham vindo.
É preciso levar a certidão negativa de naturalização do italiano da família. Vale ressaltar que todos esses papéis devem ser traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado e apostilados.
4- Comunicação de término do processo:
Essa etapa também exige paciência, pois mais uma vez é preciso entrar em uma fila para tirar a cidadania italiana no Brasil. É no quarto passo do processo que o consulado começa a analisar os documentos do interessado à dupla nacionalidade. As autoridades precisam ter cautela para checar se a pessoa realmente tem direito.
Quando tudo dá certo e todos os requisitos estão preenchidos, o requerente recebe, após alguns dias, uma carta em casa explicando a situação positiva para a continuidade do processo.
Nesta mesma carta a pessoa é informada de que as certidões de nascimento de casamento serão enviadas ao Comune na Itália, onde o antepassado italiano nasceu. É importante, pois é neste momento que as transcrições destes documentos são feitas nos livros de registro do Comune.
5- Solicitação do passaporte italiano:
Agora está mais perto do que nunca conseguir tirar a cidadania italiana no Brasil. Neste quinto e último passo do processo feito no Brasil a pessoa irá receber uma carta de finalização. A partir daí já é possível dar entrada no pedido de solicitação do passaporte italiano.
O requerimento do documento deve ser feito no site do consulado italiano. É preciso entrar de novo na área de “serviços consulares” e optar por “passaporte”. Desta forma a pessoa poderá ver todas as informações para isso, inclusive a lista completa dos documentos.
Depois de alguns meses de conclusão do pedido basta entrar em contato com o Ufficio di Stato Civile do comune na Itália e pedir o envio da certidão de nascimento ou casamento italianas. No caso de filhos menores de idade o pedido dos documentos é feito junto com os dos pais.
O processo para tirar a cidadania italiana no Brasil pode levar no mínimo 3 anos para ser concluído. Enfim, agora você já poderá morar na Itália legalmente.
O custo para fazer a cidadania italiana no Brasil
O custo atual é de 300 euros, esta é a taxa paga ao consulado italiano no Brasil, No entanto, vale ressaltar que você deverá considerar o custo das certidões emitidas no Brasil e na Itália e ainda os valores das traduções, apostilamento e busca de certidões e envios.
Dica bônus:
Quais são os documentos necessários para a cidadania italiana
Como tirar a cidadania italiana: aprende a fazer a árvore genealógica
Como tirar a cidadania italiana na Itália
Cidadania italiana, quem tem direito?
Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.
Nota:
Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália e no Brasil assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com