Como conseguir os documentos para a cidadania italiana

Você acha ou tem certeza que é descendente de italiano mas não sabe como conseguir os documentos para a cidadania italiana? Preparamos algumas dicas que vai ajudar você a dar os primeiros passos.

Quem sonha em morar na Itália ou já reside no país das massas tem bastante pressa de saber como conseguir os documentos para a cidadania italiana.

Afinal, viver legalmente em qualquer lugar que seja traz inúmeras vantagens. Para começar essa jornada vale a pena dar uma conferida no artigo que fala quais são os documentos necessários para fazer a cidadania italiana. Deixarei nas dicas bônus no final deste artigo.

Para ajudar nesta missão que, apesar de possível, pode levar tempo, outra dica é ler o artigo Como tirar a cidadania: aprenda a fazer sua árvore genealógica. Também estará nas dicas bônus.

Desta forma, metade do seu trabalho já terá sido resolvido. Se a cidadania italiana por casamento não for o seu caso, os antepassados italianos são sua esperança para ficar por dentro de como tirar o passaporte italiano e exibi-lo por aí.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 1

Após dar uma olhada nestes outros artigos que estão nas dicas bônus, será preciso ter em mãos alguns documentos dos antepassados italianos da família. Entre eles estão as certidões de nascimento, casamento e óbito do familiar.

Nem sempre, porém, esta é uma tarefa fácil. Mas tudo isso vale a pena na hora de garantir a sua dupla nacionalidade.

Se tiver dúvidas em saber quais os documentos para tirar sua dupla cidadania veja o artigo: Quais documentos necessários para fazer a cidadania italiana, link no final deste.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 2

Se o parente de origem italiana for alguém muito distante, a família pode não lembrar a cidade de nascimento do mesmo.

Nestes casos uma boa opção é tentar ver com os parentes mais velhos se eles se recordam da data de falecimento daquele ente querido e ir atrás de como conseguir os documentos para a cidadania italiana.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 3

Uma vez que na certidão de óbito vem escrita a idade com que a pessoa faleceu, fica mais fácil descobrir o nascimento.

Outra alternativa no caso de ter a certidão de óbito e não saber onde encontra-la, é verificar onde o italiano foi sepultado. A administração do cemitério poderá informar em qual cartório está o documento.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 4

Todas essas certidões (nascimento, casamento e óbito) são importantes, pois trazem com elas informações preciosas que vão auxiliar na hora de descobrir como conseguir os documentos para a cidadania italiana.

Além disto, as certidões de nascimento exibem os nomes dos avós da pessoa registrada.

Isto quer dizer que ao ter o documento de nascimento do filho do parente italiano, o interessado também terá acesso ao nome dos pais dele. E é claro que este detalhe irá ajudar bastante.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 5

Outra informação relevante é saber que no cartório onde está a certidão de casamento também é possível encontrar a Habilitação de casamento. Este segundo documento tem as referências necessárias perante a lei para que o casamento fosse validado.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 6

Mas, afinal, como conseguir os documentos para a cidadania italiana? Agora que você já sabe que precisa das certidões dos antepassados italianos, basta descobrir onde esses documentos foram emitidos.

É preciso fazer um pedido diretamente ao cartório da cidade onde o registro foi lavrado. A solicitação pode ser feita por telefone, caso não haja a possibilidade de ir até a Itália. Você pode contratar uma assessoria que faça isso para você.

Existe, todavia, a possibilidade de em alguma certidão ter escrito “Não consta” ou simplesmente “Natural da Itália”, o que não irá ajudar muito. Se isso acontecer não precisa se desesperar.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 7

No caso de o antepassado italiano ter tido irmãos, vale checar a certidão de nascimento ou óbito deles.

É importante, pois por serem irmãos, os locais de nascimento têm muitas chances de ser o mesmo, especialmente se aquele núcleo familiar sempre viveu no mesmo lugar.

Saiba como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 8

Assim como é sempre bom ter mais de uma alternativa. Por isso, outra possibilidade é averiguar nos registros das hospedarias que serviram de abrigo para os primeiros imigrantes.

Descubra como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 9

Também vale conferir as listas de passageiros dos navios que levaram os imigrantes até o Brasil no passado. Para isso clique neste link e vá direto para o site do Museu do Imigrante ou clique aqui para explorar o site Projeto Imigrantes.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 10

Por fim, se nada disso der uma luz sobre como conseguir os documentos para a cidadania italiana, não deixe de pesquisar em qual região da Itália o sobrenome do antepassado tem maior concentração de pessoas. E como fazer essa busca? Pelo site Gens.info.

Descobrir a região de onde vem o sobrenome do familiar italiano é importante, uma vez que assim será possível chegar até os registros e certidões deste parente.

Isto porque na terra da botinha as regiões são formadas por províncias que, por sua vez, são formadas por várias Comune (municípios). Cada região pode ter mais de cem Comunes* diferentes.

Com estas informações em mãos é hora de fazer um requerimento ao Arquivo da província correta e, finalmente, descobrir o nome do Comune onde o familiar italiano nasceu.

*termo abrasileirado.

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana: dica 11

O último passo, então, é pedir o documento (certidão de nascimento) ao Archivio di Stato do Comune ou a Paróquia do Comune, no caso de o parente ter nascido após o ano de 1871.

Já se os arquivos da Paróquia foram transferidos, o pedido deve ser feito para a Curia Vescovile. Agora você estará mais perto do que nunca da resposta para a pergunta: como conseguir os documentos para a cidadania italiana?

E viva a liberdade de poder viajar para Europa sem visto ou morar na Itália. E essa vantagem você vai conseguir com o seu passaporte italiano na mão. Corra atrás porque vale a pena. Ao longo dos anos ajudamos muitas pessoas a realizar esse sonho de ter a cidadania italiana.

Dica Bônus


Quais são os documentos necessários para fazer a cidadania italiana

Como tirar a cidadania: aprenda a fazer sua árvore genealógica

Permesso de soggiorno à espera da cidadania italiana, o que é isso?


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

You May Also Like