Aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana, é possível?

Aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana pode ser uma super vantagem na hora de economizar no seu processo de cidadania italiana. Mas se você ainda não sabe se tem direito a mesma descubra na dica bônus presente no final deste artigo.

Na hora fazer o passaporte europeu, não importa se você tem à cidadania italiana obtida por casamento ou ascendência  o importante é ter o processo pronto. Por isso nem pensa duas vezes e corre para ir atrás do que é preciso para ter a dupla nacionalidade garantida.

Afinal, poder morar na Itália legalmente e ainda ter todos os direitos iguais aos dos italianos traz (muitas!) vantagens. O processo, no entanto, pode demorar.

Por isso mesmo, no caso do direito por ascendência, saber aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana é fundamental.

Antes de descobrir como, de fato, aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana, é bom estar informado sobre como é feito o procedimento, tanto no Brasil quanto na terra da botinha. Para isso confira os artigos Como tirar a cidadania italiana no Brasil e Como tirar a cidadania italiana na Itália. Lhe mostraremos nas dicas bônus!

Aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana: Pasta Familiar

Antes de tudo vamos esclarecer o conceito de “pasta familiar”. Nada mais é do que aproveitar, dentro do possível, os documentos que algum parente que os tenha utilizado para pedir a cidadania italiana.

Quando isso acontece toda a papelada utilizada anteriormente pelo familiar fica arquivada em uma pasta daquela família no consulado (Brasil) ou Comune (Itália). Mas isso tem as suas limitações, explicaremos mais na frente.

É importante ressaltar que isso não quer dizer que a pessoa não precisará fazer mais nada para requisitar o seu pedido. Os documentos utilizados pelo parente que já conseguiu a cidadania podem ajudar, mas não resolver o processo de outro familiar.

Após essas visões gerais é hora de otimizar o tempo e aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana.

A primeira coisa importante é saber que na maioria dos casos ter um familiar que já passou por toda a burocracia de como tirar a cidadania italiana pode ajudar pouca coisa quanto à necessidade de um novo pedido de dupla nacionalidade.

Uma grande vantagem em não ser o primeiro da família a tirar o passaporte italiano é que você não vai precisar procurar os documentos, o que pode ajudar na agilidade do processo.

Será necessário, no entanto, descobrir onde o familiar fez todo o procedimento. Saber se o parente o realizou no Brasil ou na Itália também é fundamental.

Como aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana: Processo na Itália:

Para aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana, na terra da botinha é preciso saber que neste caso a pessoa precisa morar na Itália. Costuma ser, no entanto, um processo bem mais rápido do que quando é feito no Brasil.

Não se esqueça de que é preciso saber em qual Comune italiano o familiar fez a residência e deu entrada no pedido de cidadania. É relevante, pois caso a sua residência seja em outro Comune será necessário se informar no stato civile se é viável o aproveitamento da papelada. Em alguns casos os Comunes* fazem o trâmite entre si.

Ter contato com o parente que já tem dupla nacionalidade também é importante para aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana, uma vez que será preciso ter uma fotocópia de um documento de identidade italiano do mesmo.

Além disso, o familiar tem que autorizar por escrito e em italiano que a outra pessoa utilize os documentos já conseguidos por ele.

Em linhas gerais, para que seja possível aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana se faz necessário:

  • Que o parente seja próximo, ou seja, irmão ou primo direto;
  • Ter autorização por escrito do familiar de que ele permite a utilização dos documentos que ele usou no processo;
  • Morar na Itália no mesmo Comune onde o familiar fez o pedido de cidadania;
  • Saber ao certo a data do processo feito por ele, assim como o número de registro;
  • Que o reconhecimento da cidadania do familiar tenha sido feito há pouco tempo.

Neste, caso a limitação é se caso passar mais de um ano em que o seu parente fez a cidadania italiana no Comune, o melhor é que você leve toda a sua documentação completa. Cada Comune tem a sua própria maneira de administrar seus processos. Isto que dizer que um pode ser mais ou menos burocrático do que outro.

* os Comunes- abrasileiramos a palavra para facilitar o entendimento. A palavra italiana é Comune referente a município.

Como aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana: Processo no Brasil:

No caso de aproveitar os documentos de parente para a cidadania italiana no Brasil, a má notícia é que na verdade não vai adiantar nada já ter a documentação de outro familiar.

No Brasil os pedidos são individuais para maiores de idade, o que significa que a pessoa terá que conseguir todos os documentos de novo e entrar na fila dos processos.

Certo, isso é na teoria. Mas na prática se você conseguir falar com alguém do Consulado onde existe a pasta da família, você pode solicitar a procurar e ver a viabilidade do aproveitamento da documentação.

Quem for tirar a cidadania italiana em solo brasileiro vai precisar procurar um consulado italiano. Para isso veja o link Cidadania italiana: veja qual consulado italiano mais próximo de você na dica bônus. Desta forma você irá descobrir em qual unidade precisa ir. Entre eles estão o Consulado italiano do Rio de Janeiro e o de São Paulo.

É importante saber que os consulados exigem documentos recentes, que tenham no máximo um ano de data de emissão, além de precisarem estar no formato inteiro teor.

Apesar de ser preciso conseguir todos os documentos novamente perante o consulado, quem já tem um parente com a dupla nacionalidade pode conseguir cópia da papelada com esse familiar. Isso pode otimizar bastante o tempo de procura de todos os papéis.

Com as cópias em mãos a pessoa precisa ir até os cartórios onde as certidões foram emitidas e pedir novas vias no formato inteiro teor. E fazer as traduções juramentadas e apostilar.

Dica Bônus

Veja qual consulado italiano mais próximo de você

Como conseguir os documentos para a cidadania italiana

Quais são os documentos necessários para a cidadania italiana

Nota


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

You May Also Like