Cidadania Italiana

cidadania italiana passaporte europeu

Cidadania italiana, você já ouviu falar nela? A segunda pergunta é: Por que sair do Brasil e buscar ter a dupla nacionalidade? Bem, para muitas pessoas a resposta é fácil, pois se vai ao encontro a série de novas oportunidades como: conhecer outros países, ter oportunidade de melhor trabalho, estudo e, claro o direito reconhecido como cidadão da nova nação por ser descendente. 

Com a atual economia instável muitos brasileiros estão buscando dupla nacionalidade e mudando para outros países, por exemplo: a nacionalidade portuguesa.  Inegavelmente, por conhecer as vantagens de possuir a dupla cidadania, muitos desejam ser ter os próprios direitos como cidadãos reconhecidos em outros países.

E você agora está tendo a oportunidade de conhecer o passo-a-passo para solicitar a sua própria cidadania italiana.

A nacionalidade italiana pode ser adquirida por naturalização (casamento) ou nascimento (ius solis ou ius sanguinis por descendência). Porquanto, a mesma atribui deveres e direitos entre pessoas e nações, por se tratar de um vínculo jurídico.

Decerto, um dos critérios mais adotados pelos brasileiros é pelo nascimento no território do Itáliano.  Partindo desse contexto, muitos são os que possuem o direito a nacionalidade europeia.

 Já outro critério adotado é pela descendência, pois o Brasil por ser um país “novo”, recebeu muitos imigrantes Europeus nos últimos séculos. Inclusive imigrantes Itálianos. Por isso, alguns brasileiros podem sim conseguir ter um passaporte europeu.

Observação: para facilitar a gente abrasileirou o termo Comune

“Possuir dupla nacionalidade é ter oportunidades duplicadas”

Ercília Marques

Como requerer a cidadania Italiana?

cidadania italiana passaporte

A primeira etapa de como tirar a cidadania Italiana é saber se você tem realmente o direito a mesma.

E então, cidadania Italiana quem tem direito? É bem diferente da nacionalidade portuguesa!

Vale salientar,  nem todos que possuem descendência Italiana podem dar entrada ao processo. Outro ponto, ainda há maiores limitações na lei quando a transmissão é pela linha materna.

Alguns países, exigem que a comprovação de que o solicitante possua um grau de descendência mais próxima com o emigrado, outros não.

No caso da cidadania Italiana, não existe um grau de limite. Todos aqueles que possuem descendência Italiana podem requerer tal reconhecimento. Entre outros benefícios, os mesmos direitos de moradia, assistência médica e negócios que os demais europeus têm.

Outra facilidade para quem possui a naturalização Italiana é a possibilidade de trabalhar legalmente nos países da União Europeia. E gozar de todos os direitos trabalhistas desde férias até a aposentadoria.

Além dos benefícios dentro da União Europeia, a cidadania Italiana pode ainda facilitar tanto o ingresso quanto a permanência em outros países, como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão.

Mas, como fazer a cidadania Italiana? Uma das tarefas que pode dar um pouco de trabalho é a pesquisa pela árvore genealógica da família.

Tudo exige muito tempo, paciência e dinheiro. Todos esses tópicos são necessários para dar o ponta pé inicial no processo de reconhecimento da cidadania Italiana, mas o procedimento não é impossível.

Deus para enteder até aqui? Vamos adiante.


Passo a passo de como tirar a cidadania Italiana

  • Saiba antes de tudo se você tem direito a cidadania, leia no final o artigo: Cidadania Italiana quem tem direito; 
  • Fazer a árvore genealógica;  ler o artigo: como fazer a árvore genealógica;
  • Identificar se o seu caso é por linha materna antes de 1948.
  • Além disso, deve solicitar a certidão negativa de naturalização;
  • Buscar todas as certidões que comprovam a descendência Italiana (casamento, óbito e certidões de nascimento).  Veja a listagem de documentos necessários para fazer a cidadania Italiana no final desta página;
  • Fazer a retificação das certidões que necessitem.  Muitas delas  possuem dados como datas e nomes errados, fato que invalida o processo;
  • Traduzir todas as certidões. Uma vez que todos os passos acima forem feitos e a documentação estiver regularizada;
  •  Fazer em cartório o apostilamento;
  • Agora de posse de toda a documentação apostilada, é possível requerer o reconhecimento da cidadania:
  1. Junto a qualquer consulado Italiano. Se for fazer na Itália, Veja aqui qual é o consulado Italiano mais próximo de você. r mais caro. A mesma coisa acontece na Itália;
  2. Em qualquer prefeitura (comune) de alguma das cidades Italianas ou diretamente no consulado Italiano no Brasil mais perto da sua cidade.
cidadania italiana
  • Se você optar viajar para a Itália, você irá dar entrada ao pedido de cidadania diretamente no Comune da cidade escolhida.
  • Uma vez que a cidadania for reconhecida, o próximo passo é fazer a solicitação do passaporte Italiano.

Tudo claro até aqui? Se ficou alguma dúvida com certeza será sanada com o restante da leitura. Continuando…


Detalhes importantes de como tirar a cidadania Italiana

  • Para saber se tem direito a dupla nacionalidade é necessário: conseguir todos os documentos necessários para a viabilização do processo da cidadania.
    As certidões são: eferência em conhecer bem o dentista e ter confiança no profissional:
  1. Nascimento
  2. Casamento
  3. Óbito       
  4. Negativa de Naturalização
  • Quando você já tem a documentação: nos Consulados Italianos em solos brasileiros o processo para tirar a cidadania pode demorar até 10 anos.  Mas tudo depende do consulado escolhido.
  • A melhor opção para diminuir esse prazo é realizar o pedido diretamente na Itália.

Esclareça mais às suas dúvidas sobre como tirar a cidadania Italiana. Para saber como conseguir os documentos de seus descendentes Italianos acesse: Como conseguir os documentos para a Cidadania Italiana, o link encontra-se no final da página.


Regras sobre a documentação para a cidadania na Itália

cidadania_italiana
  • As certidões (precisam ser requeridas como Certidões de Inteiro Teor*);
  • O número de certidões necessárias se dá a partir do seu descendente principal, aquele mais próximo a você.

    Exemplo: se for o seu bisavô, será necessário todas as certidões dos descendentes Italianos presentes na árvore genealógica até chegar a você.

  • Todos os documentos utilizados no processo de Cidadania Italiana precisam ter uma validade mínima de 6 meses antes da entrada dos mesmos nos órgãos oficiais Italianos;
  • Toda a documentação necessária para o processo de tirar a cidadania Italiana na Itália ou no Brasil deverá ser traduzida para o Italiano;
  • As traduções só poderão ser feitas por Intérprete Comercial ou Tradutor Público no Brasil,   na Itália basta ser um tradutor juramentado;
  • Se tiver algo errado, ou o tradutor não seja juramentado toda a documentação será indeferida;
  • Todos os documentos e traduções deverão ser apostilados.

O que é:

Certidão de Inteiro teor

é um documento mais completo o qual tem maior número de informações em relação a certidão simples. E por esta razão, é necessária para o processo de cidadania. É obrigatório que toda Certidão em Inteiro Teor seja registra em cartório.

Certidão Negativa de Naturalização

é um documento emitido pela autoridade competente do país estrangeiro de emigração, neste caso o Brasil, o qual afirma que o antepassado Italiano, não adquiriu a nacionalidade brasileira.


Tradução juramentada para a cidadania Italiana

cidadania_italiana 10


Somente a tradução juramentada é aceita pelos órgãos públicos de ambos os países. Então, se caso você decidir obter a sua cidadania na Itália é necessário se adequar às regras do mesmo, afim de obter a sua a cidadania italiana.


Lembramos: para aqueles que preferem fazer todo o processo sozinho, sem assessoria contratada, é necessário ter muita cautela ao escolher o tradutor. Se houver erro nas traduções os documentos poderão não ser aceitos.


Apostilar documentos e traduções necessários para solicitar a cidadania Italiana

cidadania italiana apostila de Haia
Credits: Conselho Nacional de Justiça

A partir da Convenção de Haia, surge o apostilamento que veio substituir a antiga legalização dos documentos (a qual era indispensável para o processo requisição da cidadania Italiana pela Itália).


Tanto os documentos originais quanto as traduções juramentadas deverão ser apostilados, sendo estas últimas separadamente dos originais.


De posse de toda a documentação exigida e suas respectivas traduções (dentro dos padrões estabelecidos pelo Consulado Italiano em território brasileiros a respeito da documentação necessária a cidadania).


Se dirigir a um cartório habilitado para fazer o procedimento de apostilamento, localizado em sua cidade. Com relação ao apostilamento, substitui a antiga legalização e a consularização.


Vale ressaltar que não existe um limite na quantidade de documentos a serem apostilados.
Procure aqui um cartório habilitado mais próximo de você
. Para lhe ajudar deixamos um link com todos os cartórios habilitados do Brasil no final desta página.


Como fazer a cidadania Italiana na Itália

cidadania italiana 11

Então! Você chegou na Itália. Os passos de como fazer a cidadania Italiana na Itália, são praticamente os mesmos que se faz no Brasil até o item 4 antes da sua chegada.

  1. Adquirir todos documentos necessários ao processo (no Brasil); rência em conhecer bem o dentista e ter confiança no profissional;
  2. Fazer a tradução juramentada dos documentos (no Brasil);
  3. Fazer o Apostilamento dos documentos e das traduções dos mesmos (no Brasil);
  4. Comprar a passagem e viajar para Itália (no Brasil);
  5. Receber o carimbo no passaporte, ou fazer a declaração de presença na Questura;
  6. Ir no comune com a documentação (Itália);
  7. Fazer a residência na Itália;
  8. Fazer o seu permesso di soggiorno (Itália);
  9. Agora vem a melhor parte:
  10. Receber o reconhecimento da cidadania Italiana na Itália.
  11. Fazer o seu passaporte Europeu


Instruções de como fazer a cidadania italiana na Itália:

1. Chegou a hora de viajar para a Itália

Nesta fase, toda a documentação, traduções e seus apostilamentos já estarão prontos para viajarem para Itália junto com você. 

O processo legalmente demora um pouco, pois os órgãos Italianos necessitam de tempo para avaliar toda a documentação geralmente é até 6 meses. Contudo, em algumas localidades, a depender do fluxo saem mais rápido ou demoram mais.

Ao chegar a Itália será necessário alugar ou comprar uma casa a qual lhe forneça a residência (documento fundamental para o processo). Destaca-se, que não é muito fácil de consegui-la.  Ainda mais difícil para o estrangeiro.

Para ambas opções, são exigidos uma série de documentação e comprovantes de renda, condições necessárias para o aluguel. Muitas imobiliárias não aceitam comprovantes de renda provenientes de outros países podendo até exigir uma salgada caução como garantia.

Para requerer a cidadania Italiana na Itália será necessário se deslocar e residir até seis meses no país. Neste caso, uma asseessoria, quando séria, pode facilitar bastante, pois geralmente muitas já possuem conhecimento das regiões que funcionam melhor, além de terem acordos ou serem proprietários de casas em solo Italiano.

Porém, muito cuidado com alguns dos serviços de assessoria oferecidos por aí. Muitos não são especializados no assunto ou ainda oferecem condições inóspitas de hospedagem, ou seja, visam apenas o lucro máximo em detrimento da pessoa que está precisando da cidadania.

Desconfie das fórmulas mágicas ou serviços rápidos. A Itália é um país que tem as suas regras e as mesmas precisam ser respeitadas.

           


2. Imigração na Itália e a permissão de estadia

A partir de acordos entre às nações Itália e Brasil, todo cidadão brasileiro pode viajar e permanecer no território em todos os países que estão no Acordo de Schengen (um acordo entre os países da União Europeia), por um período não superior a 90 dias com o passaporte brasileiro.  

Se caso o seu processo de cidadania levar mais de 90 dias, é necessário fazer a solicitação da permissão de estadia (denominado permesso di soggiorno) junto a um correio local, para prolongar a data de permanência na Itália. No caso esse permesso di soggiorno é para a espera da cidadania.

É de costume solicitar o permesso di soggiorno a espera da cidadania já logo após dar entrada no pedido da cidadania. Isto porque nunca se sabe ao certo quanto tempo realmente um comune pode passar para deferir a cidadania Italiana ao solicitante.

Aconselho aos requerentes de optar por um voo direto à Itália, de modo a receber o carimbo de imigração no passaporte por parte das autoridades Italianas. Assim se evita de ir  a Questura (sede da polícia) para pedir uma declaração de presença que substitui o carimbo não recebido. Isso deverá ser feito no prazo de até 8 dias da chagada a Itália.

Mais etapas de Como fazer para tirar a cidadania Italiana na Itália abaixo:


3. Fazer a comprovação da residência na Itália

Então, o segundo passo é emitir o equivalente a seu CPF brasileiro. O tal documento chama-se Codice Fiscale e é importante para o prosseguimento do processo.

Para a solicitação do documento basta se dirigir em qualquer posto da Agenzia delle Entrate munido de seu permesso di soggiorno e passaporte brasileiro.           

Após a emissão de seu CPF Italiano, o requerente estará apto a registrar sua residência na Prefeitura (Comune).

Para fazer o registro da residência na anagrafe. Será necessário levar seus documentos pessoais e o comprovante de residência (pode ser o contrato de aluguel) o qual comprova que você é um morador no território Italiano.

Assim, feito o pedido do registro da residência, dentro de um prazo máximo de 45 dias a prefeitura enviará o Vigile (um policial) a sua residência na Itália. Esta visita serve para atestar que realmente se você mora no endereço o qual você informou na hora no pedido.  


4. Finalização do procedimento da cidadania Italiana na Itália

Finalmente, chegou a hora para o reconhecimento da cidadania Italiana. Uma vez comprovada a residência, o próximo passo é você se dirigir ao Comune, munido de  toda a documentação (certidões e etc…). A verdade é que cada Comune possui suas próprias regras. Em algumas cidades pode ser mais fácil ou mais complicado. E, isso interfere também no tempo de espera.

Então, no comune o funcionário receberá os documentos para dar entrada ao pedido da cidadania e fará os procedimentos internos e comunicações com o consulado Italiano no Brasil.

Porque, eles precisam verificar também se algum ascendente seu renunciou a cidadania Italiana. Caso não, perfeito! É só esperar. Geralmente, essas verificações levam em torno de 90 dias.

No entanto, quando você for ao Comune entregar os documentos, lembre-se de solicitar ao funcionário (Ufficiale Dello Stato Civile) uma carta a Questura. Esta carta declara que o seu processo de cidadania está em tramitação. Dessa forma, será possível você fazer o seu Permesso Di Soggiorno In Attesa Della Cittadinanza (ou seja uma permissão de estadia para o cidadão que está esperando a cidania sair).

O permesso di soggiorno deverá ser solicitado através dos correios (Poste Itáliane). Veja o artigo o qual explica como fazê-lo no final deste artigo.


5. Finalmente cidadão Italiano

Então, passado o tempo de verificação a partir da Comune, você será chamado para preencher o pedido de reconhecimento da cidadania Italiana (Domanda di Riconoscimento della Cittadinanza). A partir da assinatura deste documento o Comune fará a transcrição da sua certidão de nascimento. E finalmente você passará a ser cidadão Italiano.

Depois dessa etapa agora é só fazer a identidade Italiana e o seu passaporte Italiano. E aproveitar todas as vantagens de ter dupla cidadania.

Apesar de cada Comune ter o seu modelo colocamos aqui o que seria o padrão Baixe aqui o modelo de documento para reconhecimento da cidadania Italiana (Domanda di Riconoscimento della Cittadinanza)


Qual melhor comune para cidadania italiana e como escolher?

cidadania italiana, escolhendo o comune

O mais importante é saber que nada na Itália é padrão. Por mais que existam regras cada Comune possui autonomia para proceder como quiser e for mais viável para eles.

Então, saber escolher um Comune na Itália é fator fundamental para ter sucesso em seu processo, ganhar tempo, evitar aborrecimentos e perdas de dinheiro.

Por isso, melhor é evitar os Comunes com grande volumes de trabalho, na Itália é diferente do Brasil, funcionário custa caro e tanto em órgãos públicos ou no setor privado como lojas e etc… é normal encontrar pouquíssimos profissionais trabalhando.

A minha dica é sempre antes de escolher o Comune, fazer pesquisa e uma pequena seleção de nomes e entrar em contato com cada Comune, se possível ir pessoalmente para ver o funcionamento do mesmo.


Dúvidas mais frequentes sobre o processo de cidadania Italiana

Dúvidas sobre a cidadania italiana
  • Qual é a diferença entre a certidão simples e aquela certidão de inteiro teor?

A certidão de nascimento simples – é aquele documento que é dado quando os seus pais registram o seu nascimento em cartório.  Salientamos que, nesta certidão, informa filiação, nome completo, avós paternos e maternos, declaração que você nasceu com vida e a data de nascimento. Ainda informa o nome do seu irmão gêmeo se for o caso.

A certidão de nascimento inteiro teor – é o documento completo com todos os dados conforme está escrito no livro de registro oficial presente no cartório onde você foi registrado.

  • O que é a CNN?

Certidão Negativa de naturalização – é o documento que atesta se o estrangeiro optou por ser não ser naturalizado brasileiro. No casos dos seus antepassados Italianos não tendo solicitado a naturalização no Brasil significa que mantiveram a cidadania Italiana, isto é, eles transmiti-la a você.

  • Como reunir todos os documentos?

É você o responsável por pesquisar e reunir os documentos dos seus antepassados. É necessário todas as certidões dos seus ascendentes, ou seja, do parente Italiano até chegar a você. Para mais detalhes deixo o artigo a lista dos documentos no final deste artigo.

  • Onde e como conseguir as certidões na Itália?

As certidões na Itália são conseguidas através de pesquisa. Você precisará descobrir onde o seu parente Italiano nasceu, casou etc… Uma vez descoberta a cidade é identificar onde conseguir a certidão do mesmo. Pode ser em igrejas ou no próprio Comune.



Quanto tempo leva para receber a cidadania Italiana?

cidadania italiana tempo do processo

depende de onde você vai solicitá-la. No que tange, as leis se for uma cidadania por via administrativa tirada diretamente na Itália, pode levar de três a 6 meses.

Isso se, o Comune escolhido, não houver uma alta demanda, pois se muitos procurarem o mesmo Comune pode levar até mais de 1 ano de espera.

Já no Brasil tudo depende do consulado Italiano. Existe uma fila de espera, você pode esperar entre 6 a 12 anos para ser convocado. Quando lhe chamarem você fará o requerimento oficial e aí serão respeitados o prazo de 730 dias determinados por lei. Decreto Nº 33 de 17/01/2014.

  • Uma vez que tenho a cidadania Italiana já saio com o passaporte na mão?

Não. Assim como no Brasil todo cidadão Italiano necessita requerer o passaporte Italiano uma vez que o mesmo já obteve a cidadania. O passaporte Italiano você pode fazer posteriormente sem estresse.

  • Eu quero fazer a minha cidadania Italiana na Itália, mas não tenho tempo.

Infelizmente, a solução é fazer no Brasil mesmo. O processo de cidadania Italiana é direito acobertado pela lei. Porém, existe o seu tempo e suas regras.

Convém ressaltar, que tirar cidadania em 30 dias, na maioria dos casos, não existe e é ilegal. Pois o oficial tem até 45 dias para confirmar a sua residência. 

  • A pasta da família, posso aproveitar?

Tanto o Consulado Italiano quanto o Comune aceitam a pasta da família. Neste caso o melhor é dar entrada todos os membros da família juntos, se não for possível é necessário verificar antes no órgão oficial antes de dar a entrada para que eles localizem a pasta e deem o aval.

Muitas vezes, quando a pasta familiar é antiga, é difícil localizá-la. Fator que, torna inviável o seu aproveitamento por outros membros da família.



Check-list antes de dar início ao processo de cidadania.

É sabido que há restrições que podem impedir a obtenção da cidadania italiana, veja:

Verificar onde o seu parente Italiano nasceu.

Por que é importante verificar o local do nascimento de seu parente Italiano? O fato é que antigamente, algumas regiões não eram Italianas. Por exemplo o Império Austro-húngaro o qual Trento até 1919 fez parte por muitos anos. Por isso, são considerados Italianos apenas os imigrantes que deixaram a Itália após julho de 1920. Portanto,
todos aqueles que possuem parentela com algum imigrante Italiano que saiu de Trento antes do mês e ano mencionados acima não conseguirão obter a cidadania Italiana.


Observe se o seu parente é realmente Italiano

Lembre-se que a Itália foi unificada apenas em 1861. Dessa forma, o imigrante para poder transmitir a cidadania Italiana aos seus descendentes necessita ter vivido no país já unificado. Por isso, você só conseguirá obter a cidadania se o seu parente Italiano que imigrou, caso o mesmo seja proveniente da região,  apenas se ele tiver falecido após outubro de 1866. Portanto, o originário das outras regiões conseguirá lhe transmitir a cidadania se o mesmo tiver vindo a óbito após março de 1891.

Veja se o nome do seu parente é o mesmo em todas as certidões.

Antigamente, no caso de imigrantes que chegavam no Brasil, tinham seus nomes abrasileirados. Por isso, é comum casos de pessoas que possuem variações de nomes do mesmo parente nas certidões. Assim, não pode solicitar a cidadania Italiana quando isso acontece. No entanto, a solução é fazer a retificação dos nomes através de um advogado. Após a retificação feita, é só ajuntar aos outros documentos e apostilá-los e traduzi-los antes de dar entrada no processo.


Ver se o seu parente Italiano não foi naturalizado brasileiro.

Antigamente, o imigrante Italiano que se naturalizasse no país o qual imigrou, tinha que renunciar a sua própria cidadania Italiana, e assim não pode repassá-la aos seus descendendes nascidos após a naturalização.



Cidadania Italiana por via materna, fique atento.

cidadania italiana por via materna

São descendendes de Italianos por via materna todos aqueles o qual o parente Italiano tenha sido uma mulher.

Contudo,  fica a pergunta: será que todos têm o direito a cidadania Italiana?

Uma ótima pergunta que vou te responder agora. É possível solicitar a cidadania por via materna a partir de Italianas nascidas antes de 1948 apenas por via judicial, ou seja ao Tribunal Civil na Itália.

Sim tudo isso porque antes dessa data às Italianas imigrantes não tinham o direito de transmitir a cidadania Italiana aos seus descendentes. E assim, era um absurdo, mas os filhos dessas mulheres recebiam somente a nacionalidade do pai ou do local onde nasciam.

A Constituíção Italiana somente em 1948 acordou que este era um ato discriminatório, e por isso deu o direito das mulheres transmitir a cidadania aos descendentes.

dania italiana por via materna

Deu para você entender? Basicamente se a sua parente for mulher, você pode solicitar a sua cidadania por via administrativa (consulado Italiano no Brasil ou Comune na Itália) apenas se ela nasceu após 1948. Se a mesma nasceu antes, você pode recorrer apenas por via judicial.

Em outras palavras, se a sua parente for uma Italiana, você tem direito a cidadania, mas só precisa ter atenção aos detalhes e descobrir a data de nascimento da mesma afim de escolher o modo mais adequado para solicitar a sua cidadania Italiana.


Quanto dura o processo da cidadania Italiana feito na Itália?

O tempo total para tirar a cidadania Italiana na Itália é sem dúvidas, mais rápido do que o prazo pelo Brasil. Porque pela Itália, o processo legalmente pode chegar a seis meses, no mínimo, como explicado anteriormente. Nos “Comunes” onde há maior número de solicitações pode demorar mais de doze meses.

Destacamos que, o processo, em solo Italiano, é aconselhável tanto para as cidadanias por via materna e paterna. No entanto, os demais processos de cidadania possuem regras diferentes, portanto, em alguns deles o tempo de espera é o mesmo tanto na Itália quanto no Brasil.

Aconselho que em caso de dúvidas que você verifique-o antecipadamente.


Custo para tirar a cidadania Italiana na Itália ou no Brasil?

cidadania italiana quanto custa

O valor total para tirar a cidadania Italiana  no Brasil, os custos com solicitação de certidões e traduções juramentadas fica em torno de R$ 1600,00 o valor não inclui os custos com a retificação de certidões caso necessário e o apostilamento. Claro que este é um valor base, a depender do caso o valor pode variar.

Os custos totais podem variar entre R$ 3.000,00 e R$ 5,000,00 para fazer o procedimento no Brasil. E, o preço do apostilamento varia de estado para estado a faixa de preço fica entre: 22,50 a 97,73.

Já os custos de fazer a cidadania na Itália é relacionado a uma série de fatores. Cada caso é diferente do outro, e muitas vezes, um mais difícil do que o outro. A maior parte do investimento será  feito na Itália, onde a pessoa a qual requerer deverá morar e manter-se por todo ou parte do processo. Além de pagar as taxas Italianas correspondentes às práticas do processo.

É necessário, ainda, levar em conta também os custos da passagem aérea. Bem, você pode conciliar o processo na Itália juntamente com as suas férias. Na maioria dos casos, a média fica em torno de R$ 20,000- R$30,000 reais nos casos de cidadania por via administrativa. Claro, que esses valores não são uma regra, tudo depende do seu caso.


Fazer o processo de cidadania Italiana sozinho ou com assessoria?

É preciso muita cautela para quem deseja fazer o processo sozinho. Pois sendo a Itália um dos países mais burocráticos do mundo qualquer erro poderá invalidar o processo e o “barato pode sair caro”.

Além de que, uma pessoa que não tem know-how no assunto pode se perder nas diversas fases do processo as quais podem gerar perda de tempo e de dinheiro, além de um estresse sem igual.

Claro que não é impossível fazê-la sozinho, mas se tratando da Itália pode ser um processo árduo. É preciso ter muita paciência…

Para quem não tem assessoria contratada ou não deseja contratar. Recomendo pelo menos fazer a contratação de um consultor o qual possa lhe ajudar com todas orientações. Assim, você economiza e evita erros e pausas invalidáveis do processo, isso
para quem deseja fazer o processo todo sozinho
.

Veja o artigo a burocracia Italiana no final desta página.


Os benefícios de possuir a dupla cidadania Italiana

Os benefícios para quem possui passaporte europeu são inúmeros veja alguns:

  1. Ganhar tempo nas viagens, evitando burocracias como vistos e entrevistas;
  2. Viajar para o Estados Unidos sem precisar de visto;
  3. Morar na Itália e gozar dos direitos de cidadão;
  4. Viver na Europa no território de países que fazem parte da união europeia;
  5. Usufruir de gratuidades ou descontos nas taxas universitárias;
  6. Se beneficiar de bolsas de estudo quando as mesmas são disponibilizadas.

Dentre outras vantagens… Portanto, o mercado de trabalho hoje é globalizado e haver dupla nacionalidade facilita bastante as transferências e recolocação. O retorno do investimento com a aquisição da cidadania é muito rápido.


Mas e o passaporte Italiano?

passaporte italiano

É gente, esse tópico falarei com profundidade em um artigo separadamente apenas sobre o passaporte Italiano. Do contrário essa página poderá ficar gigante.

Aqui porém farei algumas observações importantes:

  1. Vale lembrar que o passaporte Italiano é a última fase da cidadania Italiana; Uma vez que você tem a cidadania Italiana terá que votar e ajudar a Itália a escolher os governantes, por isso é importante sempre acompanhar os fatos do país e fazer o seu dever de cidadão;  
  2. O passaporte Italiano é não tem algum problema se você não o fizer de imediato. Uma vez que você adquiriu a cidadania ninguém pode tirar esse direito de você;
  3. É possível sim por exemplo, tirar a cidadania na Itália e fazer o passaporte Italiano no consulado ou embaixada da Itália quando a pessoa retornar ao Brasil;
  4. Ercília, muitas pessoas já moram na Europa e aí? Não tem problema, os descendentes que fizerem o pedido da cidadania na Itália, podem ir viver em outro país europeu e requerer o passaporte Italiano no Consulado da Itália presente na nação o qual o cidadão estabelecer residência;
  5. Lembrando que para requerer o passaporte Italiano é necessário pagar uma taxa, assim como é com o passaporte brasileiro;
  6. O passaporte Italiano tem validade de 10 anos;
  7. A fotografia para requerer o passaporte precisa ter um tamanho de 3,5 x 4,5 cm  e necessita ainda ter o fundo branco, ótima iluminação, e pessoa não pode está utilizando acessórios por exemplo óculos, boné etc…

Então, agora você já sabe tudo sobre como tirar a cidadania Italiana seja no Brasil que na Itália. A escolha é sua de onde fazê-la para ter o seu passaporte europeu. Caso não seja urgente, no Brasil sem dúvidas é bem mais econômico. Mas para muitos morar na Itália ainda é um grande sonho e porque não aproveitar a deixa.

Lembre-se:

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.


Eleanor Roosevelt

Dica Bônus:

Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.


Veja também:

Cidadania Italiana quem tem direito?

Como fazer a árvore Genealógica italiana

Documentos necessários para fazer a cidadania Italiana

Como tirar o permesso di soggiorno na Itália?

Todos os detalhes sobre como requerer a sua cidadania italiana no Brasil?

Cartórios habilitados a fazer o apostilamento da sua documentação

Conheça a burocracia Italiana

Nota:


Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor nos enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com