Você quer aprender italiano? Muitas pessoas no mundo se fazem essa pergunta. Por isso, nós resolvemos fazer este guia definitivo para ajudar você que tem o interesse no idioma ou ainda deseja morar na Itália, mas não sabem nada da língua italiana.
Separamos algumas dicas de ouro, e até preparamos alguns exercícios para que você possa ir se familiarizando, e quem sabe, finalmente, vir viver na Itália. Uma boa leitura a todos!
Índice geral para você
- Como aprender italiano?
- Um pouco da história da língua:
- Dica para aprender Italiano
- Dicas para aprender italiano no dia a dia
- Alguns comprimentos formais da língua italiana
- Quero aprender italiano mas a grana tá curta, como posso fazer?
- Algumas dicas para aprender italiano rapidamente
- 1. Assistir Trailers de filmes em italiano
- 2. Escute Músicas italianas
- Ouvir para aprender a falar italiano
- Método para aprender italiano com música:
- Outras dicas de outro para aprender italiano rapidamente
- 1. Quando começar a conversar tenha calma
- 2. Presta muita atenção aos fonemas e acentuação.
- 3. Não confunda o condicional e o subjuntivo
- 4. Atenção as palavras com duas letras iguais “Le doppie”
- 5. Entenda bem os plurais.
- 6. Estude os Adjetivos
- 7. Tenha contato com a língua o máximo que você puder
- 8. Deixa o povo falar…
- 9. Faça amizades “italianas”
- 10. Tudo o que você fizer faça em italiano.
- 11. Se puder, viaje para a Itália
- 12. Tenha fome pela gramática italiana
- Como aprender o idioma italiano gratuitamente?
- Dica Bônus:
- Nota:
Como aprender italiano?
O uso de tecnologias como mídias digitais e da internet nos levam a uma abordagem do mundo à nossa volta baseada na velocidade e no imediatismo: posso comprar quase tudo online, para qualquer tipo de informação que eu conecto à internet a qualquer momento, desde que eu também consiga fazer tudo isso sem que seja necessário deixar as atividades do cotidiano de lado.
Certamente, você poderá comprar um curso de itlaiano online, mas nenhum idioma se aprende sem dedicação.
Para aprender italiano, como em outros idiomas, existem maneiras mais ou menos rápidas.
Assim, umas mais e outras menos eficientes. Mas se o objetivo é ir morar na Itália, consideramos que tudo é válido.
Conversei com professores que ensinaram italiano por muitos anos, e também cuidaram da formação de professores de italiano para estrangeiros, e obviamente nossa principal questão era como aprender o idioma italiano de maneira rápida e eficaz. Por, separamos alguns fatores que eles consideram necessários para a compreensão da língua:
- Autoeducação;
- A quantidade de horas de contato com o idioma que você quer aprender
- O método de ensino
- Língua materna e sua atitude pessoal
- Quantas outras línguas o aluno fala, além da língua materna
- O nível de motivação
Todos esses fatores são importantes, mas certamente dois quesitos a considerar é:
- Quanto mais contato a pessoa tiver com o idioma italiano mais rápido o aprenderá.
- Do mesmo modo, quanto mais contato você tiver com os nativos, mais rapidamente dominará a língua.
Para aprender o idioma italiano, o primeiro passo importante é ouvir e tentar conversar. Desta forma, já podemos começar a nos comunicar com os italianos, e quem sabe, pensar em morar na Itália.
Para chegar a um nível mais elevado de conhecimento e aprender a falar e escrever italiano de modo mais eficiente, será necessário ler, estudar gramática italiana e aprender a escrever textos em italiano.
“Não há nada que não seja facilitado pela constância, familiaridade e treinamento. Através do treinamento, podemos mudar; podemos nos transformar .”
Dalai Lama
Um pouco da história da língua:
Aprender italiano pode ser fantástico, pois é uma língua românica falada por 60 milhões de pessoas na Itália e em outras áreas do mundo. Existem muitos dialetos regionais na Itália, mas dizem que a versão toscana da língua italiana é a mais falada.
Hoje, o italiano contemporâneo tem pouco a ver com o italiano florentino utilizado por Dante Alighieri e seus contemporâneos. Assim como o português, o italiano sofreu muitas mudanças ao longo do tempo.
De acordo com o ISAT (Instituto Nazional di Statistica), entre 1987 e 2000, as pessoas que usavam apenas o dialeto regional para se comunicar em casa passaram de 32% para 19,1%.
Muito dessa perda também se deve ao fato de que durante o fascismo italiano, o governo fascista de Mussolini impôs o ensino obrigatório da língua italiana em todo o país.
Todos os outros dialetos foram perseguidos a mando de Mussolini. A intenção dele era a erradicação total desses outros dialetos tradicionais. Por sorte, muitos deles sobreviveram. E hoje, graças as universidades, mesmo com o seu desaparecimento cívico, esses outros dialetos resistem apenas na memória dos registros.
Dica para aprender Italiano
Uma pequena introdução ao alfabeto e alguns exercícios:
Agora, separamos alguns exercícios que podem ser aplicados a qualquer hora e por qualquer um que tenha vontade de viver na Itália e ou aprender o idioma do país.
São só alguns comprimentos formais da língua italiana, além de uma breve apresentação ao alfabeto italiano. Também elaboramos algumas dicas para que você possa ir se familiarizando com a língua durante o seu cotidiano.
Por isso, para aprender a falar italiano, como dissemos anteriormente, o melhor é que comece com o alfabeto e a gramática básica para ir se familiarizando, tente obter instruções de calibre profissional e mergulhe na língua, se seu objetivo é aprender de verdade mesmo indo morar na Itália ou não.
A maioria das letras no alfabeto italiano é compartilhada com o alfabeto inglês, mas a pronúncia é diferente. As letras:
Estão presentes em palavras estrangeiras: j (i lunga), k (cappa), w (vi / vu doppia) x (ics) e y (i greca) não fazem parte do alfabeto italiano.
Pratique com a pronúncia do alfabeto em italiano antes de começar a pronunciar palavras inteiras:
- A = A
- B = Bi
- C = Ci
- D = Di
- E = E
- F = Effe
- G = Gi
- H = Acca
- I = I
- L = Elle
- M – Emme
- N = Enne
- O = O
- P = Pi
- Q = Cu
- R = Erre
- S = Esse
- T = Ti
- U = U
- V = Vi/Vu
- Z = Zeta
Dicas para aprender italiano no dia a dia
Pratique com frases essenciais. Dessa maneira, aprender italiano por meio de algumas frases básicas ajudará você a se locomover pelo país, supondo claro, que você deseje morar na Itália, ou mesmo visitá-la através de uma viagem turística.
Exemplos de Frases:
Come ti chiami? – Como você se chama
Io mi chiamo Jorge – Eu me chamo Jorge
Da dove sei? – De onde você é?
Ho fame – estou com fome
Ho sete – estou com sede
Mi sento molto bene –estou me sentindo muito bem
È stato un piacere conoscerti – foi um prazer te conhecer
Alguns comprimentos formais da língua italiana
Por exemplo, comece a ter um pouco de familiaridade com essas frases abaixo. Porque lhe dará uma vantagem se você decidir começar a ter aulas de italiano ou ir de vez viver na Itália. Tente praticar pronunciando estas frases com um sotaque italiano:
- Buongiorno (” bom dia”)
- Ciao (“Oi / olá / tchau”)
- Arrivederci (“adeus”)
- Per favore / Per piacere (“por favor”)
- Come sta? / Come stai? (“Como você está?”)
- Sto bene. (“eu estou bem /bem.”)
- Scusi/ Scusa (“desculpe-me”)
- Grazie (“obrigado”)
Por isso, familiarize-se com gramática e vocabulário. Compre um dicionário Italiano – Português e uma gramática para ajudar você a começar a entender como a línguagem é construída. Eu particularmente gosto muito do dicionário que vou deixar o link no final do artigo para você.
Deste modo, a partir da memorização de algumas palavras básicas do vocabulário você já vai aprender italiano no seu cotidiano. Mas, o importante é que você pratique-as dizendo-as em voz alta e fazendo exercícios de gramática até que seja possível construir frases simples.
Quero aprender italiano mas a grana tá curta, como posso fazer?
Se você não tem meios econômicos para fazer uma viagem à Itália, uma dica para aprender italiano é ouvir todos os dias. E você pode fazer isso, talvez enquanto vai trabalhar, ou um simples deslocamento cotidiano pela cidade, uma música em italiano.
Além disso, outra coisa útil é assistir a filmes em italiano, talvez com legendas em sua língua no primeiro momento.
Dessa forma, para você aprender italiano, o importante é que tanto a música quanto o filme sejam do seu agrado, afinal, ninguém merece fazer coisas que não se tem prazer, e se tratando de outro idioma, poderá ser inevitavelmente maçante, é bom que seja prazeroso.
Normalmente, as pessoas desenvolvem primeiro o ato de compreender uma língua antes de falá-la, então por isso escutar atentamente é muito importante.
Por isso escute músicas que goste e faça a tradução da mesma, assim você vai aprendendo novas palavras.
Aproveite se inscreve para receber mais dicas de italiano. É simples é só clicar abaixo:
Quero receber mais dicas de italiano Ercilia colocar o formulário para eles se inscreverem
Algumas dicas para aprender italiano rapidamente
São várias às formas de melhorar o aprendizado do idioma italiano. Eu vou te dar às mesmas dicas que me ajudaram no início e que às considero infalíveis.
1. Assistir Trailers de filmes em italiano
Primeiramente, saiba que o tipo de material não vai tomar muito do seu tempo, geralmente os conteúdos não levam mais de três minutos de duração.
A dica é assistir a primeira vez e depois assistir por pelo menos 6 vezes, porém com concentração. E não precisa ser no mesmo dia. Logicamente, as primeiras vezes pode parecer incompreensível, mas depois os significados começam a ficar naturais. Não desista, gradualmente você vai ver que estará aprendendo.
A partir da terceira vez que for ouvir comece a pausar e a repetir às frases tentando imitar a pronuncia dos falantes.
Atenção! sempre ao final das frasesescritas em italiano, quando termina com “e” ou com “i” não existe ambiguidade na fala como acontece em nosso português. Tudo é falado como se lê.
2. Escute Músicas italianas
Se você mora no Brasil ou na Itália não importa. A música é bem democrática e é uma coisa barata que todos têm acesso.
Para quem quer aprender italiano ouvir música é um exercício eficaz e prazeroso. O importante é você escolher um estilo que você goste. Existem muitos artistas italianos conhecidos também no Brasil, Laura Pausini e Eros Ramazzotti são exemplos.
Para começar a dica é escolher músicas curtas. Você escuta 3 vezes, depois mais 3 vezes escutando e lendo ao mesmo tempo. Daí então escuta mais 3 vezes, lendo e cantando ao mesmo tempo.
E o melhor é fazer isso são em momentos “mortos”, isto é quando estiver no ônibus, em uma viagem de avião, no metrô ou trem. E no caso de só ouvir a música quando estiver dirigindo ( não leiam por favor nesse momento).
Neste exercício, o segredo é entender mais, assim você ganhará diferentes vocabulários e formas de pronunciação.
Você sabia que vários dos nossos cantores brasileiros gravaram em italiano? Roberto Carlos é muito amado pela geração mais antiga da Itália, aquela dos nossos pais.
É importante exercitar nossos órgãos auditivos. Assim reconheceremos sons italianos e ao mesmo tempo, preencheremos os circuitos cerebrais com esses sons.
“Lembre-se de praticar com prazer, pois estudar não é sofrer.”
Ouvir para aprender a falar italiano
Ouvir é indispensável quando quisermos falar italiano. E é assim com qualquer idioma.
Você pode procurar na internet, existe vários sites de música famosos que já vem com o vídeo dos cantores e também às letras das músicas com respectivas traduções para o português. Se você está lendo este artigo, tenho certeza que serás capaz de encontrá-los.
As músicas melhores para você se exercitar são mesmo aquelas populares. A linguagem de estrada atualizada realmente não tem preço. Aprender o que está na moda e gírias vão fazer você ter um italiano muito moderno.
Os cantores italianos do tipo Pop por exemplo, estão sempre em voga.
Não vou aqui propor alguma lista de músicas e cantores, pois tudo é uma questão de gosto. Então, sinta-se livre para explorar e escolher às músicas italianas que você mais gostar e pratique com afinco.
Método para aprender italiano com música:
Escolha a sua música ( você pode fazer isso através de aplicativos do celular, Youtube ou sites na internet)
- Escolha um lugar tranquilo você precisa se sentir a vontade, eu sei às vezes dá vergonha de cantar na frente dos outros;
- Escute a música 3 vezes atentamente;
- Leia e escute a música por mais 3 vezes;
- Escute e cante a música por mais três vezes;
- Escreva a música a mão em um caderno;
- Marque às palavras as quais você não conhece;
- Veja no dicionário essas palavras.
Gostou? Esse método funciona, eu fiz muito.Tenho certeza que você vai se divertir e aprender a falar italiano rapidinho.
Outras dicas de outro para aprender italiano rapidamente
1. Quando começar a conversar tenha calma
Eu já passei por isso. A vontade de aprender é tão grande que a gente já acha que sabe e tenta falar no mesmo ritmo que falamos em português. Porém é impossível.
Mas, se você está aprendendo vai levar um tempo para conseguir falar rapidamente e sem medo. Logo, tenha paciência com você mesmo.
“La calma è la virtù di chi parla bene l’italiano”
A “calma é uma virtude de quem fala bem italiano!” Por isso, calma e vá em frente em seus estudos.
2. Presta muita atenção aos fonemas e acentuação.
Em italiano a mesma palavra pode dizer coisas diferentes como por exemplo:
- Chiése ( verbo)
- Chièse (igrejas).
3. Não confunda o condicional e o subjuntivo
Este são dois tempos verbais que se diferem entre sí. Muitas vezes, até mesmo os italianos nativos se confundem. Mas, se você quer falar bem italiano, o ideal é ter atenção e não confundir esses dois tempos.
Vejamos dois exemplos:
- Non credo che sarei all’altezza (congiuntivo).
- Lo so che tu saresti all’altezza (condizionale).
4. Atenção as palavras com duas letras iguais “Le doppie”
As famosinhas “Doppie” em italiano são bem chatinhas de identificar, mas se você errar pode mudar o sentido da palavra completamente e as vezes até fazer você passar por situações constrangedoras. Um exemplo seria:
- Pene ( órgão reprodutor masculino)
- Penne (um tipo de pasta ou macarrão).
Portanto, não passe vergonha, por isso o meu conselho é preste atenção desde o início na pronuncia das “Doppie”.
5. Entenda bem os plurais.
A língua italiana nos obriga a ter atenção especial para plurais. É muito diferente da nossa língua portuguesa e daquela inglesa, pois os plurais não tem o S no final. Isso se aplica tanto aos adjetivos quanto aos nomes comuns. Portanto, para falar bem o idioma italiano, não deve cometer erros singulares ou plurais. Acima de tudo, fique atento também às exceções.
Exemplos de plurais em italiano:
- Città/città
- Caffè/caffè *
- Video/ video *
- Mare/mari
- Cane/cani
- Analisi/analisi
- Rinvio/rinvii
- Zio/zii
- Omicidio/omicidi
- Bacio/baci
- Uomo/uomini,
- Uovo/uova,
- Dio/dèi,
- Paio/paia,
- Braccio/braccia,
- Migliaio/migliaia
6. Estude os Adjetivos
Quem já está há um alto nível de aprendizado da língua vai querer ampliar o vocabulário, a minha recomendação é estude os adjetivos.
Em italiano os adjetivos são muito utilizados para embelezar as frases. Não é Bellissimo!
7. Tenha contato com a língua o máximo que você puder
Sempre que puder falar e conversar com alguém em italiano mande ver.
Conheço pessoas que são poliglotas antes mesmo de viajar para exterior. E essa, é uma das estratégias deles para alcançar o objetivo do aprendizado em uma língua.
8. Deixa o povo falar…
Ainda no Brasil, eu tentei criar uma atmosfera “Made-in-Italy” e fiz uma imersão na cultura. E deu certo! A Itália fazia parte totalmente da minha vida, na rua eu já era conhecida como a “Italiana”.
Algumas vezes, já peguei algumas pessoas que não entendiam muito os meus objetivos fuxicando ou rindo de mim pelas costas, nunca liguei. E muitas delas fui taxada como doida, mas eu sabia exatamente o que estava fazendo. No entanto, essas pessoas que me colocaram rótulos estão lá e eu estou aqui na Itália.
Por isso, o meu conselho para você que quer aprender italiano, estabeleça suas estratégias e os seus objetivos e não escute as pessoas que te criticarão.
9. Faça amizades “italianas”
Procure fazer amizades com pessoas que possuem os mesmos objetivos que você. Nessa hora vale tudo, italianos, descendentes de italianos, idosos, não importa se elas tem a ver com você ou não. O importante é entrar na cultura italiana.
Quando eu estava estudando, eu conheci muitos italianos e ítalo-brasileiros. Além de outras pessoas ligadas a Itália seja por motivos pessoais ou profissionais.
E aprendi muito com todas elas. Além de participar de festas e eventos sociais ligados a Itália.
10. Tudo o que você fizer faça em italiano.
Falo aqui das ações do dia a dia. Se for assistir um filme, coloca o áudio e legenda (quando você já entender) em italiano. Música, escuta aquelas italianas, ler um livro etc… em italiano.
De certo, um bom exercício é marcar os objetos de sua casa com os devidos nomes em italiano e pronunciá-los em voz alta quando você passar por eles durante o seu cotidiano.
Inclusive, quando eu estava aprendendo o idioma, passei a me comunicar com o meu cachorro em italiano também, rsrsrs 😂 😂
Eu sei…é engraçado, ele demorou uns 15 dias para interagir mas depois foi rapidinho. Meu amor… 🥰
11. Se puder, viaje para a Itália
Definitivamente, é uma das melhores estratégias. E antes de me mudar para a Itália, eu fiz vários intercâmbios no país. E, eu sei que não é muito econômico, mas com objetivos a gente junta cada centavo, se organiza direitinho e vai.
Desse modo, eu me organizava todos os anos para passar pelo menos 15 dias estudando na Itália fazendo um curso intensivo.
Por isso, mesmo que seja apenas duas semanas, pode acreditar que já dá uma visão melhor da língua e te faz aprender bastante.
Assim, você terá oportunidade de falar italiano todo tempo. E ao voltar para o Brasil, estará com um plus, pois além da língua você aprendeu um pouco da cultura do país.
Portanto, essa é uma viagem que faz o seu vocabulário aumentar consideravelmente.
12. Tenha fome pela gramática italiana
Sem dúvida, eu tinha pressa quando comecei a aprender italiano. E, odiava não entender tudo, assim como, não saber me comunicar da mesma forma a qual me comunicava em português. Mas fiz nos primeiros 3 meses estudei gramática intensivamente. Isso me adiantou muito.
Lembre-se! a gramática italiana é cheia de exceções, regras, elementos repetitivos. Por isso, se você quer aprender italiano de verdade, não ignore sua gramática.
Portanto, fique sempre atento as diferenças e às várias “nuances” da língua italiana. Pode acreditar que o seu italiano vai melhorar bastante se você der um pouco de atenção a gramática.
Como aprender o idioma italiano gratuitamente?
Convém ressaltar, também, que muitas pessoas também perguntam se há alguma forma de aprender italiano gratuitamente.
Justamente, para tentar responder a esta pergunta, posso dizer que aprender uma língua completamente grátis é um pouco difícil. No entanto, existem muitas opções baratas ou gratuitas que podem dar um suporte ao seu aprendizado.
Deve-se pontuar, principalmente, que é importante falar com os italianos de qualquer forma para provar a si mesmo que você realmente aprendeu uma língua.
Logo, uma pessoa sabe que aprendeu o idioma italiano quando entende e responde um nativo, efetuando uma ou conversa com ele.
Em todo caso, no entanto, é possível manter contato com o idioma e aprender algo, por exemplo, com aulas de italiano online.
Muitos cursos estão disponíveis na internet, algumas faculdades que recebem estudantes italianos tambem podem ser uma boa opção, já que eles tambem vão estar a procura de um sustento.
Pesquise por outros recursos adicionais para ajudá-lo a praticar gramática e vocabulário. A internet é sempre uma ótima opção, porém é sempre bom ter cuidado, lembre-se de verificar se o site é confiável, se a pronúncia é correta, recorra sempre ao tradutor, mas o mais confiável é e sempre será o velho dicionário.
Se você é mais um que sonha em viver na Itália, espero que esse artigo possa ter te ajudado na busca por esse objetivo. Estamos sempre produzindo conteúdos para ajudar nossos conterrâneos aqui na terra da bota.
No entanto, se você quiser aprender italiano por outros motivos, continue ligado aqui nosso site. Pois, trarei muitas dicas de italiano para você sempre com algo novo.
Dica Bônus:
Aqui no portal você vai encontrar tudo sobre a Itália, então com certeza você terá uma base do que acontece por lá antes de imigrar. Estude bem as possibilidades pegue todas as dicas: inscreva-se em nosso canal no youtube e pegue todas as dicas.
Nota:
Este site é direcionado para Comunidade Brasileira na Itália assim como a todos os falantes de língua portuguêsa, para aqueles que vivem ou estão em viagem ao país. A sua contribuição é muito importante para todos nós. Se você quiser colaborar com a melhoria deste artigo atualizando ou complementando às informações por favor enviar um e-mail com título e link do artigo junto com suas observações para editorial@vivernaitalia.com